UOL promove nesta quarta-feira (15), às 13h, em parceria com o Hospital das Clínicas, um debate sobre as dúvidas e possíveis soluções no combate à epidemia de coronavírus no Brasil. O programa será transmitido pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter. O mediador do encontro virtual será o jornalista e apresentador Pedro Bial, da TV Globo.

O debate, além de enriquecer a discussão científica sobre o tema, tem como objetivo arrecadar doações para o HC no combate à covid-19, que podem ser feitas por meio do portal oficial do Hospital: viralcure.org/hc. Referência brasileira no tratamento e pesquisa de doenças graves, o Hospital das Clínicas usará os recursos para fortalecer e ampliar seu trabalho.

Participam do debate Douglas F. Nixon, médico e professor de Imunologia na Weill Cornell Medical College (Nova York), e um dos maiores especialistas dos EUA em covid-19. Por conta de sua presença, o debate será em inglês e com tradução simultânea; Ésper Kallas, infectologista, pesquisador e professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; e Dráuzio Varella, oncologista e que já trabalhou como professor em diversas instituições de ensino, além de ter realizado um trabalho sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da extinta Casa de Detenção do Carandiru, que se tornou referência mundial.

O UOL Debate reúne especialistas e nomes conhecidos do público para discutir ao vivo os assuntos que afetam nosso dia a dia durante a pandemia do Covid-19. As lives abordam assuntos como o impacto da desaceleração da economia sobre as pessoas e as empresas, a reação dos governos aos enormes desafios impostos pelo coronavírus, os efeitos de uma sociedade em quarentena para a saúde mental e a educação das crianças, como esportistas e artistas estão lidando com a crise e as perspectivas para seus campos de atuação, entre muitos outros temas.

Em cada UOL Debate há um mediador junto de 4 a 8 convidados, as lives têm duração de 1 hora e são transmitidas pelo Youtube e nas páginas e home do UOL, via a MOV, a produtora de vídeos do UOL. As lives acontecem todos os dias da semana, às 13h. Para acompanhar todas as edições do UOL Debate, acesse: https://noticias.uol.com.br/uol-debate e no canal do https://www.youtube.com/uol.

Censo Hospitalar foca internações de coronavírus

O Ministério da Saúde iniciou nesta semana o Censo Hospitalar nos 26 estados e Distrito Federal o registro obrigatório de internações hospitalares dos casos suspeitos e confirmados de coronavírus, nos estabelecimentos de saúde públicos e privados. O objetivo é monitorar a taxa de ocupação dos leitos SUS disponíveis para pacientes com COVID-19, avaliar o consumo dos leitos da rede assistencial e a média de permanência dos usuários para auxiliar nas medidas de apoio às gestões locais no enfrentamento da doença. A partir da próxima semana deverá sair o primeiro balanço. Leia o conteúdo na íntegra em saude.gov.br

Cartilha sobre cuidados para quem tem doença rara

Com o objetivo de orientar os pacientes raros em meio à pandemia da Covid-19, o Instituto Vidas Raras (IVR) criou uma cartilha informativa que traz uma série de recomendações para quem sofre com algum tipo de doença rara. O documento aborda as principais dúvidas relacionadas ao tema e traz informações sobre contágio, protocolos de higiene, dicas de proteção, cuidados de convivência, bem como dicas para cuidar da saúde emocional, entre outros.

Intitulada Orientações Gerais sobre os Cuidados Direcionados para Pessoas com Doenças Raras e seus Cuidadores na pandemia de Coronavírus, a cartilha foi desenvolvida em parceria com diversos especialistas. O documento está disponível, gratuitamente, no site do IVR – acesse o link.
É considerada doença rara aquela que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, o que equivale a 1,3 pessoas para cada 2 mil indivíduos. O número exato não é conhecido. Estima-se que existam entre 6 a 8 mil tipos diferentes em todo o mundo, 80% delas decorrem de fatores genéticos. As demais advêm de causas ambientais, infecciosas, imunológicas, entre outras. Saiba mais aqui.

Saúde da Mente em Tempos de Pandemia

O Shopping Metropolitano Barra lança esta semana mais uma ferramenta para contribuir para as pessoas em situação de isolamento social. A série ‘Saúde da Mente em Tempos de Pandemia’ reunirá pílulas informativas ao longo das próximas semanas, enquetes com dúvidas dos seguidores e um vídeo com especialistas explicando melhor sobre a importância de manter o bem-estar mental durante esse período, especialmente. O material será divulgado via redes sociais.

A iniciativa é da CCP Shoppings Centers em parceria com o Instituto Bem do Estar, negócio social sem fins lucrativos voltado à promoção da saúde da mente com o propósito de desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente. A organização colabora com a prevenção de doenças psicológicas e contribui para uma sociedade mais consciente e saudável. Os outros cinco shoppings da administradora também aderiram à ação.

A série é mais uma ferramenta do Shopping Metropolitano Barra para levar informação e entretenimento, buscando melhorar o dia a dia das pessoas em quarentena. Desde os primeiros dias de isolamento social, o empreendimento está exibindo um especial de atividades infantis, o Mundinho Kids Online. Há atividades exclusivas sendo lançadas todas as quintas e domingos. O projeto acaba de ser estendido até maio e também será apresentado nas redes sociais de outros shoppings da CCP, em Goiânia e em São Paulo.

Postos de saúde terão acesso à internet

O Governo Federal vai ampliar a conectividade em mais de 16 mil postos de saúde de todo o país. Com isso, a expectativa é chegar a 100% dos mais de 42 mil postos de saúde com acesso à internet. A medida é uma parceria do Ministério da Saúde (MS) com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. A chamada de qualificação para a contratação do serviço teve início nesta segunda-feira (06) e o trabalho deve ser concluído até o fim de abril.

O foco da ação é alimentar o Sistema Único de Saúde com informações necessárias para o controle da Covid-19 e ações de enfrentamento da pandemia do coronavírus, como a viabilidade de condições técnicas para a execução das atividades de Telemedicina. Os mais de 42 mil postos de saúde distribuídos pelo país são capazes de atender 80% dos casos relacionados à infecção do coronavírus. Leia o conteúdo na íntegra em saude.gov.br

Apoio a campanha contra fake news

Com o intuito de conscientizar a população brasileira, o Mídia Banco24Horas, plataforma de mídia da TecBan posicionada em cima dos caixas eletrônicos da rede, passou a replicar a campanha do Ministério da Saúde com alertas sobre fake news e recomendações de ações diárias necessárias para o combate ao coronavírus, além de orientações sobre transmissão e sintomas da doença.

A ação está ocorrendo em 2 mil telas distribuídas por nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza), que juntas somam um potencial de alcance de 6 milhões de pessoas. A campanha consiste na exibição de dois vídeos e, ao final, os usuários são alertados a ligar no número 136 e acessar um website do governo caso necessitem de mais orientações ou, dependendo do caso, a procurar uma unidade de saúde mais próxima.
Com Assessorias
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