Hospital ’embrulha’ recém-nascido como presentinho de Natal

Ação aconteceu em hospital estadual de Niterói (RJ). Veja outras ações especiais de Natal em hospitais e maternidades do país

Bebê vestido de Papai Noel na maternidade do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano (Fotos: Divulgação)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Papai Noel passou de forma bem original pelo Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, neste Natal. Em cada enfermaria da maternidade, neste sábado e domingo (23 e 24/12), ele presenteou as mamães com pacotinhos de esperança e de celebração da vida. Os recém-nascidos foram “embalados” para presente, aninhados dentro da bota vermelha do Bom Velhinho.

Para Jéssika da Silva Nascimento, 32 anos, moradora de São Gonçalo, foi uma emocionante surpresa receber o filho Luiz Miguel, que nasceu sábado (24), com a roupinha natalina logo depois do parto.

“Foi um verdadeiro presente de Natal. Me senti muito acolhida num momento de muita tensão”, afirmou Jéssika, que fez a primeira foto segurando o bebê logo após dar à luz, ao lado do marido Jorcelem de Castro Goulart.

Kelly Cristina Alves de Souza, 41 anos, de Maricá, também se emocionou quando ganhou a roupa e caprichou na arrumação do bebê Benjamin para guardar muitas fotos de recordação. “Foi um Natal especial. Muito emocionante ver meu filho com a roupinha vermelha. Essa foi uma iniciativa muito bacana do hospital e trouxe muita alegria”, disse.

Leia mais

Papai Noel não tem idade, nem sexo: afeto é o que importa
Papai Noel chega mais cedo a hospitais do Rio
Crianças internadas e transplantadas ganham festas de Natal

Projeto Pequenos Encantos tem mesversário e ensaios fotográficos

A ação na maternidade foi uma edição extra do projeto Pequenos Encantos, que consiste em realizar atividades de mêsversário temáticos e ensaios fotográficos com os bebês prematuros internados na UTI Neonatal da unidade, para registrar a jornada dos pequenos meninos e meninas e sua evolução durante a internação. No Natal, além dos prematuros, todos os bebês que nasceram no HEAL no período natalino receberam as roupinhas.

As botinhas de Papai Noel que os recém-nascidos vestiram foram confeccionadas pela responsável técnica do serviço de Psicologia da unidade, Ediléa Oliveira. Ela se emociona ao falar do projeto e diz que se sente lisonjeada em participar.

“Fico muito feliz em poder proporcionar aos pais um momento muito especial no que concerne às emoções, ao estado psicológico da família. Sou psicóloga de formação, mas saber costurar, poder fazer a mais é sempre muito bem-vindo quando a gente fala de humanização. Porque tenho também minha identidade de costureira, que coloco em prol do bem-estar, da alegria de ver a satisfação dos pais. Não é só costura, é uma construção de afeto”, afirma Ediléa.

A vestimenta especial é uma iniciativa do setor de humanização do hospital de Niterói. Ao levar o clima de Natal para a maternidade, a ideia foi tornar o ambiente mais acolhedor e afetuoso para mães, familiares e equipes de plantão. A iniciativa leva em conta o impacto social e emocional para além dos cuidados clínicos, e fortalece os vínculos entre as pacientes e os profissionais da obstetrícia e maternidade.

Bebês vestidos de duendes encantam pais em maternidade de São Paulo

Os bebês que nasceram neste Natal na Maternidade São Luiz Star, localizada na zona Sul da capital paulista, ganharam roupinhas especiais para celebrar a data. Caracterizados de duendes natalinos os pequenos surpreenderam os papais e familiares, que puderam tirar lindas fotos para celebrar a data especial durante o período de internação.

Os bebês usaram calça vermelha listrada, com body verde e touquinha que foram personalizados pela equipe de hotelaria da unidade da Rede D’Or. No final de semana, a Maternidade Star, também recebeu a visita do Papai Noel, que passou por diversos setores assistenciais e administrativos, levando o espírito natalino a todos.

 

Bebês de maternidade e UTI neonatal ganham ensaio fotográfico

O espírito natalino também invadiu o Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or, trazendo alegria e momentos especiais para pacientes, acompanhantes e funcionários. As ações festivas, que começaram na última sexta-feira (22), incluíram a tão esperada visita do Papai Noel e um ensaio fotográfico com os bebês da Maternidade e UTI Neonatal.

Acompanhado de uma equipe musical, o Papai Noel e seus ajudantes distribuíram alegria e palavras de esperança a pacientes de todas as idades em diversas alas. Na maternidade, o clima natalino foi intensificado com um ensaio fotográfico especial envolvendo os recém-nascidos e bebês da UTI Neonatal. Fotógrafos profissionais capturaram imagens dos bebês em trajes temáticos, para marcar a data.

 

Hospital de São Paulo recebe robô dançarino em ação especial de Natal

 

Hospital Salvalus, de São Paulo, realizou no último sábado (23), a maior ação de Natal já recebida na unidade da Hapvida NotreDame Intermédica. Os pacientes internados no hospital foram surpreendidos com a presença de um robô que dança, também conhecido como Megatron, e do Papai Noel. Os pacientes ganharam lembrancinhas, como cartas com mensagens de fé e esperança.

A iniciativa, promovida em parceria com o Projeto Onco Marcella Rezende, contemplou os setores de Oncologia, Pediatria, Cuidado Paliativo, Oncologia Pediátrica, UTI Pediátrica e pacientes clínicos da unidade. O projeto foi criado pelos pais de Marcella, em homenagem à filha, que realizou o tratamento contra o câncer no Hospital Salvalus, mas não resistiu à doença.

“Minha filha era muito bondosa e solidária. Quando a Marcella faleceu, nasceu essa vontade de alegrar as crianças e familiares que estão tratando o câncer no meu coração. Passei muito tempo nesse hospital com minha filha no Paliativo e via a necessidade que as mães têm de ouvir um incentivo e receber um abraço”, afirma Carla Nascimento Rezende.

Papai Noel e super-heróis visitam crianças internadas no Amazonas

“Eu estava com muita alegria. Vi o Papai Noel, o Homem-Aranha, o Mickey e a Minnie”. As palavras de Emanuel Melo, de 7 anos, são uma síntese da comemoração do Natal no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará.

As crianças internadas na clínica e UTI pediátricas receberam visitas especiais. Um grupo de voluntários se fantasiou como os personagens animados e fez a festa da criançada e até dos adultos na unidade. Eles entregaram presentes aos pequenos.

Noemi Santos Ferreira, 9 anos, gostou de todos os personagens, mas tem um preferido. “O Papai Noel! Eu gosto mais dele. Ganhei um kit panelinha e achei muito legal! Não esperava”, contou, maravilhada.

A mãe não escondeu a felicidade ao ver o sorriso da filha. “Ela ficou muito contente quando soube que ia ganhar um presente. É um momento de descontração para as crianças que estão aqui no hospital. Um momento de alegria. A gente conseguiu ver no olhar delas o quantos elas gostaram da ação”, comemorou Rosemeire Santos Ferreira.

O influenciador digital Heitor Santorini se transformou no Bom Velhinho para visitar as crianças e fazer a entrega dos presentes. Para ele, um momento muito especial que vai ficar marcado. “Trazer essa alegria para as crianças que estão internadas, tratando de alguma doença, foi com certeza um desafio para todos nós. Sabemos que um sorriso vale muito e ficamos felizes de fazer a criançada sorrir nesse Natal“, afirmou.

Além das ações com os pacientes, o hospital promoveu uma confraternização natalina com os colaboradores. Um culto ecumênico foi realizado no jardim da unidade e contou com a presença da Banda da Polícia Militar, que apresentou um repertório com músicas de Natal.

Pacientes de hemodiálise recebem programação natalina

“Eu achei tudo muito bonito. Uma festa simples, mas cheia de todo o carisma, amor e carinho. É disso que o mundo está precisando. Da grande amizade que temos aqui”, disse Arlene da Conceição Picanço, 65 anos, que faz tratamento de hemodiálise há três anos. Ela era uma das pacientes mais animadas e emocionadas com a programação natalina que ocorreu no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará.

As visitas natalinas começaram no último dia 19 e seguiram até o último final desta semana, para levar muita música, emoção e espírito de Natal a todos os pacientes que fazem o tratamento de hemodiálise e diálise peritoneal. Todo o setor também foi decorado no clima natalino. A ação contou com a entrega de cestas básicas e sorteio de brindes, que foram arrecadados pelos próprios colaboradores, e a presença da Mamãe Noel.

Os profissionais do setor se uniram e montaram um coral, para cantar músicas natalinas como uma homenagem a todos os usuários. Em uma das apresentações, os profissionais foram surpreendidos pelos pacientes. Na tarde da última quarta-feira (20), os usuários do salão de hemodiálise Tapajós decidiram entregar uma carta com mensagens de agradecimento a todos os colaboradores do setor. Além disso, eles mesmos cantaram uma música no clima natalino, para homenagear os trabalhadores.

“Eles nos homenagearam cantando e a gente fez questão de também homenageá-los e pedir a benção de Deus a todos os técnicos, enfermeiros, médicos e outros profissionais que cuidam da gente”, contou Arlene Picanço.

Cantata de Natal – Já na manhã de quinta-feira (21), foi a vez dos colaboradores do Acolhimento realizarem a programação natalina. E mais uma vez com muita música. Os profissionais passaram dias ensaiando para uma verdadeira Cantata de Natal, que levou muita emoção a todos os presentes. Na programação, o Papai Noel também esteve presente e entregou aos usuários kits de higiene, que foram arrecadados pelos profissionais do setor.

Guilherme Pereira da Silva, de 80 anos, faz tratamento oncológico no HRBA há seis anos e se surpreendeu com a apresentação. “Eu ainda não tinha visto isso. Achei muito bom. Foi tudo lindo e excelente. Eu desejo a todos os profissionais do hospital um feliz Natal e um próspero ano novo. E que o atendimento aqui continue sendo tão bom como é e sempre foi”, agradeceu.

Com Assessorias (atualizado em 26/12/23)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!