A aguardada Cúpula de Líderes do G20 no Brasil está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e terá a participação de 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. Embarcando no clima da agenda global, uma série de iniciativas acontece na cidade antes do evento. A Agenda Positiva do Portal Vida e Ação selecionou algumas. Veja só:

A 17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS) acontece nesta terça e quarta-feira (29 e 30/10), com o tema “Resiliência e Adaptação Climática no Sistema de Saúde Brasileiro: um caminho para equidade e justiça social”. O evento anual é marcado pelo encontro dos profissionais da Rede Global Hospitais Verdes no Brasil e é aberto à participação de todos os públicos, em especial aos pesquisadores e profissionais de saúde. Mais informações aqui.

Nesta quinta-feira (31/10) e seguindo até domingo (3 de novembro), acontece o Green Rio, na Marina da Glória, reunindo 91 expositores e 128 palestrantes explorando temas como bioeconomia; economia azul; indústria e economia circular; alimentação e turismo. O evento mescla exposição e conteúdo com experiências internacionais e a participação é gratuita – veja a programação e inscrições aqui.

Já no dia 7 de novembro, na Barra da Tijuca, acontece o Fórum Ilumina Zona Oeste, que abordará temas fundamentais para o futuro, como desenvolvimento sustentável, urbanização, negritudes, combate à fome, racismo ambiental, mudanças climáticas e indústria criativa, além do impacto das políticas globais na vida das comunidades locais. Com inscrição gratuita, a programação completa pode ser acessada no site – veja aqui.

Saiba mais sobre esses eventos!

Green Rio / Green Latin America

Em sua 12ª edição, o Green Rio | Green Latin America deverá confirmar a sua vocação de plataforma internacional da bioeconomia, expandindo seu alcance para economia azul. Os pequenos negócios do mar estão no foco das ações do Sebrae no evento. Empreendedores com atividades ligadas direta e indiretamente ao mar vão participar de sessões de negócios, expor e vender produtos, que vão de cerveja até um catamarã solar.

A relação entre economia local e preservação dos oceanos será debatida em um seminário e o Centro Sebrae de Sustentabilidade, polo de referência no tema em Mato Grosso, também marcará presença no evento com informações e oficinas. Na edição passada, o evento teve recorde de público com 4.058 pessoas, 110 expositores e mais de 150 palestrantes.

Participantes de diversos estados brasileiros e países, como Alemanha, França, Portugal, Israel, México e Colômbia estiveram presentes nos três dias de evento. Na ocasião, foi assinado o decreto para a implantação do Guanabara Azul, programa de recuperação da Baía, e anunciada a parceria com a OCDE, com o objetivo de implementar um plano de ação para tornar a capital fluminense uma Metrópole Azul.

Seminário Hospitais Saudáveis

17ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis – SHS 2024 é realizada pelo Projeto Hospitais Saudáveis em parceria com Saúde sem Dano (Health Care Without Harm, em inglês) e o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo.

Este ano, a equipe do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do governo de Goiás em Uruaçu, apresentará no Seminário Hospitais Saudáveis um trabalho com o tema “Gestão de Resíduos Infectantes no Hospital Estadual do Centro Norte-Goiano: Redução de Custos e Contribuição para a Sustentabilidade”.

Além da apresentação do HCN, as outras unidades administradas pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED também receberão menção honrosa pela qualidade dos trabalhos entregues sobre monitoramento do descarte e otimização da gestão de resíduos, a fim de promoverem ações sustentáveis dentro dos hospitais.

Fórum Ilumina Zona Oeste

O Fórum Ilumina Zona Oeste, que acontece no Museu do Pontal, considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país, também proporcionará um espaço de diálogo sobre como essas políticas podem impactar a Zona Oeste e suas populações, destacando a importância de integrar as vozes da periferia nas discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social.

O evento propõe uma discussão abrangente sobre os principais desafios e oportunidades para a Zona Oeste, região que abriga mais de 2 milhões de habitantes, Oeste Metropolitano e Baía de Sepetiba do Rio de Janeiro. Ao longo do dia, o evento contará com painéis que reunirão especialistas de diversas áreas, líderes comunitários e representantes de instituições para discutir as pautas do G20 como desenvolvimento sustentável, cultura e combate à pobreza e debater temas cruciais para o desenvolvimento da região.

O Fórum Ilumina Zona Oeste será uma oportunidade única para refletir sobre o futuro da região e sua conexão com as discussões globais sobre sustentabilidade e justiça social, colocando a Zona Oeste em foco no contexto das políticas do G20”, afirma Pablo Ramoz, um dos idealizadores e diretor criativo do Ilumina Zona Oeste.

Para encerrar o dia, haverá um show com Choro Malungo, grupo formado por artistas da Zona Oeste, que privilegia compositores negros e a conexão do choro com o samba, o forró e outros gêneros significativos. 

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *