‘A história desconhecida das mulheres que criaram a internet’

Livro de Claire Evans é um dos destaques da lista disponível gratuitamente pela BibliON para celebrar o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Celebrado no dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência tem como objetivo dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica. A data foi aprovada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em 2015, e celebrada pela ONU Mulheres e pela Unesco. A celebração busca dar maior destaque para a pauta, visto que ainda são necessários esforços para a participação igualitária das mulheres na ciência.

Atualmente, as mulheres representam menos de 30% dos pesquisadores no mundo. Esse dado demonstra como ainda persistem as barreiras e a baixa representatividade para mulheres e meninas. Criar um ambiente onde as mulheres possam mostrar o seu verdadeiro potencial e as meninas de hoje consigam se tornar as principais cientistas de amanhã, molda um futuro justo e sustentável para todos.

Em apoio a essa data especial, a BibliON – biblioteca digital gratuita de São Paulo, disponibiliza obras para que os interessados possam conhecer mais sobre as mulheres na ciência. Como ‘A história desconhecida das mulheres que criaram a internet‘, de Claire L. Evans, que apresenta a luta das mulheres que estiveram por trás da criação da internet, suas incríveis histórias de vida e a quebra de paradigma sobre o lugar da mulher na ciência e na tecnologia.

Confira os livros para leitura gratuita na BibliON:

A história desconhecida das mulheres que criaram a internet – Claire L. Evans

A história da tecnologia que você provavelmente conhece é a de homens e máquinas, garagens e riquezas, alpha nerds e brogrammers, o estereótipo do homem programador — mas ela é muito mais ampla. Ela vai de Ada Lovelace, que criou o primeiro programa de computador na Era Vitoriana, às web designers cyberpunk dos anos 1990.

Mulheres visionárias sempre estiveram na vanguarda da tecnologia e da inovação.  A verdade é que elas estão presentes no início de cada onda importante na história da tecnologia. Suas criações e contribuições afetam nossas vidas de maneiras que nem percebemos. Sua existência pode ter sido invisibilizada, mas sempre fizeram parte da história.

Em ‘A história desconhecida das mulheres que criaram a Internet’, é possível buscar inspiração em Grace Hopper, a matemática que democratizou a computação ao liderar a demanda por linguagens de programação independentes após a Segunda Guerra Mundial.  Conheceremos Elizabeth “Jake” Feinler, a pioneira cientista da computação que manteve a primeira versão da internet no ar; e Stacy Horn, que administrou uma das primeiras redes sociais com pouco dinheiro de seu apartamento em Nova York, na década de 1980.

Descubra a fascinante jornada dessas mulheres que desafiaram as convenções sociais para se tornar magas dos bancos de dados, manejadoras de informações, sonhadoras de hipertexto e empreendedoras da era .com e que quebraram barreiras em prol do desenvolvimento. A obra traz um inspirador chamado à ação que ilumina as mentes brilhantes apagadas da história, e nos mostra como elas continuarão a moldar nosso mundo de maneiras que não podemos mais ignorar.

“Uma adição necessária à história das mulheres na computação, sobre heróis conhecidos e mulheres destemidas e punks que o mundo precisa conhecer melhor.” – Ellen Ullman, autora de Life in Code, Close to the Machine e The Bug.

“Uma observadora perspicaz e inteligente (…) Evans prova ser uma ótima guia para um passeio pelo ciberespaço… [e] oferece uma perspectiva muito necessária.” – New York Times

“Broad Band é uma celebração das mulheres cujas mentes deram à luz a placa-mãe e seus irmãos…uma série envolvente de ensaios biográficos sobre temáticas, inovadoras e cyberpunks menos conhecidas.” – Wall Street Journal

21 Mulheres Incríveis: As Vidas Influentes de Mulheres Ousadas na Ciência do Século 20 – Student Press Books

Você pode nomear uma mulher na ciência do século 20? Pense bem. A maioria destas mulheres ainda está viva e bem – algumas ainda estão trabalhando como cientistas. No entanto, seus nomes não tiveram tanta exposição, nem foram abordados tanto quanto o nome de seus colegas homens. Estas mentes revolucionárias merecem ter suas histórias contadas e este livro ajudará você a compreendê-las melhor enquanto educa suas brilhantes mentes jovens sobre as grandes mulheres cientistas.

Se você acredita no empoderamento feminino, então 21 Mulheres Incríveis é um livro de leitura obrigatória. Mergulhe em histórias delineadas através de biografias inspiradoras de mulheres inteligentes e determinadas na ciência do mundo inteiro. Estas 21 Mulheres Incríveis superaram muitos obstáculos com determinação e resistência para dar passos enormes contra todas as probabilidades. Conheça as mulheres cientistas incríveis do século XX – biografias voltadas para as idades de 12 anos ou mais.

Este livro da série Empoderamento Feminino inclui biografias fascinantes de Stephanie Kwolek, Rachel Carson, Maria Goeppert Mayer, Rosalind Franklin, Rosalyn S. Yalow, Rita Levi-montalcini, Chien-shiung Wu, Katherine Johnson, Florence Rena Sabin, Tu Youyou, Françoise Barré-sinoussi, Margaret Hamilton, Emmy Noether, Valentina Tereshkova, Lynn Margulis, Margaret Mead, Cecilia Payne-gaposchkin, Jocelyn Bell Burnell, Lise Meitner, Christiane Nüsslein-volhard e Peggy Whitson.

  • Além dessas biografias, o livro traz Retratos vívidos dessas mulheres para sua imaginação com a ajuda de fotos ou ilustrações estimulantes. O livro faz parte da série Empoderamento Feminino, da editora Student Press Books, que destaca tópicos e pessoas no mundo inteiro e através do tempo, apresentando novas perspectivas que vão inspirar as jovens leitoras a perceber sua posição em uma sociedade cada vez mais diversificada. É também um grande presente para qualquer filha, irmã, sobrinha ou neta.

Mulheres que inspiram – Rafael Arrais 

A história foi injusta com as mulheres. Dentro da cultura patriarcal, quantas delas tiveram suas trajetórias ocultadas pela narrativa dominante? Filósofas, poetisas, cientistas, guerreiras, monjas, revolucionárias, artistas… enfim, mulheres. Esta obra pode ser vista como uma tentativa de recuperar essas histórias.

Vocês lerão sobre algumas mulheres do Brasil e do mundo tendo suas vidas contadas por outras mulheres-autoras (com a exceção de um único autor honrosamente convidado por nossas autoras para também contribuir com este livro). As autoras são escritoras talentosas. Como realizadoras deste projeto, cada uma se expressou livremente para fazer desta obra uma verdadeira arte. Cada capítulo tem o estilo de quem o escreveu.

Cada texto é também sobre uma mulher que inspira as nossas autoras. Autoras e personagens se misturam, assim, criando um texto único, escrito entre quem nos conta e quem tem sua história contada. Sabemos que Freud, o criador da psicanálise, se perguntou em determinado momento de sua obra: afinal, o que querem as mulheres?

Este é o mito da feminilidade como um lugar de mistério, desconhecimento e ocultismo. Muitas coisas já foram ditas sobre as mulheres. Muitas coisas que não estão certas. Portanto, antes de dizer qualquer coisa, deixemos de falar por elas, e simplesmente escutemos o que elas têm a nos dizer.

O dia em que voltamos de Marte –Tatiana Roque

Descubra o passado da ciência e da política para podermos garantir nosso futuro Durante séculos, a ciência e a política se uniram por projetos de mundo, passando a confiança de que trariam soluções para boa parte das dificuldades enfrentadas pelos seres humanos. Como um foguete ascendendo aos céus, a Humanidade parecia viajar esperançosa em direção a um mundo sempre melhor.

Porém, a descoberta das mudanças climáticas colocou essa expectativa em crise – e nossa visão do futuro ficou nebulosa. Neste livro, a matemática, filósofa e historiadora Tatiana Roque nos convida para uma jornada pela história, retraçando os caminhos que nos trouxeram ao momento sem precedentes em que vivemos. Mais ainda: ao invés de propor soluções ilusórias, oferece pistas para que possamos repensar a vida na Terra. E construir um presente que nos permita imaginar um futuro.

A música do universo Ondas gravitacionais e a maior descoberta científica dos últimos cem anos – Janna Levin 

A fascinante história da maior descoberta científica do século: a comprovação da existência de “ondas gravitacionais”. Por não emitir luz, a colisão de buracos negros é um evento cósmico invisível. Ainda assim, é um dos acontecimentos mais poderosos desde a origem do universo. Em 1916, Albert Einstein previu que essa colisão geraria “ondas gravitacionais” – e que elas poderiam mudar nossa concepção do cosmos.

Em ‘A música do universo’, a premiada cientista e escritora Janna Levin narra a fascinante história do grupo LIGO, que por mais de cinco décadas perseguiu as ondas gravitacionais e a comprovação das teorias de Einstein. O que começou como um experimento tornou-se uma obsessão, e Janna Levin capta com maestria os dramas, as aspirações e as dificuldades da equipe que mudou para sempre a ciência.

