Maria da Glória Carreiro, de 85 anos, foi uma das primeiras cariocas a tomar a nova vacina contra a covid-19, atualizada para a cepa XBB, que passou a circular no Brasil nos últimos tempos. “Eu sempre venho, acho muito importante tomar todas as vacinas. Já tomei a vacina da gripe faz tempo! Agora é covid. Eu estou sempre chamando as minhas amigas para vir, hoje vim com a Muraro”, disse a usuária do Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto. 

 

Com os 93 anos chegando, Gemi Muraro disse que já perdeu as contas de quantas vacinas já tomou e quantas ainda deve tomar: “Vejo que está liberado, venho logo. Acho que todos deviam fazer o mesmo. Eu com a minha idade preciso me cuidar. Aqui é tão pertinho da minha casa, e eu adoro o pessoal que vacina a gente aqui”, disse a frequentadora do CMS.

Gemi Muraro, de 93 anos, foi uma das primeiras a tomar a nova vacina da Covid-19 no Rio de Janeiro (Fotos: Edu Kapps / SMS-Rio)

A vacinação atualizada para a cepa XBB, subtipo da variante ômicron que atualmente predomina nas análises de sequenciamento genômico, foi iniciada no último dia 28 de maio pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS). Inicialmente, a campanha era voltada para idosos com 85 anos ou mais e se estendeu nesta esta sexta-feira (7) para pessoas acima de 60 anos.

A atual etapa da campanha também contempla idosos internados em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), independentemente da faixa de idade. Outras idades serão contempladas nas próximas semanas, de maneira escalonada, conforme o cronograma de envio de doses pelo Ministério da Saúde. “As pessoas devem ficar atentas ao calendário, para não perder a data da nova dose, que tende a se tornar anual”, diz o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Segundo ele, a cidade segue com um “cenário confortável para a covid-19″, mas ainda é uma doença de preocupação. “Por isso as pessoas devem procurar uma unidade de saúde e tomar essa atualização da vacina e a gente conseguir manter esse cenário”.

Para Soranz, atualizar a vacinação da covid-19 contra a cepa predominante será fundamental para o controle dos indicadores da doença, assim como acontece anualmente com a gripe. “A covid-19 já provocou muitas mortes e foi controlada graças à adesão da população à vacina. Não podemos dar chance para a doença”, diz o secretário.

Leia mais

Covid-19: nova vacina vai proteger contra variante XBB
Subvariante XBB.1.5 da covid-19 tem alta em São Paulo e no Rio
Nova vacina contra a Covid-19 é aprovada pela Anvisa

Onde e quem pode tomar a vacina?

No mês de maio, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu do Ministério da Saúde o primeiro lote da nova vacina contra a Covid-19 e distribuiu mais de 46 mil doses aos 92 municípios do estado. É necessário aguardar pelo menos três meses desde a última dose de vacina contra a covid-19 para receber a vacina atualizada contra covid-19/XBB.

Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, profissionais e trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e outros grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde também poderão tomar o imunizante. A relação dos grupos prioritários está disponível no site da Secretaria Municipal de Saúde, no link saude.prefeitura.rio.

No dia 18, a campanha passa a contemplar adultos com comorbidades sem necessidade de apresentação de laudo médico, bastando histórico clínico, receitas ou qualquer outro documento de comprovação.

A vacina estará disponível em todas as 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade, além do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona todos os dias, das 8h às 22h; e do Super Centro Carioca de Vacinação de Campo Grande, localizado no ParkShoppingCampoGrande, que também abre todos os dias, de acordo com o horário de funcionamento do centro comercial.

Vacinação em Nilópolis

Em Nilópolis, na Baixada Fluminense, a Secretaria de Municipal de Saúde iniciou a vacinação com as 500 doses da XBB, da fabricante Moderna, que chegaram do Ministério da Saúde, por intermédio do governo do Estado, na última segunda-feira (3/6).

Desde fevereiro, a aplicação da vacina bivalente está liberada para pessoas a partir dos 6 meses de idade e não houve interrupção no atendimento nos cinco postos de saúde que estão funcionando como pontos de vacinação. Somente no Posto Central, o atendimento é para maiores de 12 anos. Todos os postos funcionam das 9h às 16h.

Com informações das secretarias municipais de Saúde do Rio e de Nilópolis

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *