A dor, de modo geral, é um sinal que existe algo errado, tanto com o corpo quanto com a mente. Não é normal sentir dor. É preciso investigar para saber a origem ou o motivo pelo qual você sente dor e fazer o tratamento adequado, para se livrar do desconforto. Há muitas causas possíveis para sentirmos uma dor, inclusive aquelas as quais não sabemos o motivo.
Vamos falar de um tipo de dor muito comum entre os humanos, que é a dor de cabeça. Quem é que nunca sentiu uma dor de cabeça na vida? Sabe aquela dor de cabeça chata que não passa? Está sempre presente, até mesmo na hora em que acordamos?
São várias as origens possíveis para uma dor de cabeça, por isto é importante ir a um profissional que pode te orientar para o tratamento adequado. Toda dor de cabeça deve ser investigada por um médico que vai avaliar, dar o diagnóstico e fazer o tratamento ou orientar a procurar outros especialistas.
As dores de cabeça podem acontecer por vários motivos: enxaquecas, sinusite, gripes, problema de vista, noite mal dormida, situações de estresse, tensão, problemas emocionais e, nos casos mais graves, tumores.
Leia mais
5 situações de rotina que mais geram dor de cabeça
Quando a dor de cabeça pode começar no estômago
95% dos internautas brasileiros sofrem de dor de cabeça
Principais causas da dor de cabeça emocional
Toda dor, mesmo de origem física, afeta a parte emocional. Somos um sistema: nosso corpo interage com nossa mente e com nossas emoções. Quando alguma coisa acontece conosco que desorganiza este sistema, isso pode se traduzir em dor.
Muitas vezes, a cabeça muito preocupada, pensando sem parar, tentando encontrar uma saída para um problema que ocorreu, ou tendo que lidar com alguma situação estressante, pode virar uma dor de cabeça.
Sentimentos e emoções reprimidos, que não foram expressados, elaborados ou digeridos, muitas vezes podem se manifestar em forma de dor, principalmente na área da cabeça.
A dor de cabeça de origem emocional pode surgir em situações de estresse, raiva, depressão, perdas, pressão, cobranças, ansiedade, nervosismo ou preocupações. São situações que se repetem como um disco arranhado e podem perdurar por toda a vida.
A dor de cabeça ocupa o lugar das emoções reprimidas. Quando não conseguimos nos conectar com nossas emoções, entender o que está se passando e enfrentar o problema, a emoção se manifesta como dor. Às vezes é mais fácil lidar com uma dor incômoda do que com as origens emocionais.
Leia ainda
Dor de cabeça pode ser sinal de alerta para Covid, alerta especialista
Dor de cabeça em crianças pode ser sinal de DTM
Quando a dor de cabeça pode ser causada por um problema na vista
Como lidar com a dor de cabeça emocional
Precisamos nos livrar destas preocupações excessivas, elas não acrescentam nada na nossa vida, só servem para causar sofrimento. Ao invés de mergulharmos nos problemas e deixa-los dominarem as nossas vidas, precisamos resgatar a leveza da nossa criança interior. Podemos escolher entre mergulhar nos problemas ou deixá-los passar. Na vida tudo passa e eles vão passar também.
É importante construir maneiras alternativas para lidar com cada problema. Seja o encontro com uma religião, uma atividade física prazerosa, yoga, meditação ou outra atividade relaxante, estar mais frequentemente com amigos e/ou familiares, aumentar as atividades de lazer.
Mas se com tudo isso, você não conseguir lidar com as suas preocupações, talvez seja preciso a ajuda profissional de um psicólogo.