Olá, leitores e leitoras. Neste domingo, vamos falar do livro ‘A Dieta Gracie’, do mestre de jiu-jitsu Rorion Gracie. A obra se baseia numa pesquisa desenvolvida por mais de 60 anos pelo seu tio, Carlos Gracie, também mestre do jiu-jitsu. O estudo resultou num conceito básico para o que o autor considera um consumo alimentar saudável: combinar alimentos a fim de tornar nossa dieta alimentar mais alcalina e menos ácida.

A medida — segundo o livro — evitaria a acidez metabólica, considerada pelos defensores da prática uma das principais causas de problemas como azia, má digestão, refluxo, síndrome do intestino irritável, gastrite e falta de energia. Uma das seguidoras da dieta, Glória Pires, de 54 anos, conheceu o método em 2016 e é só elogios:

A Dieta Gracie foi uma bênção! Sinto minha energia redobrada, rendo bem mais no treino diário e, de quebra, perdi peso e me livrei de uma dor no ligamento nucal, que me acompanhou por meses, mesmo fazendo fisioterapia. É uma dieta simples que pode ser seguida mesmo comendo em restaurante. Os exemplos dos campeões da família Gracie são um incentivo extra”, relata a atriz.

Um capítulo inteiro sobre desintoxicação alimentar

Lançado há alguns anos, o livro de Rorion Gracie foi relançado recentemente com um capítulo inteiro sobre desintoxicação alimentar, receitas saudáveis, além de dicas para ajudar os leitores no delicado processo de reeducação alimentar. Segundo o autor, as pessoas aprendem a dar preferência ao que consideram gostoso.

As pessoas aprendem a comer o que é gostoso. Porém, nem tudo que é gostoso é bom para a saúde. O segredo é aprender a gostar do que faz bem,” diz Rorion.

Na pressa, perdemos qualidade na alimentação

Muitos dos alimentos produzidos atualmente em larga escala são compostos basicamente por gorduras e açúcares. São simples e rápidos de fazer, obter e comer. Em duas palavras: o fast food ou a comida rápida, servida pelas grandes redes de alimentação, nas cidades. O resultado? Nada menos que 2,1 bilhões de obesos no mundo. Obesidade e sobrepeso aumentaram 27%, em adultos, e 47% em crianças, no período de 1980 a 2013.

Os dados são de uma pesquisa conduzida pela Universidade de Washington, em 2014. A Organização Mundial de Saúde (OMS) endossa e informa em seu site que a obesidade é um fator de risco para vários problemas de saúde, incluindo diabetes, doenças do coração, derrame e alguns tipos de câncer.

Menos alimentos refinados e processados

A adoção de uma dieta alcalina, segundo seus seguidores e defensores, diminuiria o consumo de alimentos refinados e processados, proteínas animais e açúcares, que tenderiam a produzir efeitos acidificantes sobre o corpo, ocasionando de doenças inflamatórias a câncer.

E como seria uma dieta alcalina? O método se baseia num plano alimentar no qual os alimentos ácidos são consumidos em pequenas quantidades e os alcalinos em mais vezes e quantidades. Defendem-se que eles seriam capazes de trazer o PH  (potencial de hidrogênio sanguíneo) de nosso corpo equilibrado, assegurando a saúde.

Equilibrado nosso PH, nossa saúde ficaria tinindo. O livro não proíbe alimentos, mas sugere cardápios em que os alimentos alcalinos sejam maioria. Alguns deles para vocês já irem testando: limão, abacate, brócolis e maçã. Ácidos: Proteína animal, café, refrigerantes e doces. A experimentar.

Até domingo que vem!

Sobre o autor

Rorion Gracie
Rorion, da linhagem dos Gracie, é mestre em jiu-jítsu e criou o UFC (Foto: Divulgação)

Rorion Gracie é o filho mais velho de Hélio Gracie, o responsável pela difusão do Jiu-Jitsu no Brasil. Rorion é uma das poucas pessoas do mundo a deter o grau 9, ou seja, a faixa vermelha do Jiu-jitsu brasileiro. Na década de 1970, Rorion foi para os Estados Unidos para implantar por lá o jiu-jitsu aperfeiçoado por seu pai, Helio Gracie.

Além de viver experiências dignas de um filme de Hollywood, ele foi o criador do UFC e é o responsável pelo desenvolvimento do atual currículo de combate corpo-a-corpo do Exército norte-americano, do FBI e de divisões da Marinha dos EUA.  Disponível também em inglês, e espanhol, e agora sendo traduzido para o italiano e o francês, o livro também fez sucesso lá fora.

SERVIÇO:

A Dieta Gracie

Autor: Rorion Gracie

Editora Benvirá

Preço estimado: R$ 24,90

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment
  • agarlym funciona
    29 de novembro de 2019 at 12:31

    gostaria de saber qual a dieta perfeita para perder uns kilinhos pois estou acima do peso e quero ir para praia janeiro

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *