Uma data para que todo o Brasil se mobilize para promover ações solidárias. Esta é a proposta do Dia de Doar, uma campanha mundial que acontece anualmente com o objetivo de promover a cultura de doação, mobilizando pessoas e empresas para incentivar a solidariedade e generosidade por meio da conexão de pessoas com causas socioambientais.

O movimento mundial, chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação), foi iniciado nos Estados Unidos, em 2012, e é realizado sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta ao consumo incentivado na Black Friday e na Cyber Monday. Este ano o Dia de Doar será no dia 28 de novembro, mas cuja mensagem é perpetuada por muito mais tempo.

Para esta edição, estão confirmadas ao menos 90 campanhas, lideradas voluntariamente pelas próprias comunidades. Um dos destaques é o #DiadeDoarÓvulos, para incentivar mulheres a doarem óvulos para que outras mulheres possam ser mães. Desenvolvida pela publicitária Luciana Correia, que se tornou mãe de gêmeas por meio da ovodoação, a campanha tem como propósito disseminar informações sobre a doação de óvulos, que beneficia mulheres mais velhas, pacientes oncológicos, com problemas genéticos e mulheres com menopausa precoce.

O Dia de Doar Óvulos recebe o apoio da Associação Brasileira de Apoio à Fertilidade (Abrafe) e neste ano realizou uma parceria com a clínica especializada em reprodução humana Neo Vita, localizada em São Paulo (SP), que doará dois processos gratuitos de congelamento de óvulos e dois de sêmen para pacientes oncológicos com baixa renda e que ainda não tenham iniciado a quimioterapia ou radioterapia. Interessados em participar devem preencher este formulário. A ação vai até dezembro.

Além da doação de óvulos e do congelamento, a campanha estimula a doação de sêmen e de embriões. A iniciativa possui parceiros em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Piauí e no Rio Grande do Sul e também planeja organizar caminhadas para impulsionar discussões sobre os temas. Mais informações, acesse o perfil no Instagram @lacosdafertilidade e a página.

Movimento começou em 2013 no Brasil

No Brasil, a campanha aconteceu pela primeira vez em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Agora a mobilização é liderada pela Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), fazendo parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, ainda conta com a parceria do Instituto Mol e apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações.

Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram das ações, que aconteceram em 72 cidades de todas as regiões do país e arrecadaram mais de R$ 4,5 milhões em doações. No site do Dia de Doar estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação no dia 28 de novembro.

“A expectativa do Dia de Doar é de ativar lideranças locais mobilizando parceiros, vizinhos, amigos e famílias a praticarem a doação neste dia, utilizando diversos recursos diferentes para isso, como a mídia, atividades culturais, apoio público e disseminando a cultura de doação dentro das empresas. Esperamos pela grande festa da generosidade com entusiasmo”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar.

Doar está no sangue: grupo de voluntários participa de campanha do Dia de Doar na cidade de Torres (RS) (Foto: Divulgação)

Leia mais

Dia de Doar: movimento quer fazer da doação um hábito no Brasil
Rodoviárias recolhem doações para PCDs e pacientes de câncer
Rota Solidária: doações ajudam a salvar mais de 12 mil vidas no RJ

Dia de Doar 2023: confira as principais ações no Brasil

Alguns exemplos de campanhas este ano são #DoaBlumenau (SC), #DoaRondonia, #DoaFloripa (SC), #DoaGloriadoGoitá (PE), #DoaEsteio (RS), #DiadeDoarItu (SP), #DoaMauá, #DoaTubarão (SC), #DoaValinhos (SP), #DoaParaibuna (SP), #DoaMaringá (PR) e #DoaCampinas (SP).

No site do Dia de Doar é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia de Doar. Para consultar todas as campanhas participantes, acesse o link.

#DoaSãoLuís (MA)

A campanha de São Luís (MA) conta com a adesão de 69 organizações sociais e seu foco é a arrecadação de alimentos para a montagem de cestas básicas e de brinquedos para presentear crianças no Natal.

#DoaItajaí (SC)

O município de Itajaí (SC) reúne 20 entidades e fará uma motociata solidária no dia 11 de novembro, a partir das 14h e, no dia 18 de novembro, uma cãominhada solidária às 7h30. A cidade planeja também um passeio ciclístico com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos às 8h do dia 26.

Várias atividades e atrações musicais estão previstas para 28 de novembro na Praça do Marco Zero, em frente à Igreja da Imaculada Conceição, no centro da cidade. As entidades também estarão presentes no local para apresentar seus projetos e causas.

#DoaCaxias (RS)

Em Caxias do Sul (RS), 18 instituições se uniram para promover a cultura da doação no Dia de Doar. Entre elas estão o Instituto de Leitura Quindim, Associação Jesus Senhor, Rotary Club Caxias do Sul – Ana Rech, Amme Associação Pró-Cidadania, Terapêutica Centro Vita, Associação Ação do Bem, Associação de Educação Integral Educaritá, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Associação Mão Amiga, PATNA e Fundação Caxias.

Cada organização terá pontos de coleta que receberão diversos tipos de doação e uma plataforma na qual as pessoas poderão colaborar com recursos financeiros. O lançamento da campanha será em 31 de outubro, dentro da programação de Natal do Centro Comercial de Caxias do Sul e as arrecadações vão até 31 de dezembro.

#DoaPiracicaba (SP)

Vinte e cinco entidades estão confirmadas para o movimento em Piracicaba, no interior de São Paulo. No dia 11 de novembro, ocorrerá o lançamento do Dia de Doar no Festival de Amor. Durante o evento, as instituições divulgarão seus trabalhos e o público poderá assistir a shows, desfrutar de produtos gastronômicos e obter orientações jurídicas gratuitas.

No dia 28 do mesmo mês, será feita uma passeata pela solidariedade que partirá da avenida principal da cidade até a praça principal. A passeata contará com a presença do Corpo de Bombeiros da região e da primeira dama. Após o Dia de Doar, em 5 de dezembro, será realizado um coquetel com as autoridades de Piracicaba para a entrega simbólica dos cheques com os valores arrecadados pelas entidades. O valor arrecadado em conjunto será auditado por uma comissão de transparência.

#DiadeDoarBike

Dia de Doar Bike é um movimento que promove a generosidade através da ciclomobilidade. A campanha começa em Curitiba (PR), mas possui iniciativas em  diversos estados. Durante todo o mês de novembro até o Dia de Doar, o movimento fará ações pontuais para incentivar a cultura de doação.

No dia 28 de outubro, o Dia de Doar Bike realizou uma pedalada com ciclistas mulheres para arrecadar alimentos e cabelos que serão entregues ao Instituto Atitude na Cabeça, que realiza a doação de perucas (próteses capilar) e outros acessórios para pessoas acometidas por patologias que ocasionam a perda total, parcial, temporária ou definitiva dos cabelos. Após a pedalada, a campanha promoveu um café com dois profissionais de saúde que vão palestrar sobre o Outubro Rosa e o câncer de mama.

Estímulo à filantropia comunitária

Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.

Três campanhas por coalizão, que, ao invés de encorajar a solidariedade em uma comunidade específica, promovem uma causa que tenha abrangência e impacto regional ou nacional, como crianças, meio ambiente, doenças raras etc.

Neste ano, o Dia de Doar abriu o terceiro Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, direcionado a campanhas comunitárias, que mobilizam recursos locais para que sejam investidos na própria comunidade.

O edital ofereceu um incentivo de R$ 1.000 para a criação de 30 campanhas comunitárias e coalizões e um apoio adicional de R$ 1.000 para cidades ou coalizões que realizem atividades presenciais para contratação de equipe audiovisual para acompanhar a mobilização.

As cinco campanhas comunitárias com mais informações no formulário de dados poderão participar de uma formação realizada pelo Programa Transformando Territórios – realizado pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). O tema da formação será comunicado em 2024.

Catálogo Filantrópico – Assim como em 2022, neste ano, a Sinergize, que atua em comunicação, fortalecimento e engajamento do Terceiro Setor através da comunicação audiovisual e de vivências gamificadas, volta a colocar em prática o Catálogo Filantrópico.

A iniciativa sistematiza informações sobre projetos sociais organizados por causas e seus principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com o intuito de aumentar sua visibilidade. Para isso, a Sinergize disponibiliza um formulário que deve ser preenchido pelas organizações interessadas em participar do catálogo.

Edição de 2022 movimentou mais de R$ 4,5 milhões em doações

Na edição de 2022, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 4,5 milhões em doações e mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas por mensagens sobre doação nas redes sociais. Outro destaque foi o crescimento de 140% nas campanhas comunitárias e o fato de 40 cidades participarem da iniciativa pela primeira vez.

Entre elas estavam Salvador (BA), Anápolis (GO), Caxias (RS), Criciúma (RS), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), Glória do Goitá (PE), Itu (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Natal (RN), bairro de Primavera (Caxias – RJ) e São Luís (MA). 

O movimento também promoveu o engajamento de empresas. Pelo segundo ano consecutivo, o iFood participou da mobilização, encorajando doações pelo aplicativo na finalização do pedido. A companhia doou o mesmo valor de todas doações realizadas pelos usuários para ONGs da educação, chegando a R$ 88 mil somente no dia 29 de novembro.

O mês de Doar também marcou o lançamento de uma nova opção de arredondar o valor total do pagamento, possibilitando doar entre R$ 0,50 e R$ 0,99. O formato foi aprimorado em parceria com a ONG Movimento Arredondar após a realização de uma consultoria para ampliar o programa de doações.

O Movimento Arredondar convocou as empresas parceiras para fazer um post solidário, convidando as pessoas a realizarem uma doação participando das parcerias recorrentes com marcas como Burger King®, Petz, GPA (Pão de Açúcar, Minuto, Mercado Extra, Mini Extra, Compre Bem), Quitanda, Extraplus Supermercados, St Marche, Empório Santa Maria, Serrano, Super Lagoa, Lag Atacadão, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Raus Café, Nunu Moves, Belshop, Amoreira, Ecoville, Tricard e Fasano. 

O Smiles, programa de fidelidade gratuito da GOL, se comprometeu a doar 100 milhas a cada compartilhamento dos posts sobre o Dia de Doar nos perfis dos parceiros no Instagram. Houve cinco mil compartilhamentos e o Smiles dobrou o valor arrecadado. A quantia foi destinada para as ONGs que fazem parte do Milhas do Bem, projeto social do Smiles, totalizando 1 milhão de milhas doadas.

Com informações da ABCR

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *