Pacientes do Hospital Ortopédico da AACD em São Paulo se surpreenderam com uma ação inesquecível nesta quinta-feira (12/12). Papai Noel e seus ajudantes duendes desceram de rapel para limpar a fachada da instituição e interagiram com pacientes e colaboradores pelas janelas dos quartos e corredores dos andares de internação.

A ação foi promovida pela Sapore, empresa contratada para a limpeza do hospital, com o objetivo de trazer alegria aos pacientes, acompanhantes, colaboradores e voluntários da AACD, mostrando que até atividades cotidianas podem ser realizadas de um jeito diferente. Dentro do hospital, também vestido de Papai Noel. o apresentador João Silva – filho do Faustão – distribuiu presentes, criando uma lembrança especial para este final de ano.

Para mim foi muito especial conseguir arrancar sorrisos. Entendemos que cada uma dessas pessoas, que passa por dificuldades, olha para o mundo de uma forma diferente. Então, ajudar traz esperança para as crianças e para os adultos que estão participando. E também criamos memórias afetivas”, disse João.

A humanização é um elemento muito importante no cuidado prestado pela AACD. Sempre colocamos os nossos pacientes no centro de tudo que fazemos e essa ação colabora para que eles vivenciem experiências leves, positivas e acolhedoras ao longo dos tratamentos. Ótimo contar com a parceria da Sapore e concluir este ano com um momento mais do que especial”, afirma Silvia Alves Paz, superintendente da AACD.

 

O que nós oferecemos são atividades do dia a dia, como cozinhar, servir e limpar. Mas, por que não fazer isso de uma forma diferente? Foi assim que surgiu a ideia de contratar uma equipe de rapel para simular a limpeza da fachada”, explica Daniel Mendez, fundador e presidente da Sapore.

Segundo ele, a empresa já é parceira da AACD e valoriza o carinho e cuidado que os profissionais da instituição dedicam aos pacientes e suas famílias. “Por isso, pensamos em uma maneira de tornar este período festivo do final de ano ainda mais alegre para todos”, completou.

A AACD é referência em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. Com mais de 70 anos, a instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida.

Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, a AACD possui unidades próprias localizadas em São Paulo, Mogi das Cruzes e Osasco (SP), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Uberlândia (MG).

 

Leia mais

Hospital ‘embrulha’ recém-nascido como presentinho de Natal
Crianças internadas e transplantadas ganham festas de Natal
Visita de Papai Noel emociona idosos em hospital do Rio
Coral leva verdadeiro sentido do Natal para dentro de hospitais
Espírito natalino ‘invade’ hospitais e UPAs do Estado do Rio

Papai Noel visita maternidade em Madureira

Davi realizou o sonho de ver e abraçar Papai Noel (Fotos? Edu Kapps / SMS)

No Rio de Janeiro, Papai Noel iniciou sua temporada de visitas pelas unidades de saúde da rede municipal na última terça-feira (10) e emocionou pacientes e famílias ao levar sorriso e brinquedos ao Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. O Bom Velhinho chegou tocando o sininho, distribuindo abraços e presentes para crianças que nasceram na unidade e continuam em acompanhamento especial.

Além de emocionar os pequenos, a visita também deixou os responsáveis contentes com o carinho e cuidado do velho Noel, que pôde levar alegria e leveza por alguns momentos nesta época de fim de ano. Para Vânia da Silva, o espírito natalino é essencial para ensinar sobre união e o carinho que deve existir entre todos.

O meu filho, Davi, nasceu aqui. Ele fica super-ansioso para ver e abraçar o Papai Noel. No Natal, podemos ver essa união e paz. É muito importante que o meu filho veja esse amor e carinho entre as pessoas. O espírito natalino traz alegria e esperança para as crianças”, disse Vânia.

Além do convidado especial, a comemoração contou com brincadeiras, teatro infantil e música. Sandreia de Almeida, mãe da Beatriz, frequenta a unidade há 13 anos e afirma que esses momentos influenciam na evolução do tratamento de sua filha.

“Beatriz gosta muito das festas de Natal. Ela fica alegre assistindo ao teatro, sorri com a chegada do Papai Noel e ainda ganha presente. Nós frequentamos o hospital desde que ela nasceu. Esses momentos, que parecem bobos, ajudam na sua evolução”.

Papai Noel faz parada especial em hospital público do Rio

Já na manhã desta quarta-feira, 11/12, Papai Noel fez uma parada especial no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Com seu tradicional traje vermelho, o Bom Velhinho distribuiu amor e esperança para as crianças. A ação, promovida pela equipe do hospital e por voluntários, contou com momentos de interação e muita alegria, trazendo um clima natalino para os pequenos pacientes e suas famílias.

Com músicas natalinas, decoração festiva e uma energia contagiante, o hospital se transformou em um espaço de alegria e acolhimento. As crianças, acompanhadas por familiares, foram surpreendidas com a visita do Bom Velhinho. Com brilho nos olhos, os pequenos receberam um abraço caloroso do Papai Noel.

Fomos pegos de surpresa, e para meu filho foi incrível! Ele ficou muito feliz, foi a primeira vez que viu o Papai Noel. Foi muito bom sentir essa energia boa, que nos tirou, mesmo que por um momento, a sensação de estarmos dentro de um hospital“,  afirmou Eduarda de Assis, mãe de Johnn Eduardo, de um ano.

Para os pais, a visita do Papai Noel também foi um respiro: “É muito importante, tanto para as crianças quanto para nós mães, para que a gente tenha uma distração num momento muito difícil como esse. O sorriso dos nossos filhos já melhora tudo”, disse, emocionada, Ester Alves, mãe de Liz, também de um ano.

Ao fim da visita, Papai Noel despediu-se com um “Ho, ho, ho” contagiante, mas deixou algo ainda mais valioso: uma atmosfera de alegria, união e esperança. Para a diretora do hospital, Claudia Nastari, foi uma oportunidade de oferecer conforto e alívio às famílias.

Esses momentos diferenciados durante o ano, como o Natal, é muito importante realizar essas ações para, de certa forma, desconectar da cabeça das crianças que aqui é um lugar da doença. Procuramos sempre trabalhar esses eventos para tirar o foco do sofrimento e levar para a fantasia, sonho e alegria”, disse a diretora.

Até o dia 25 de dezembro, a magia do Natal passará por várias unidades da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *