O ator e empresário Luciano Szafir, de 53 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (4/11), dois dias após passar por uma artroplastia do quadril no Hospital 9 de Julho, em São Paulo (SP), para recuperar a articulação na região, e já está se recuperando. Nessa quinta-feira (3/11), Beth Zafir, mãe dele, usou as redes sociais para tranquilizar os fãs do artista. “Cirurgia foi um sucesso”, escreveu ela na publicação de foto junto com o filho, médicos e amigos no hospital.

Segundo Zsafir, o quadro grave de Covid-19 que ele enfrentou acelerou um processo de artrose, doença degenerativa que afeta as cartilagens – tecidos que protegem as articulações e sem os quais a pessoa sente extrema dor ao se movimentar.  “Isso me faz sentir dor e dificulta a minha mobilidade”, revelou um mês antes da cirurgia. Szafir vai realizar o mesmo procedimento no lado esquerdo do quadril no dia 30 de novembro.

Chamada de artroplastia, a cirurgia de colocação de prótese total visa substituir a articulação do quadril comprometida por um componente artificial semelhante à anatomia óssea do corpo, preservando as funções e movimentação dessa articulação. No procedimento do ator, foi colocada uma prótese de porcelana, fixada aos dois ossos (bacia e do fêmur), para substituir a articulação original do lado direito do quadril.

Artrite, artrose e desgaste articular são algumas das doenças mais comuns que acometem a estrutura do quadril e que podem levar a uma cirurgia de colocação de prótese. A artroplastia total é indicada para reconstruir qualquer tipo de articulação do corpo – no entanto, as de quadril e joelho são as mais frequentes

Em 2021, o ator ficou internado por mais de um mês em estado grave, com 87% do pulmão comprometido pela doença e teve complicações muito sérias, como o intestino rompido e arritmia cardíaca. De lá para cá, o empresário passou por uma operação para a reconstrução do intestino e a retirada da bolsa de estomia.

Há duas semanas, Zsafir oficializou sua união de 11 anos com a cantora e apresentadora Luhanna Melloni, mãe de seus dois filhos – David e Mikael, de 8 e 7 anos. Ele também é pai de Sasha, fruto de seu relacionamento com a apresentadora Xuxa Meneghel. Na festa de casamento para 300 convidados o ator usava muletas devido à dificuldade de andar.

Tratamentos disponíveis para alívio da dor crônica

Entre os tratamentos para a fase leve da artrose, considerados paliativos, estão o uso de medicamentos que aliviam os sintomas, como anti-inflamatórios, analgésicos, pomadas e infiltrações. Também é recomendada a realização de fisioterapia com recursos térmicos, aparelhos e exercícios. E o repouso, sempre que possível, para diminuir a pressão nas cartilagens.

Em quadros mais severos e avançados da artrose, quando a doença chega a níveis incapacitantes, a única alternativa é a substituição total da articulação do joelho por próteses ortopédicas (artroplastia). A boa notícia é que com os avanços tecnológicos da medicina robótica, esse tipo de cirurgia passou a apresentar resultados promissores aos pacientes, com rápida recuperação pós-cirúrgica, assim como o breve retorno à rotina de atividades diárias, livres das dores.

De acordo com o professor titular de ortopedia e medicina do esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Moisés Cohen, com o avanço das próteses, das técnicas, dos instrumentos e a chegada das inovações em medicina robótica, a recuperação do paciente tornou-se muito mais rápida, permitindo que ele retome sua autonomia em curto espaço de tempo.

“Normalmente, no dia seguinte ao procedimento de colocação da prótese total com o auxílio das plataformas robóticas, o paciente já consegue se sentar e ficar em pé, dando os primeiros passos com o ajuda de um andador. É quando começam também as sessões de fisioterapia, para que ele possa se voltar a se locomover gradativamente e realizar atividades do dia a dia com autonomia”, explica o especialista.

Complicações tardias da cirurgia

Ainda que as disfunções das articulações se manifestem geralmente em idosos, existem outras causas para a dor crônica no quadril que podem impedir o paciente de se movimentar e caminhar. Alguns exemplos são as fraturas ocasionadas por traumas e as doenças no quadril que surgem em bebês e crianças e que exigem a colocação de prótese ainda enquanto jovem.

Embora seja uma cirurgia bastante segura e eficaz para o tratamento do problema, existem algumas complicações tardias que podem surgir ao longo dos anos, sendo necessário a realização de uma nova cirurgia para a revisão da prótese total colocada no quadril.

A revisão de artroplastia total de quadril é o nome dado ao procedimento em que é realizada a troca de um ou mais componentes de uma prótese, devido ao desgaste, soltura ou instabilidade desses componentes. Além de ser considerado de alta complexidade, o procedimento exige habilidade, treinamento e experiência dos profissionais para a sua realização.

Com agências e assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

5 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *