Abram alas que o carnaval da felicidade e da inclusão passará pelas ruas de Niterói nesta terça-feira (25), com o tradicional desfile do Loucos pela Vida. O bloco carnavalesco antimanicomial, que promove a saúde, a integração e a cidadania por meio da arte e da cultura popular, desfila há mais de 20 anos por iniciativa da rede de saúde mental de Niterói.
Atualmente, o bloco se constitui como um coletivo de músicos com autonomia que contam com o apoio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói. Para animar os foliões, o enredo deste ano é “Cata Lata, Cata Sonhos – O Ambiente Vem Gritar: No Esquenta e Esfria, Nosso Bloco Vai Passar”.
O tema tem o propósito de conscientizar a população sobre a necessidade da reciclagem de materiais, do combate ao racismo ambiental e alertar sobre os perigos da mudança climática por ação direta da sociedade na natureza.
A reciclagem no Brasil está diretamente relacionada à questão social, a necessidade que os catadores têm de garantir seu sustento. Com essa abordagem, o enredo interpreta o coletor de materiais recicláveis como um símbolo de esperança e resistência contra o flagelo da miséria, do aquecimento global e da vulnerabilidade social imposta à população periférica e marginalizada.
Direito à liberdade, cidadania e ao cuidado
O coletivo organizador é um desdobramento das práticas e políticas para afirmação do direito à liberdade, cidadania e ao cuidado daqueles em sofrimento psíquico. Os ritmistas ensaiam no Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CECO), no bairro de São Lourenço.
Viviane Costa, coordenadora do CECO e incentivadora do bloco Loucos pela Vida, fala sobre como essa iniciativa é uma importante ferramenta de saúde e socialização.
“A arte e o lazer, representados aqui através do carnaval, demonstram uma ampliação da compreensão de saúde. O que evidencia socialmente que pessoas com sofrimento mental são muito mais que a doença. E o Bloco Loucos pela Vida é um exemplo disso ao produzir a alegria, o conviver, a solidariedade e reafirmar a potência da diferença no social”, explica a coordenadora.
O bloco Loucos pela Vida se mostra, ao longo dos anos, um importante instrumento de promoção da saúde mental e da inclusão social em Niterói, através do Carnaval”, afirmou a secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows.
“A arte e o lazer, representados aqui através do carnaval, demonstram uma ampliação da compreensão de saúde e o Bloco Loucos pela Vida é um exemplo disso ao produzir a alegria, o conviver, a solidariedade e reafirmar a potência da diferença no social. No dia de hoje, levamos para as ruas de Niterói uma mensagem sobre a potência ancestral do viver em comunidade, pautando uma sociedade mais justa e solidária”, explica
Sérgio Bezz, diretor do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), também estava presente no cortejo e enalteceu o trabalho feito pelo grupo.
“O Bloco Loucos Pela Vida já é um patrimônio da cidade e faz parte do calendário do carnaval em Niterói. Desde seu nascimento, colocou o bloco da loucura na rua em uma resposta contundente à separação entre o considerado normal e loucura, entre o preconceito e o respeito à diferença. A presença no bloco dos pacientes, profissionais e população em geral é uma celebração da inclusão, da cidadania, e do direito à cidade dos pacientes/foliões. E viva os Loucos pela Vida”, celebrou.
Sobre o Loucos pela Vida
Atualmente, o bloco Loucos pela Vida é um coletivo de músicos com autonomia que conta com o apoio da RAPS. Esse é um desdobramento das práticas e políticas para afirmação do direito à liberdade, cidadania e ao cuidado daqueles em sofrimento psíquico. Os ritmistas ensaiam no CECO, localizado no bairro de São Lourenço.
Ele conta também com apoios e parceiros como: Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, Centro de Convivência e Cultura Dona Ivone Lara (CECO), Neltur, MACquinho Cultural, Bateria Leões da UFF, Projeto Bem Viver em Comunidade e Favela Verde.
Este ano, a concentração começa a partir das 14h30 na Praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos, de onde sairá o cortejo às 15h30, em direção à Praça Duque de Caxias, em Gragoatá.
Com informações da Prefeitura de Niterói