O ano está correndo, outubro já bate à porta e é tempo de retomar uma das mais efetivas campanhas de conscientização na saúde. O Outubro Rosa, que alerta para o câncer de mama, promete uma extensa programação (em breve vamos publicar o roteiro completo por aqui). Já a partir desta terça-feira (26 de setembro), acontece a segunda edição do Primavera Rosa. Das 8h30 às 19h30, o evento, totalmente gratuito, pretende oferecer o maior número de informações para todas as mulheres que estão em busca da cura do câncer de mama.
O Solar das Palmeiras, um lindo casarão do século XIX no bairro de Botafogo, zona sul carioca, volta a sediar o evento que irá reunir, ao longo do dia, Uma equipe de voluntários, formando uma verdadeira força-tarefa entre amigos, vai ocupar o espaço com palestras envolvendo oncologistas, psicólogos, dermatologistas e mastologistas.
Além de profissionais da área de saúde, serão oferecidas consultorias individualizadas de make-up artists (maquiagem), oficina de amarração de lenços, fisioterapeutas que irão realizar sessões de drenagem linfática, desenho de sobrancelhas em henna e esmaltação das unhas. Tudo feito por especialistas que uniram forças para proporcionar um dia especial, como cada flor merece.
Para a idealizadora e organizadora do Primavera Rosa, Suely Guimarães, toda mulher, independentemente da idade, deve se prevenir. “O câncer de mama é uma das doenças que mais matam mulheres em todo o mundo. O apoio da sociedade é fundamental para que nossas irmãs, mães e amigas tenham condições de trilhar o caminho para a cura. Muito se fala sobre a prevenção e ela é fundamental. Entretanto, precisamos apoiar quem foi diagnosticado ou se encontra em fase de remissão. São para elas que levamos o nosso esforço, conhecimento e carinho.”
O time escalado por Suely para as palestras desse ano contará com a presença do diretor do Hospital Fundação do Câncer, o cirurgião oncológico e mastologista Carlos Frederico de Freitas Lima, que falará dos Avanços no diagnóstico e tratamento do câncer de mama; e do Dr. Renato Battaglia, para falar especificamente sobre Direitos das pacientes com câncer de mama – ambos ficarão à disposição das participantes para tirar dúvidas e conversar.
Cuidados com a pele e sexo após o câncer de mama
O professor de Yoga, Thiago Leão, do Instituto Hemógenes, discursará e dará dicas sobre a importância da atividade física nesse momento. Temas variados, como Oncofertilidade – com Paulo Gallo, especialista em reprodução humana assistida; Cuidados com a pele antes, durante e depois do câncer de mama – com Curt Mafra Treu, coordenador do departamento de cirurgia e oncologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, e o cirurgião plástico, Bernardo Rômulo Soares – também serão debatidos no decorrer do dia. Para fechar o ciclo de palestras, Marcelo Moreira, do INCa RJ, passará toda sua experiência sobre a Reconstrução da mama.
Além de abordar o assunto Sexo após o câncer de mama, a psicóloga e sexpert Tatiana Presser promete animar ainda mais o dia das participantes com sorteio de produtos da sua linha erótica e de exemplares do livro “Vem transar comigo”, também de sua autoria. Pocket Show, com Rô Casé, e um bate-papo descontraído com a psicóloga Gláucia Pina Guimarães Porto estão incluídos nas diversas atividades que irão acontecer. Ainda na parte estética, o PRIMAVERA ROSA contará com o talento do tatuador Rodrigo Catuaba, especializado em reconstrução da aréola e cobertura artística de cicatrizes decorrentes à cirurgia de mastectomia. Para este procedimento será necessário o envio prévio de um laudo médico autorizando.
Apoio de empresas
Como não poderia ser diferente, o Primavera Rosa rendeu novas parcerias. A rede de restaurantes Abbraccio e produtos das marcas Episol, Surya, Weleda e BAIMS, “brotaram” para reforçar ainda mais o nosso jardim e promover um dia gostoso, de beleza, autoestima e muita informação para quem busca o caminho da cura. “O Primavera Rosa só é possível pela doação dos envolvidos. As empresas doam produtos e os palestrantes e profissionais envolvidos doam seu tempo e sua expertise. Em meio a toda esta crise financeira do País, aqueles que conseguem abrir mão do seu dia de trabalho em prol do outro é louvável. É uma tarefa árdua e somente com muita vontade conseguimos.”, concluiu Suely.
O Primavera Rosa 2017 é uma ação entre amigos, todos voluntários, que não arrecada fundos para nenhum tipo de ONG ou afins. O evento é gratuito, com vagas limitadas. Inscrições gratuitas pelo site www.e-inscricao.com/prima