Um desfile de ações saudáveis e sustentáveis no Carnaval carioca

Parque Municipal Outeiro da Glória receberá uma série de atividades culturais e sustentáveis durante a folia (Foto: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Parque Municipal Outeiro da Glória receberá uma série de atividades culturais e sustentáveis durante a folia (Foto: Divulgação)
Parque Municipal Outeiro da Glória receberá uma série de atividades culturais e sustentáveis durante a folia (Foto: Divulgação)

Dos blocos de rua ao Sambódromo, não vai faltar animação neste Carnaval no Rio de Janeiro. E samba pode muito bem rimar com responsabilidade social e atitude sustentável. ViDA & Ação selecionou alguns exemplos de ações bacanas que serão desenvolvidas durante este período na cidade. Um grupo de dez catadores de materiais recicláveis vai distribuir 40 mil sacolas para quem for na Sapucaí. Nas embalagens constarão explicações sobre o descarte  correto do lixo produzido durante o evento. A campanha cumpre uma função social importante, em um cenário tradicionalmente de enorme desperdício que é o Sambódromo, e tem como objetivo atender às políticas nacional e municipal de resíduos sólidos, segundo seus organizadores.

Já na Glória, o projeto Eco Samba vai ocupar o recém-reaberto Parque Municipal Outeiro da Glória com atividades multiculturais abertas ao público. O local conta com segurança, gastronomia, espaço kids e muita música, em um espaço a céu aberto totalmente voltado para conscientização do cuidado com o meio ambiente. Em respeito à natureza, a proposta é produzir o mínimo de lixo possível. Para isso, foi fechada a parceria com o Meu Copo Eco, que disponibilizará copos retornáveis e fará o lançamento do canudo reutilizável, criando a cultura do consumo acessível. Haverá ainda uma campanha para que os foliões não fumem no local.

Adeptos do veganismo e vegetarianismo – práticas que respeitam o meio ambiente e representam importantes ganhos para a saúde humana – são conhecidos por andarem pra cima e para baixo com suas marmitas por conta da escassez de pratos recomendados para os favoráveis a este estilo de vida. Mas imagine levar marmita para um camarote em plena Marquês de Sapucaí, durante o Carnaval? Pensando nessas pessoas, a chef Vivi Cabral elaborou uma série de pratos veganos em uma ala inteira de sabores para agradar o paladar dos foliões mais preocupados com a saúde no camarote da badalada casa curitibana Wood’s.

E para enfatizar que a alegria do carnaval tem tudo a ver com sabedoria e responsabilidade na hora de se consumir bebida alcoólica, o Grupo Petrópolis investe em diversas ações do Saber Beber, seu programa de consumo responsável. Em parceria com a empresa de mídia de out of home Eletromidia, nos dias 10 e 11 de fevereiro, a partir das 8 horas, os foliões que passarem pela estação Carioca do MetrôRio, para pular Carnaval nos blocos do Centro do Rio, vão receber uma garrafinha de água.  Serão distribuídas 50 mil garrafas de água como cortesia.

Um luxo de lixo na Sapucaí

O trabalho de educação ambiental que será realizado na Sapucaí vai envolver 53 pessoas trabalhando, entre catadores de materiais recicláveis, ajudantes e motoristas, divididos em dois turnos. Os recicláveis serão enviados às empresas que compram esses itens e transformam em produtos que serão comercializados novamente. 

A ação é coordenada pelo ativista ambiental Tião Santos, conhecido pelo filme “Lixo Extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz, indicado ao Oscar. “A nossa expectativa é reciclar cerca de 45 toneladas de materiais, o que representaria uma redução de 35% dos resíduos gerados no Sambódromo”, avisa Santos.

A logística do recolhimento do lixo durante o Carnaval na Sapucaí ficará a cargo da Comlurb. Porém, após a coleta, o material será encaminhado para uma área próxima ao Sambódromo e recebida por cooperativas vinculadas à Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho. A iniciativa, que é uma realização da Liesa e do Movimento ‘Eu Sou Catador’, conta com o patrocínio da rede Champion Fried Chicken e da Estre Ambiental e apoio da Comlurb, Riotur e Coopama.

Copos ecológicos na Glória

Segundo Claudio D´Ávila, diretor do projeto Ecosamba e ambientalista, o objetivo do evento é trazer para o público do Rio uma alternativa de diversão que ofereça num mesmo local atividades de entretenimento e responsabilidade social voltada ao meio ambiente. “Os espaços públicos precisam ser ocupados pelo povo. Por isso, adotei esse Parque e a partir de então estaremos sempre com programações voltadas para o carioca. E por isso idealizamos um projeto que abrangesse diversão e consciência ecológica, possibilitando ao público se divertir e também atuar como cidadão desta cidade maravilhosa”, explica o diretor.

Ele lembra que os materiais descartáveis podem levar mais de cem anos para se decompor e muitos deles vão parar no estômago de animais, em alguns casos sendo responsáveis pela morte de peixes e tartarugas, por exemplo.  Para evitar isso, os copos ecológicos que serão usados no local poderão ser adquiridos por R$ 5 ou devolvidos no bar principal.  A partir de meio dia, os portões estarão abertos a todos até meia noite. A entrada principal será em frente ao metrô da Glória, saída B.

Durante os cinco dias, de 12h às 15h, haverá baile infantil. De 15h às 17h os blocos Enxota que eu vou, Afoxé filhos de Gandhi, Arteiros da Glória e outros comandarão a festa. Das 17h às 18h o comando do evento ficar por conta da DJ Nicolle Neumann. Das 18h às 22h cada dia de festa terá uma roda de samba (PedeTeresa, Moça Prosa, Pedra do Sal, Sambastião e Pagode do Time de Crioulo) tocará o ritmo que o carioca mais gosta e que não pode faltar em qualquer festa carnavalesca! Para finalizar a festa, de 22h à 0h mais DJ.

Veganos terão vez e voz 

O camarote da Wood´s, que leva o sertanejo para o templo do samba carioca, promete surpreender em sua estreia na maior festa a céu aberto do mundo com o cuidado com os foliões que confiam na qualidade dos serviços prestados nas 15 unidades espalhadas pelo país. A chef, que tem passagens pelos restaurantes, Tai-Tai, Galo Vermelho, Locanda, Mr. Lam, Brasserie Des Artes, Caiçaras Clube, Guitta Pousada, Usina 47, Melt, Casa e Espanha e Casarão 1903, preparou um cardápio que atende todos os gostos.

Além do cardápio vegano e vegetariano, os demais pratos que serão servidos neste Carnaval foram divididos em categorias que brincam com as alas de uma escola de samba e combinam com o que é servido. A Concentração, por exemplo, traz cone árabe com frango defumado e cenoura Julienne, bolinho de bacalhau, camarão empanado, coxinha de frango, bolinha de queijo com goiabada e croquete de carne com molho de mostarda.

Garrafinhas de águas no Metrô Rio
Com o mote “Neste carnaval, deixe a sabedoria te levar”, o Grupo Petrópolis quer impactar com campanha em redes sociais e diversas ações espalhadas pelo país estimulando o consumo responsável de bebida alcóolica durante o Carnaval.  “Estamos preparando uma grande operação para distribuirmos água às pessoas que forem curtir os blocos. Um conforto no calor intenso do Rio de Janeiro e um importante reforço para a conscientização de todos”, comenta Emerson Neves, Gerente de Comunicação do Grupo Petrópolis.
Um filme institucional, que será veiculado no circuito de monitores operacionalizados pela Eletromidia dentro dos carros do MetrôRio, impactará os foliões, fortalecendo a mensagem proposta pela ação. No Rio de Janeiro, o Saber Beber estará a Sapucaí nos Camarotes King e Rio, além do Camarote Itaipava. Desde o meeting point, os convidados e clientes serão impactados com a ação de conscientização, reforçando que é preciso sabedoria para curtir um carnaval com ainda mais alegria. A ação se estende nos carnavais de São Paulo (Anhembi), Votuporanga/ SP, Recife e Salvador.
Da Redação, com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!