Rio 40 e alguns graus, com direito a academia de graça na praia

Yoga é uma das 28 modalidades gratuitas em Ipanema. Verão ainda tem shows de graça em Copacabana e nas praias do litoral fluminense

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Sai ano, entra ano… e o Rio de Janeiro continua lindo. E para presentear cariocas e visitantes na estação mais quente do ano, uma série de iniciativas oferecem atividades gratuitas na orla carioca, enaltecendo a beleza natural da cidade. Ipanema, uma das praias mais famosas da Zona Sul do Rio de Janeiro é o ‘point’ do verão com a Rio Academia 2024. A partir de 13 de janeiro, é possível praticar exercícios físicos gratuitos ao ar livre no posto 10.

A nova edição do projeto traz a ampliação da grade de aulas de yoga e banheira de gelo para o uso dos alunos.  Em uma experiência de saúde integral e conexão com a natureza, a iniciativa traz aulas de beach cycle, futevôlei, slackline, fit dance e yoga — que, pelo sucesso, ganhou mais horários nesta edição. Ao todo, serão 28 modalidades gratuitas para o grande público, além de uma sala de musculação completa e bem equipada à disposição dos usuários.

 

Como participar da Rio Academia 2024

Acessível a todos os moradores e visitantes do Rio de Janeiro, as atividades e exercícios podem ser agendados pelo aplicativo da Mude. Basta baixar o aplicativo Mude.Fit pela Play Store ou App Store, se cadastrar e agendar as aulas de preferência.

As aulas estão sujeitas à lotação e precisam ser reservadas com antecedência. Ao chegar na atividade, o aluno deve fazer o check-in e está pronto para movimentar-se ao lado dos melhores profissionais.

Além disso, ao longo do ano a Mude oferece atividades ao ar livre e on demand por todo o Brasil. É uma oportunidade de praticar exercícios físicos conforme a rotina e disposição, transformando qualquer lugar em um ambiente propício ao bem-estar.

Yoga para todos: aplicativo democratiza modalidade

Criado na Índia para o mundo, o yoga já é popular principalmente em países ocidentais. No Brasil, não foi diferente. Ao observar o interesse de praticantes e profissionais, a Mude, empresa responsável pelas academias ao ar livre no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e mais quatro estados, investiu as forças de seu negócio para criar a maior plataforma de yoga brasileira.

Nos últimos anos, através da empresa, o número de pessoas que buscam a atividade no território nacional cresceu devido a oferta 100% gratuita. As aulas coletivas de yoga ao ar livre acontecem diariamente nas principais praias, parques e capitais do Brasil. Além de estar disponível ao vivo e por demanda através de aulas gravadas no aplicativo “Mude.fit”.

Enquanto promove um estilo de vida mais saudável e equilibrado para a população, a Mude democratiza a prática de yoga. Além disso, a empresa se destaca ao oferecer programas de formação de professores, reforçando seu compromisso com a educação e a criação de uma comunidade de praticantes informada e engajada.

Atividades físicas ao ar livre em 4 pontos da cidade

A Yoga – junto com o Pilates – é uma modalidades mais procuradas também na Arena Amil, que oferece atividades físicas gratuitas em quatro pontos da cidade:  Aterro do Flamengo, Lagoa, Parque Madureira e Barra da Tijuca. A programação também traz funcional, corrida, futebol, cross trainning, tênis, mindfulness, muay thai, hiit e dança.

Para participar, é necessário apenas acessar o site, se cadastrar, escolher as aulas desejadas e se inscrever em cada uma delas. No dia da aula, o participante só precisa comparecer no horário escolhido.

Os sábados de janeiro prometem ser ainda mais saudáveis com a ação promovida pela startup 2sport, que oferecerá aulas de yoga às 8h, e funcional às 9h, aos interessados em praticar atividades em áreas abertas, na Quadra da GP Futevôlei, na praia de Ipanema, porto 10. Inscrições aqui.

As iniciativas buscam incentivar as pessoas a praticarem um exercício físico, apresentando a importância de se inserir no dia a dia uma vida mais saudável, através da prática de esportes. Recente pesquisa feita pelo Serviço Social de Indústria (Sesi), revela que 52% dos brasileiros raramente, ou nunca praticam atividades.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

Barba, cabelo e maquiagem de graça

Também em frente à Praia de Ipanema, entre os dias 19 e 28 de janeiro, o Claro Verão Rio está de volta à Casa de Cultura Laura Alvim. Durante os 10 dias seguidos, das 14h às 22h, o público vai conferir atrações para toda a família na parte da manhã e pocket shows de artistas consagrados à noite. O evento é gratuito e aberto ao público.

Com realização da PECK, o evento terá ativações nos três andares do centro cultural. Será instalada uma área totalmente dedicada ao bem estar, em que o público pode aproveitar sessões de massagem, além de um salão para fazer cabelo, maquiagem e barba. A sala Claro Gaming também vai ocupar a casa, com jogos de diferentes tecnologias para toda a família. Os pequenos podem curtir o Espaço Kids.

As atrações musicais ocorrem no terceiro piso, com vista para o cartão postal mais famoso do Rio. DJs animam o fim de tarde a partir das 17h e, às 19h, artistas consagrados da música brasileira sobem ao palco. Entre eles, estão Chico César, Planta e Raíz, Raimundos, Céu, Colomy, Zelia Duncan, Baia, Catha, Kiko Zambianchi e Paulo Ricardo.

No dia 27 de janeiro, a programação do Claro Verão Rio vai atravessar a ponte até a cidade de Niterói. O cantor Paulinho Moska e banda vão se apresentar em um show com entrada franca, no Teatro Popular de Niterói, às 20h.

Búzios tem massagem, fisioterapia e shows gratuitos

A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, também recebe atividades esportivas e shows musicais gratuitos neste verão. Até o dia 14 de janeiro, a terceira edição do Claro Verão Búzios anima o Clube Aretê Búzios com shows de grandes artistas da música popular brasileira, atividades esportivas, recreação infantil e sessões de fisioterapia e massagem. Em sua segunda semana, o evento propõe criar conexões com a natureza, celebrar a vida e criar memórias nas férias de verão para o público de todas as idades.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas todas as entradas dos shows com 1 hora de antecedência para inscritos já estão esgotadas. Após as 18h, a entrada no evento será por ordem de chegada e está sujeita a lotação. Durante o dia serão oferecidas aulas de beach tennis, futevôlei, vôlei de praia e recreação infantil nas quase 20 quadras esportivas do clube. Também foi montada uma área de saúde e bem estar, com o oferecimento de sessões de fisioterapia e massagens gratuitas. Os formulários para as inscrições em cada aula estão disponíveis na página do evento.

Xande de Pilares vai se apresentar neste sábado no Claro Verão Búzios (Foto: Divulgação)

Artistas como Negra Li, a banda Blitz e Toni Garrido se apresentaram entre sexta-feira e domingo da semana passada. Neste final de semana, será a vez de Diogo Nogueira, Xande de Pilares e Mart’nália.  Primeira vez participando do evento, cantor e compositor Diogo Nogueira se apresenta no dia 12 (sexta-feira), às 19h. O artista cantará seus principais sucessos como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia” e “Clareou”, assim como algumas canções do Volume 1 de seu mais recente álbum “Sagrado”

No segundo sábado (13), a partir das 19h, o vencedor do prêmio Multishow 2023 na categoria “Melhor Álbum do Ano”, Xande de Pilares, cantará seus principais sucessos “Só Depois”, “Tá Escrito” e “Gratidão”. Mart’nália finaliza o último dia do Claro Verão Búzios no dia 14 de janeiro (domingo), às 19h.

Projeto Verão #TôNoRio traz 48 atrações musicais gratuitas

Começa nesta quinta-feira (11/1), à terceira edição do projeto Verão #TôNoRio, serviço de orientação e informações turísticas dedicado aos visitantes que estiverem em Copacabana, na Zona Sul da capital. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio, oferece dicas e sugestões de roteiros que incluem experiências e atrações das 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro.

O projeto, que estará nas areias de Copacabana por 12 semanas, contará com 48 atrações musicais gratuitas. Serão quatro artistas por semana fazendo a festa de moradores e turistas. A expectativa é bater a marca de 2023, quando passaram pelo espaço mais de 23 mil turistas.

Quem visitar o espaço de 300 metros quadrados que será montado na altura do posto 4, entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara, contará com serviço de terça-feira a domingo, até o dia 31 de março, terça e quarta – das 10h às 19h / quinta a domingo – das 10h às 20h.

Mais de 25 cidades do interior já confirmaram participação na ação, que também terá uma programação especial de shows e atrações musicais que serão realizados no segundo piso do estande, animando, de quinta-feira a domingo, os frequentadores da orla mais famosa do mundo.

Neste ano, o espaço instagramável do estande será ainda maior, com um telão de led e a presença do Cristo Redentor. O ambiente interativo ficará mais versátil para garantir melhores fotos e vídeos. O espaço conseguirá receber três municípios por semana para divulgar os seus atrativos.

Com Assessorias
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!