O Hospital Federal Cardoso Fontes, localizado em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, inaugurou nesta terça-feira (30) uma nova enfermaria em sua Unidade de Pacientes Internos (UPI). A entrega, oficializada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, representa um avanço direto para o cidadão carioca, que passa a contar com uma capacidade ampliada de 90 internações mensais adicionais, abrangendo especialidades clínicas e cirúrgicas.

A nova ala, equipada com 21 leitos, foi modernizada para elevar o padrão de conforto e segurança dos pacientes, além de oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. O setor agora dispõe de estrutura completa, incluindo salas de repouso, áreas para reuniões médicas, posto de enfermagem e suporte administrativo.

Em média, serão 100 internações por mês para doenças de alta complexidade, como os pacientes oncológicos, que terão mais conforto e segurança durante o tratamento”, diz o secretário municipal de Saúde, Ricardo Prado.

Ele explicou que o espaço das novas enfermarias antes abrigava a cozinha do hospital, o que tirava o conforto dos pacientes, e não tinha nem climatização. A cozinha foi removida para outro local e o ambiente foi todo readequado e climatizado, permitindo a abertura do novo setor.

Desde que a gestão da unidade foi descentralizada para a Prefeitura do Rio, em dezembro de 2024, o Cardoso Fontes tem registrado indicadores crescentes de produtividade. Entre janeiro e maio de 2026, a unidade realizou mais de 216 mil procedimentos ambulatoriais, 91 mil exames, 3.360 internações e 1.670 cirurgias. A eficiência da gestão também se reflete na taxa de ocupação dos leitos, que saltou de 63% em 2024 para 98% em 2025.

Leia mais

Enfermaria do Hospital Cardoso Fontes (RJ) ganha mais 21 vagas
Hospital do Fundão (RJ) inaugura nova era de UTIs inteligentes no SUS
Hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes reabrem suas emergências

Resultados do programa Agora Tem Especialistas

Ministro Alexandre Padilha com parte da equipe do Hospital Cardoso Fontes (Fotos: João Risi/MS)

A nova expansão no Cardoso Fontes é parte integrante do programa Agora Tem Especialistas, iniciativa central na estratégia de recuperação da rede federal de saúde do Rio de Janeiro. O programa tem como foco a reestruturação de unidades que enfrentaram anos de sucateamento, buscando ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias, além de reduzir drasticamente o tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nosso compromisso é fazer com que todos os hospitais e institutos federais funcionem plenamente. Estamos entregando de volta esses hospitais para o povo do Rio de Janeiro”, destacou o ministro Alexandre Padilha durante a inauguração, ao lado do atual secretário municipal de Saúde, Ricardo Prado, e do ex-secretário Daniel Soranz.

Para viabilizar essas melhorias contínuas, o Governo Federal destinou R$ 150 milhões ao município, complementados por R$ 610 milhões anuais do Teto MAC (Média e Alta Complexidade) da Prefeitura do Rio. Entre as conquistas recentes da unidade também se destacam a reabertura do Centro de Emergência Regional (CER), que opera 24 horas, e a aquisição de novos equipamentos, como tomógrafos de alta tecnologia.

Com informações do Ministério da Saúde e SMS-Rio

📲 Quer receber nossas notícias direto no seu celular? Clique aqui para se inscrever no canal do Portal Vida e Ação no WhatsApp e não perca nenhuma atualização!
Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *