A consagrada cantora e compositora Rita Lee, na música ‘Cor de Rosa Choque’ diz que “mulher é bicho esquisito. todo mês sangra”. Mas um dia para de sangrar. E quando a mulher deixa de menstruar começam a aparecer os sintomas que tem relação com a falta dos hormônios femininos.
As famosas “ondas de calor”, o ressecamento da pele e da vagina, a labilidade de humor, depressão, a perda de massa óssea, a redução da libido, perda de qualidade do sono, aumento de peso. E além das questões orgânicas, tem que lidar com aspectos emocionais importantes: sentimentos de perda da fertilidade, da juventude, do status de mulher jovem e bonita, da aparência física que se modifica.
Enfim! São vários os desafios que se apresentam diante de uma nova fase da vida. Mas é possível viver essa transição com alguma tranquilidade e vivenciar uma nova fase da sexualidade.
Selecionamos algumas dicas para ajudar as mulheres a lidar com a sua sexualidade no pós-menopausa de forma saudável.
- – Procure conversar com o seu parceiro(a) sobre as suas dificuldades para que ele(a) possa te auxiliar e assim ambos possam aproveitar melhor a relação sexual.
- – Escolha fazer uso de lubrificantes para diminuir o desconforto na hora da penetração, que ocorre por causa do ressecamento vaginal. Seu ginecologista vai te orientar sobre isso.
- – Amplie as possibilidades sexuais, lembrando que sexo não se restringe a penetração pênis e vagina.
- – Promova o autoconhecimento; a masturbação pode ser um recurso para retomar a sexualidade com mais entusiasmo.
- – Aumente o tempo com as preliminares, pois com a diminuição dos hormônios femininos, a resposta sexual da mulher é mais demorada.
- – Decida criar uma rotina de atividade física. A prática esportiva promove ânimo, energia, disposição e melhora a relação com o corpo. Tudo isso pode melhorar a libido.
- – Faça acompanhamento regular com um(a) ginecologista, pois ele(a) irá avaliar a necessidade de reposição hormonal ou outro tipo de tratamento.
- – Procure se reinventar e buscar uma nova maneira de lidar com maior intimidade com o seu corpo e sua sexualidade.
- – Quando ficar muito difícil lidar com esta fase da vida, procure ajuda de um psicólogo. Ele vai poder te ajudar nas questões emocionais.
Desejo que você, mulher pós-menopausa, se conecte mais com a sua sexualidade e tenha mais saúde mental.