Apesar de uma pequena queda na positividade dos testes de antígeno para Covid19, a procura por atendimento e o número de internações pela doença nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) tem aumentado no Estado do Rio de Janeiro. Só este ano, já são 34.606 casos de Covid-19, com 157 mortes pela doença no estado.

Os atendimentos por síndrome gripal em adultos nas UPAs da rede estadual tiveram um aumento significativo. O número de pessoas atendidas passou de 2.039 para 2.755 entre os dias 11 e 24 de fevereiro. Em crianças, esse aumento foi de 1.143 para 1.376. As solicitações de leitos também tiveram um aumento, principalmente nas faixas etárias de 70 a 79 anos e acima de 80.

“Nosso monitoramento indica que a demanda pelo atendimento por síndrome gripal neste momento é causada por outros agentes infecciosos, como a Influenza por exemplo. Já o aumento nas solicitações por leito é reflexo de casos iniciados nas semanas anteriores”, analisa a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello. 

A Secretaria de Estado de Saúde-RJ reforça a importância de manter as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em dia para evitar casos graves e óbitos pela doença. Pessoas com 18 anos ou mais devem tomar duas doses de reforço. Aquelas entre 12 anos e 17 anos, uma dose de reforço.

Leia mais

Nova vacina contra a Covid-19 é aprovada pela Anvisa
Epidemia de dengue, alta de casos de Covid e agora, febre oropouche
Fiocruz alerta para aumento de casos de gripe e covid-19
Alerta para Covid-19 no RJ: 3 em 10 testes são positivos

Metade dos testes RTPC dá positivo para Covid-19

A edição desta semana do Panorama da Covid19, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), mostra que a taxa de positividade do RT-PCR saltou de 39% para 50,4% na positividade na rede pública. Isso significa que metade dos resultados do exame considerado padrão ouro para detectar a Covid-19 dão positivo no SUS do estado.

De acordo com técnicos da SES-RJ, “esse aumento pode ter ocorrido devido uma variação eventual, já que os demais indicadores apresentaram queda”.  Já a positividade dos testes de antígeno na rede pública caiu de 29,7% (11 a 17 de fevereiro) para 25,9% (12 a 24 de fevereiro).

Na rede privada, houve redução na positividade do RT-PCR de 35,7% para 31% e de 23,8% para 20,3% nos testes antígeno.  Para a SES-RJ, os números apontam “uma tendência de queda nos indicadores precoces da doença”. A análise elaborada pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) considera os dados registrados entre 11 e 24 de fevereiro, período que representa as semanas epidemiológicas sete e oito.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Estado do Rio de Janeiro teve 2.927.225 casos de Covid-19 e 77.922 pessoas morreram em decorrência da doença. Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid19 no site da SES-RJ.

Com informações da SES-RJ

 

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *