Ela não sai das redes sociais. Só no Instagram, tem mais de 44 milhões de seguidores – é como se mais de um quinto de toda a população brasileira vigiasse seus passos diariamente. Virgínia Fonseca, de 24 anos, se tornou popular ao compartilhar o dia a dia com o marido, o cantor sertanejo Zé Felipe e as duas filhas –  Maria Alice, de 2 anos, e Maria Flor, de 11 meses. Não à toa, acaba de ser eleita a celebridade brasileira que mais conversa e dita moda com a Geração Z (pessoas até 24 anos) do país, segundo a pesquisa Most Influential Celebrities 2023 do Ipsos.

Das seis jovens mulheres que dominam a categoria Modernidade e Conexão Jovem, três são empreendedoras no ramo de cosméticos. Depois de Virgínia em primeiríssimo lugar, aparecem Bruna Tavares, de 37 anos, que conquistou o quarto, e Mari Maria, 30, no sexto. Viih Tube, de 23 anos, é a segunda que tem melhor diálogo e cria tendência com os jovens, seguida da atriz e apresentadora Maisa Silva, 21, conforme o instituto de pesquisa. A atriz Marina Ruy Barbosa, 38, ficou na quinta colocação entre a Gen-Z.

De fato, tudo vira notícia quando o assunto é Virgínia Fonseca. O que a mãe das Marias faz, acaba inspirando tendências e comportamentos de jovens mulheres do Brasil inteiro, especialmente quando o assunto é autocuidado. Da dor de cabeça crônica causada possivelmente pelo nascimento do siso – o “dente do juízo” –  até o sofrimento com a alopecia, um problema de fundo emocional que tem atingido cada vez mais mulheres abaixo dos 30 anos e que afeta a autoestima devido à queda súbita de cabelo. 

Virgínia era gordinha, se sentia feia e tinha vergonha de ir à academia

Mas é a excessiva preocupação com a aparência que sempre esteve no topo das notícias que envolvem a influencer. Como muitas adolescentes, Virgínia era gordinha, se sentia feia e tinha vergonha de frequentar a academia. Fez dieta rigorosa aos 14 anos e conseguiu emagrecer.

Tornou-se extremamente vaidosa. Se antes, os recursos eram depilação a laser, unha, sobrancelha, bronzeamento artificial, tatuagem e novos cortes e química no cabelo para mudar a aparência, a fissura por procedimentos estéticos começou a se tornar cada vez mais presente na vida da influencer. 

Em 2017, colocou preenchimento labial e fez harmonização facial, uma técnica para preencher a mandíbula. No auge da juventude, mas com medo de envelhecer, ela faz botox preventivo na testa. Quando soube que estava grávida aos 21 anos, teve depressão.

Eu estava com o sentimento de não querer estar vivendo aquilo. Não queria estar grávida e aceitar o neném. E me sentia mal por sentir isso e passar algo para o bebê. Era uma bipolaridade extrema”, contou, na época.

Em 2020, em plena pandemia, 10 dias antes de engravidar da primogênita, Virginia se submeteu a uma lipoaspiração de alta definição, a famosa Lipo LAD/HD, que está em alta entre celebridades – o procedimento pode custar até R$ 100 mil.

No nascimento de Maria Alice, ela surpreendeu a imprensa ao levar uma equipe de cirurgia plástica para a sala de parto. Pouco depois, chegou a revelar sua pretensão de fazer uma uma ninfoplastia, uma cirurgia a laser que dá uma repaginada na área íntima. 

Em 2021, Virgínia também passava pelo Round Glúteo, técnica desenvolvida para possibilitar o rejuvenescimento do bumbum, para deixá-lo mais redondo e empinado. O procedimento prometia melhorar o volume do contorno e também diminuir as celulites na região, contribuindo para elevar ainda mais a autoestima.

Após amamentar a primeira filha, a influencer resolveu botar silicone nos seios – “Eu tinha um peito menor que o outro – coloquei 300 ml no esquerdo e 250ml no direito”. Este ano, a influencer contou que pretende mexer novamente nos seios porque ‘despencaram’ após as duas amamentações. Mas que vai esperar o nascimento do terceiro filho, anunciado aos fãs ainda no final de 2022.

Como tudo vira notícia – inclusive o que ainda é planejado – o bebê já tem até nome escolhido – Maria Antônia, se for menina, ou José Leonardo, se for menino, em homenagem ao avô, o sertanejo Leonardo.

Recentemente, porém, Virgínia revelou que não poderia engravidar de novo este ano porque faz um tratamento para a enxaqueca – ela também já se submeteu a tratamentos com botox para a DTM – disfunção temporo mandibular.

Luta contra a balança

Nas duas gestações praticamente seguidas, Virginia se descuidou da alimentação e da rotina de exercícios – como também fazem muitos adolescentes e jovens – e a luta contra a balança voltou – na primeira gravidez, engordou 23 quilos e na segunda, 16. Com um exército de profissionais ao seu dispor, ela vai equilibrando o efeito sanfona com malhação e muitos procedimentos estéticos.

Ano passado, após a segunda gravidez, Virgínia revelou que teve diástase, o afastamento das fibras do músculo central do abdômen. Nada que uma lipoaspiração não desse jeito: 20 dias depois de dar à luz à segunda filha, já aparecia com a barriga chapada em um vídeo, causando inveja às seguidoras – e não só da sua geração. 

Mas nem de longe parece que Virgìnia deverá desistir dos procedimentos. Recentemente, ela divulgou que se submeteu a uma nova técnica para reconstrução das sobrancelhas após se arrepender de uma micropigmentação. Este ano, trocou a harmonização facial recorrente pela naturalização facial, uma técnica mais suave que não modifica tanto as expressões do rosto. 

Mas, também como muitas mulheres, cada vez mais jovens, ela está sempre em busca da perfeição para ficar melhor na selfie. Provocada por um fã (ou seria um hater?), que perguntou quem ela queria ser se fosse famosa, ela levou na brincadeira:

Eu gostaria de ser a Kim Kardashian”, entregou, aos risos, em referência à famosa empresária e socialite americana, de 42 anos, que, assim como ela, é obcecada por plásticas.

A preocupação excessiva com a beleza também tem explicação comercial. Além da marca de cosméticos, ela é dona e ‘garota-propaganda’ de uma clínica de estética em São Paulo – a SK, em parceria com Samara Pink – onde mantém uma equipe de 10 médicos e demais profissionais de dermatologia, odontologia, endocrinologia esportiva e nutrologia.

Entre os serviços oferecidos, com apoio de ‘tecnologias avançadas’ estão estética corporal voltada para emagrecimento saudável; estética especializada em lentes de contato para os dentes; estética ginecológica – que inclui os procedimentos na área íntima -; harmonização orofacial e micropigmentação labial, corporal e de sobrancelhas.

Festa de 2 anos da marca de cosméticos

Com sua vida sempre virada do avesso – e exposta nas redes sociais por ninguém mais que ela mesma – Virgínia parece agora querer virar a chave – vai ver é influência do dente do siso (risos). Recentemente, a influencer foi criticada por sua falta de habilidade em lidar com os jornalistas que sempre cobrem sua intensa agenda. 

Na festa pelos dois anos de sua marca de cosméticos, a WeWink, em São Paulo, não permitiu a entrada de muitos profissionais credenciados e sua assessoria chegou a distribuir na véspera um “manual de imprensa” àqueles autorizados. Entre as esquisitices, a obrigatoriedade de jornalistas se vestirem somente de preto e circularem com horário restrito e determinado. 

Mas a exigência do dress code não foi exclusividade da imprensa: as convidadas e os convidados também tiveram a cor do look escolhido pela anfitriâ: rosa, em todas as suas tonalidades – influência clara do estilo Barbiecore que ainda predomina após o sucesso do filme sobre a boneca.

Já Virgínia, começou a noite sensualíssima em um vestido amarelo transparente cheio de babados – e terminou bem à vontade: de tênis, saia curtinha rosa bebê cheia de ursinhos pendurados, top e faixa na cor branca. Tudo para ficar mais confortável para dançar ao som de Luan Santana, MC Daniel, MC Ryan SP, entre outras atrações da festa, junto com famosas como Bruna Biancardi, grávida de Neymar, Yasmin Brunet e Bruna Griphao, entre outras.

 
Nathalia Arcuri desbanca Paolla Oliveira e Gisele Bündchen

No ranking geral da pesquisa, a posição de celebridade mais influente do Brasil em 2023 ficou com a especialista em finanças, apresentadora e jornalista Nathalia Arcuri. Seu grau de influência superou famosas renomadas como  Paolla Oliveira e Gisele Bündchen. A atriz e a modelo se destacaram no critério Beleza, enquanto Fernando Fernandes foi o primeiro colocado em Hábitos Saudáveis e Bom Exemplo – o apresentador e atleta paraolímpico é o único homem do top 5 do ranking.

No Youtube, o Me Poupe!, apresentado por Nathalia Arcuri, é pioneiro na criação do conceito de entretenimento financeiro, e atualmente o maior canal sobre finanças do mundo. O primeiro lugar no ranking geral de Nathalia foi puxado pelo bom desempenho em Confiança e Credibilidade – que analisa autenticidade, experiência e acessibilidade -e Sucesso – que foca em seriedade, talento e trabalhos marcantes. A chef argentina Paola Carosella também teve um bom desempenho em Confiança e Credibilidade.

Hábitos saudáveis das celebridades é o critério que menos conta

O ranking tem como base nove critérios, cada um com um peso diferente na composição do índice de influência. Ao lado de Confiança e Credibilidade, o critério Modernidade e Conexão Jovem tem maior peso (19% cada), seguido do Sucesso (18%). Os critérios Bom Exemplo e Beleza contam a mesma pontuação (10%), enquanto Alegria e Carisma pesa 9%. Depois aparecem Engajamento e Causas Sociais ou Ambientais (6%),  Diversidade (5%), e, na lanterninha, os Hábitos Saudáveis (4%) dos influencers.

Mariana Andrade, gerente sênior da área de Pesquisa de Criatividade e Comunicação da Ipsos e responsável pelo estudo, diz que a evolução da lista das top10 celebridades mais influentes do Brasil, desde a primeira edição em 2017, reflete três tendências. A primeira delas é o crescimento do digital como canal de acesso às celebridades – nomes que surgiram e se consolidaram nesse meio ganham cada vez mais espaço.

A segunda é a busca por maior “identificação” que se traduz em uma lista mais plural, mais diversa. Já a terceira é a busca por relevância – o que essa celebridade fala que me interessa?.  “Nesse sentido, celebridades com credibilidade em temas específicos como finanças, alimentação e auto estima, ganharam relevância”, diz  Mariana.

Mais sobre a pesquisa 

O Most Influential Celebrities 2023 entrevistou 2 mil pessoas, entre 27 de julho e 7 de agosto de 2023, nas cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais. Veja outros destaques da pesquisa:

Alegria e Carisma – A atriz Clara Moneke aparece pela primeira vez no ranking e já ocupa a segunda colocação, atrás apenas da atriz e apresentadora Tatá Werneck no critério de Alegria e Carisma. Em seguida vêm o cantor Leonardo, o apresentador Bruno de Lucca e o comediante Rafael Portugal.

Engajamento e Causas Sociais ou Ambientais – Os rappers são destaques quando se trata de Engajamento: Emicida e Mano Brown aparecem em primeiro e segundo lugar respectivamente, Djonga em quarto lugar. Nessa eclética categoria, ainda aparecem a apresentadora Xuxa, a médica campeã do BBB20 Thelma, o ator Bruno Gagliasso e a influenciadora Jout-Jout

Diversidade – Outra categoria onde os músicos brilham é Diversidade, com a cantora Liniker no topo, seguida de Linn da Quebrada. Também estão no top 6, Pabllo Vittar (3°), Gloria Groove (4°) e Ludmilla (6°). O rapper Djonga (5°) aparece em mais uma driver do Most Influential Celebrities 2023.
 

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