Essa batalha contra hábitos antigos, contra esse lugar da comida no coração, no afeto e também no desamparo, na solidão, tem várias abordagens. Comida é esse tanto de sentimento que, muitas vezes, não tem ligação com dinheiro”, escreve Fernando Rocha em seu primeiro livro, “Na medida do possível”. 

Para o jornalista e apresentador do programa “Bem estar”, da TV Globo, a obra é um verdadeiro  “não manual para uma vida saudável e feliz”. Ao longo das 150 páginas da obra, Rocha não impõe regras ou dá dicas de dietas da moda, muito menos tenta doutrinar seu leitor.

Com muito bom humor, linguagem coloquial e uma prosa que cria empatia imediata com quem está lendo, o mineiro fã da costelinha frita da mãe, de pão de queijo e de cerveja de garrafa, abre o jogo em uma conversa franca sobre o esforço para emagrecer, a depressão, e suas experiências na Dança dos Famosos e na corrida São Silvestre.

No texto, Fernando contempla o esforço para emagrecer 20 quilos no projeto apelidado de “Afina, Rocha”; narra a experiência no palco da “Dança dos Famosos”, quadro popular do “Domingão do Faustão”; e conta ainda sobre a preparação para correr a São Silvestre – ele já cruzou a linha de chegada cinco vezes.

Quis mostrar três desafios que são comuns às pessoas, de uma forma geral: emagrecer, correr e dançar. As pessoas não dançam por vergonha, não correm por falta de iniciativa e não fazem atividades físicas por preguiça”, diz Fernando em entrevista ao Blog da Record.

Depressão atrasou o desafio

O apresentador fala ainda sobre um episódio de depressão que acabou atrasando um desses desafios – e é uma condição da qual ele se trata até hoje. Um relato sincero, ao mesmo tempo leve e divertido, que cativa até o leitor mais desajeitado, ou descompassado, a querer entrar no ritmo. E que mostra que o importante é estar bem, mesmo sem se adequar às medidas das passarelas.

“Tem muito de mim no livro, eu espero que o público que gosta do ‘Bem estar’, de me ver dançando e das minhas histórias, possa me conhecer um pouco mais e ver como eu engrenei os desafios por um outro viés, um lado que nem sempre foi mostrado, e como de fato foi difícil e verdadeiro tudo o que passei”, define o autor. Ele lança o título pela Best Seller no dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h.

Será que é isso mesmo? Se fosse assim, todo mundo que tivesse condições de pagar um nutricionista seria magro. Quanto mais dinheiro, mais magro. Quanto mais rico, mais magro. Não é assim.

SOBRE O AUTOR

Fernando Rocha nasceu em Belo Horizonte. Formou-se em teatro em 1983 e, não por acaso, é conhecido pelo jeito espontâneo e bem-humorado de se comunicar. Começou no jornalismo apresentando o programa “Voo livre”, da TV Minas, e logo depois foi chamado para compor a equipe de jornalismo esportivo da Globo Minas. Suas matérias emplacaram em programas como Jornal Nacional, Esporte Espetacular e Globo Esporte e, em 2009, para participar do projeto do “Bem estar”, no ar desde então.

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *