A mamografia é um importante meio para a detecção do tumor nas mamas, mas cerca de 54% das mulheres ainda subestimam sua importância, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). Além do desconhecimento, muitas esbarram na falta de acesso ao rastreamento, especialmente quem depende do Sistema Único de Saúde (SUS), onde a oferta ainda é muito precária.
Por conta disso, ao longo do mês de outubro, tradicionalmente, ONGs com apoio da iniciativa privada promovem diversas ações itinerantes para oferecer mamografia gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social em diversas partes do Brasil. Só em São Paulo, deverão ser mais de 6 mil exames. O Portal ViDA & Ação selecionou algumas ações que acontecem no estado em nosso roteiro especial de ‘Boas Ações’, especial de Outubro Rosa. Confira!
Carreta da mamografia beneficia 4.400 mulheres em São Paulo
No Estado de São Paulo, as ONGs Américas Amigas e Orienta Vida abrem o Outubro Rosa com atendimentos gratuitos de prevenção e diagnóstico de câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social, que enfatiza a importância do cuidado preventivo e do tratamento humanizado da doença.
Até a segunda semana de dezembro, uma carreta equipada com mamógrafo e uma equipe médica, percorrerá oito cidades. Ao todo serão 11 locais, com estimativa de atendimento gratuito a cerca de 80 mulheres por dia. Serão 55 dias de trabalho com a expectativa de atender 4.400 mulheres, de forma gratuita. Em outubro de 2022, foram cerca de 5 mil mulheres atendidas.
O trajeto do ponto de atendimento itinerante inclui municípios da Região Metropolitana, Vale do Paraíba e Litoral Norte, além de bairros das Zonas Sul, Norte e Leste da capital paulista. No dia 29 de setembro, a Carreta da Mamografia iniciou sua trajetória em Jundiaí, e seguirá viagem até seu destino final, no dia 9 de dezembro, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana. Até lá, a carreta passará pelos seguintes locais, na ordem:
Paraisópolis, comunidade da zona sul da Capital;
Embu das Artes, cidade da região metropolitana da Capital;
Taipas, bairro da zona norte da Capital;
Guarulhos, região metropolitana;
Poá, também na região metropolitana;
Itaim Paulista, bairro da zona leste da Capital;
Ribeirão Pires, região metropolitana da Capital;
Potim, interior de São Paulo;
São Sebastião, litoral norte do estado.
Quem pode e como receber a mamografia gratuita na ação
O atendimento prestado no projeto acontece de forma gratuita na carreta e inclui exame clínico, orientações, mamografia e ultrassonografia direcionada, realizadas no próprio local. Após essa etapa, se necessário, os pacientes serão encaminhados para hospitais e clínicas especializadas para consulta com mastologista e realização de exames complementares como ressonância e biópsia, tudo custeado pelo projeto e de forma gratuita para a população.
Podem participar da ação mulheres, acima de 40 anos, além de pessoas trans e homens que apresentem sinais clínicos de câncer de mama, sendo necessário realizar cadastro prévio nos sites da Américas Amigas e da Orienta Vida. Para mais informações sobre datas e como solicitar o exame, acesse os sites.
A iniciativa vai priorizar pessoas que:
– Tenham algum histórico de câncer de mama na família em primeiro grau (pais, irmãos, filhos) com diagnóstico da doença antes dos 50 anos de idade ou câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer idade;
– Refiram sentir nódulo ou caroço na mama ou axila em autoexame;
– Estejam inscritas no CadUnico ou recebam algum auxílio do governo;
– Não possuam prótese mamária estética.
A Américas Amigas promove os Direitos Humanos e luta pela queda da mortalidade por câncer de mama no Brasil, focada na população de baixa renda. A OnG mantém suas atividades há 14 anos, principalmente em localidades mais vulneráveis. A ação deste ano conta com diversos parceiros, entre os quais, a BB Seguros e a Natural One, marca de sucos naturais e leites vegetais.
“É fundamental termos este tipo de apoio para expandir a atuação da Américas Amigas e propiciar acesso gratuito a exames de detecção e diagnóstico precoce de câncer de mama, além de esclarecimentos e informações sobre a doença. Levar dignidade e promover saúde à população em situação de vulnerabilidade é imprescindível, ainda mais quando falarmos de uma doença em que as chances de cura chegam a 95%, se descoberta precocemente”, explica a gerente geral da Américas Amigas, Mirna Hallay.
Laço Rosa leva 600 exames a Heliópolis e Guarulhos
O caminhão mamógrafo da Fundação Laço Rosa vai circular no mês de outubro com doação de 600 exames na comunidade de Heliópolis – de 13 a 15 de outubro – e na cidade de Guarulhos – de 19 a 22 de outubro, das 10 às 18h, em parceria, respectivamente, com a Cufa (Central Única das Favelas) e a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos.
Este ano já foram doados pelo projeto do caminhão mamógrafo da Fundação um total de 974 exames, agilizando atendimentos de pessoas que aguardam nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Também com apoio da Laço Rosa, acontece mais uma vez o Marque Esse Gol, iniciativa criada pela ex-paciente Nátali de Araújo que acessa os times de futebol para realizar mamografia em torcedoras. Nos últimos 8 anos de projeto já foram doados mais de 10 mil exames entre times de SP e do RJ.
Comunidade de Paraisópolis receberá 500 mamografias
Também em parceria com a ONG Américas Amigas, acontece entre os dias 3 e 7 de outubro, a partir das 7h, um mutirão de mamografia gratuito em Paraisópolis, uma das maiores comunidades de São Paulo. A semana dedicada ao Coletivo Pink tem por objetivo incentivar mulheres a realizarem o exame para diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama.
Com capacidade de realizar 80 exames de mamografia por dia, a carreta deve atingir o maior número de mulheres em condição de vulnerabilidade, que geralmente só descobrem a doença tardiamente, o que dificulta o tratamento e cura. A expectativa desse ano é atender cerca de mais de 500 pessoas em Paraisópolis.
Para realizar o exame, é necessário preencher um cadastro prévio no local e atender os critérios médicos e sociais: Idade acima dos 40 anos; nunca ter feito mamografia ou ter realizado o exame há mais de 12 meses e possuir histórico de câncer de mama em familiares de primeiro grau (mãe, pai, irmãos ou filhos).
O exame será realizado com mamógrafo da Konica Minolta Health Care, empresa multinacional japonesa que desenvolve equipamentos médicos focados em detecção e diagnóstico por imagem. Os exames são realizados de terça-feira a sábado, das 7h às 17h, na Rua Itamotinga, 100 – Paraíso do Morumbi, São Paulo, em frente o pavilhão do G10 Favelas. Os agendamentos são programados das 7h30 às 16h. Acesse o link para receber a doação da mamografia.
Carreta vai realizar 400 mamografias em Campinas
Também para marcar o mês dedicado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, o Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Allos, recebe a partir de segunda-feira, 2, a Carreta do Hospital de Amor, em parceria com a Prefeitura de Campinas, que realizará exames de saúde e mamografias gratuitamente. A carreta ficará no empreendimento até dia 11 e fará 50 mamografias por dia, 400 no total.
Para realizar o exame que detecta a presença de câncer de mama é necessário agendamento prévio pelo telefone 160. Mulheres com idade entre 40 e 49 anos que fizeram o exame há mais de um ano, e mulheres de 50 a 69 anos, que fizeram a mamografia há mais de 2 anos, podem fazer o agendamento, mesmo sem ter o encaminhamento de alguma unidade de saúde.
Além da mamografia, a ação contará com outros exames de saúde como coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, que não requerem agendamento prévio. As mulheres que realizarem o exame no Parque Dom Pedro Shopping terão direito, ainda, a um dia de beleza no Centro Técnico da Ikesaki.
Serão atendidas apenas moradoras de Campinas. No dia marcado, é preciso levar a mamografia anterior (se tiver), RG, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS. Todos os documentos, exceto o exame, são obrigatórios. Os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na carreta que estará no Estacionamento VIP Entrada Águas – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra, Campinas.
Hospital do Amor leva 120 exames de mamografia a parque de SP
Para marcar o Outubro Rosa, a unidade móvel do Hospital do Amor estará disponível, gratuitamente, para atender mulheres com idade entre 50 e 69 anos nos dias 6 e 7, no Parque Cândido Portinari (ao lado do Parque Villa Lobos). Ao todo, 120 exames de mamografia estarão disponíveis. As vagas são destinadas ao público em geral e às consultoras de beleza Natura e Avon, limitadas a 60 exames por dia e distribuídas conforme ordem de chegada e mediante entrega de senha.
As unidades estarão disponíveis das 9h às 17h ou até encerrar o limite de exames diários. Para realizar o exame é necessário ser mulher, ter entre 50 e 69 anos, e levar original e cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. A não apresentação dos documentos elimina a possibilidade de realização de exame.
Show de luzes no cartão postal de São Paulo, acompanhado da apresentação da cantora Luciana Mello, serão algumas das atrações que unidas com a prestação de serviços de saúde gratuitos marcarão a ação do 10° Giro Pela Vida, realizada pelo Instituto Avon. O evento ocorre no dia 7, das 11h às 18h30, e a programação conta ainda com testes de glicemia e aferição de pressão, palestras especiais, aulas de yoga e funcional.
Para saber mais sobre a programação completa acesse o site oficial do evento neste Link.
Com Assessorias