As Mulheres no Mundo da Ciência e do Trabalho: Reflexões sobre um Saber-Fazer – Isabel C. Lousada 

As mulheres no mundo da Ciência e do Trabalho é fruto do desafio de reunir estudiosos e pesquisadores de áreas tão diversas como a Agronomia e a Eletrotécnica, a Física e a Gestão Empresarial, entre outras, para refletirem sobre assuntos também os mais diversos, que vão de questões de ergonomia no ambiente de trabalho ao abandono de cursos de graduação em função da necessidade de cuidar dos filhos. Não é deixada de lado a reflexão sobre as causas sociais e históricas que condicionaram a tímida presença feminina em determinadas áreas do conhecimento, nomeadamente nas chamadas “ciências duras”.

Como acessar

Para utilizar o serviço gratuito, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. O usuário pode fazer empréstimos de até duas obras simultâneas, por 15 dias.

A BibliON permite, ainda, ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios.

O sistema de busca permite a  utilização de diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título. É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Acompanhe a BibliON: Site |Facebook |Instagram | TikTok |YouTube

5 filmes e séries infantis abordam mulheres e meninas na Ciência

Em celebração à data, confira dicas de cinco filmes e séries infantis que podem trazer mais ciência para dentro de casa:

  1. Show de Luna

A protagonista Luna é uma garota de seis anos que ama ciências e acredita que a Terra é um enorme laboratório, em que ela pode desvendar mistérios e curiosidades. A personagem faz de tudo para responder à pergunta: o que está acontecendo aqui? Em cada episódio, Luna e seu irmão mais novo Júpiter realizam experimentos dentro e fora de casa.

Onde assistir: Prime Vídeo e Discovery Kids

  1. Valentins 

A série brasileira conta a história da Família Valentim: Betina, João, Lila e Theo vivem com seus pais Alice, uma alquimista e confeiteira; e Artur, um renomado químico e inventor. Quando os dois desaparecem misteriosamente, os quatro irmãos precisam aprender a se virar sozinhos, enquanto tentam entender o que aconteceu, em meio a mistérios e experimentos científicos.

Onde assistir: Gloob e Globoplay

  1. Ada Batista, cientista

A pequena Ada Batista é protagonista da série da Netflix, uma cientista curiosa e pronta para desvendar mistérios com ajuda de seus melhores amigos. A série mostra como a ciência pode ser divertida quando compartilhada.

Onde assistir: Netflix

  1. Ônibus Mágico

A série reúne uma turma de alunos curiosos, que vão ser guiados pela professora Frizzle em passeios divertidos e muito científicos. Em cada viagem, o ônibus escolar se torna mágico e cheio de revelações para todos os alunos.

Onde assistir: Netflix

  1. Eu e o Universo

A série é uma opção para conhecer e explorar o conhecimento do planeta Terra, e a importância de preservar as espécies, animais e o meio ambiente. Tudo isso de uma forma descontraída e leve para atrair as crianças.

Onde assistir: Netflix

Turma da Mônica homenageia astrônoma que descobriu 50 asteróides

Clique Para Download

Com objetivo de incentivar meninas e mulheres na carreira científica, artística, esportiva e literária, a Turma da Mônica, por meio do projeto Donas da Rua, homenageia Lorrane Olivlet, ou Lolivlet, como é mais conhecida. A jovem astrônoma amadora se torna a mais nova Dona da Rua da História por descobrir e detectar cerca de 50 asteroides — e ainda planeja continuar de olho nesses astros até se tornar um exemplo mundial no assunto! Com traços de Aninha, ela entra para o hall das homenageadas pelo projeto Donas da Rua.

Nascida em Belo Horizonte, a mineira é apaixonada pelo espaço desde os três anos, quando ganhou um livro sobre o Sistema Solar. A partir daí, nem o céu foi o limite para ela! Sempre de olho nos astros, Lorrane tornou-se astrônoma amadora e inscreveu-se no projeto de caça a asteroides da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, o International Astronomical Search Collaboration. Nele, cientistas amadores do mundo todo podem fazer descobertas astronômicas.

A homenageada também foi responsável pela criação do grupo de STEAM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), o InSpace Group, com foco em assuntos ligados ao espaço, em que lidera mais de cem participantes. Além disso, publicou seu próprio livro sobre o Sistema Solar, “Meu Primeiro Contato com o Céu — Introdução ao Sistema Solar”, tornando-se divulgadora científica e influenciadora digital. Com base em todas essas vivências e em seu amor pelo espaço, Lolivlet já deu dezenas de palestras e inspirou outras meninas a se interessarem pela ciência.

Além de Lorrane, outras grandes mulheres, entre elas escritoras, esportistas e cientistas, fazem parte do hall das Donas da Rua da História. A proposta do projeto demonstra o compromisso da Mauricio de Sousa Produções como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Para conferir a homenagem a ela e a outras grandes mulheres, basta clicar aqui.

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!