A festividade do Natal neste ano vai ser diferente para Miklecia da Silva. Ela vai passar os dias 24 e 25 no Hospital Municipal Miguel Couto, no Rio de Janeiro, junto com o seu filho Guilherme. Após sofrer um acidente, a criança está há três meses internada e vai passar o Natal no hospital.

O importante é a melhora do meu filho. Eu tenho fé que vamos retornar para casa logo”, conta Micklecia.  Ela renovou sua esperança nesta sexta-feira (16), dia do seu aniversário, com uma visita inesperada. Com a sua roupa chamativa vermelha e branca, o gorro, a barba branca e longa e o sino para avisar da sua chegada, Papai Noel percorreu as alas do hospital para conversar com os pacientes e entregar presentes.

Nas enfermarias pediátricas, a chegada do Bom Velhinho foi marcada por olhares curiosos, sorrisos e braços abertos à espera de presentes e abraços. Por um momento, as crianças puderam esquecer a saudade de casa, da família e da rotina pesada que é estar em uma unidade hospitalar.

‘Tem muita criança que não vai passar o Natal em casa’

Desde o dia 10 de dezembro que Papai Noel está visitando os hospitais municipais, compartilhando o espírito natalino com muita dedicação e amor. Faltando apenas cinco dias para o Natal (25), o Bom Velhinho levou alegria e distribuiu presentes para as crianças internadas no Hospital Municipal Miguel Couto (HMMC) e no CER Leblon (Centro de Emergência Regional) nesta sexta-feira (20).

Já no Hospital Municipal Souza Aguiar, a visita aconteceu na quinta-feira (19). Ao lado de uma  árvore de Natal e ao som das músicas do coral da AMPERJ, surgiu o Bom Velhinho, descendo as escadas para saudar todos que ali o aguardavam. A ação também contou com a distribuição de presentes para mais de 40 crianças internadas nos setores pediátricos das unidades que compõem o complexo.

Para Brenda Paranhos, pizzaiola de 23 anos, que acompanha o seu filho Heitor Felipe, de 2 anos, na enfermaria do Souza Aguiar, no Centro do Rio, trazer o Natal para dentro do hospital pode mudar a rotina de uma criança internada.

Tem muita criança que não vai passar o Natal em casa, então, trazer o Natal para o hospital ajuda muito. O meu filho tem dois anos e já está internado há mais de um mês. Não é nada fácil! Quando ele viu o Papai Noel, primeiro ficou assustado, mas logo se soltou. Como toda criança, ele gosta do presente.”

Leia mais

Papai Noel chega em hospital a bordo de caminhão dos bombeiros
Papai Noel e duendes descem de rapel e surpreendem pacientes
Papai Noel não tem idade, nem sexo: afeto é o que importa

‘Eu nunca tinha visto uma visita do Papai Noel em hospital’

 

Papai Noel também emocionou Bernardo Freitas, de 6 anos. Internado há dois dias na enfermaria do HMMC e acompanhado da mãe Gilcassa Freitas, o pequeno logo cumprimentou o responsável pela magia natalina e recebeu com muita felicidade as suas lembranças.

Natal pra mim é família e com encontros de pessoas especiais da minha vida. Eu nunca tinha visto uma visita do Papai Noel em hospital e foi maravilhoso. Até eu ganhei um presente e o meu filho ficou muito feliz. Tenho fé que eu vou voltar para casa com o meu filho bem”, conta a mãe.

A celebração teve início no saguão principal do Hospital Municipal Souza Aguiar, onde mais de 30 profissionais e acompanhantes puderam tirar fotos ao lado da árvore de Natal, contemplar a apresentação do coral da AMPERJ e presenciar a tão esperada chegada do Papai Noel.

‘Papai Noel disse que vai me ver de novo lá em casa’

O clima de Natal também chegou mais cedo ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Nesta sexta-feira (20), mais de 140 pacientes foram surpreendidos com a visita do Papai Noel, que distribuiu presentes e espalhou alegria e esperança por onde passou.

Para as crianças e pais que aguardavam atendimento no ambulatório, a espera se tornou mais agradável com a chegada do Bom Velhinho, que, além de distribuir abraços, presenteou os pequenos com bonecas, bolas, jogos educativos e diversos outros brinquedos.

O pequeno Lucas, de oito anos, não escondeu a felicidade ao encontrar o Papai Noel. “Ele disse que vai me ver de novo no dia 24, lá em casa, e me dar mais um presente”, comemorou o garoto, que recebeu uma bola e um carrinho.

Na ala da Pediatria, a visita encantou ainda mais crianças e teve um sabor especial para aquelas que vão passar o Natal hospitalizadas. “Eu tomei um susto quando vi o papai Noel, não esperava, mas eu amei a surpresa”, contou Sophia, que veio do Rio Grande do Norte para realizar tratamento no INTO.

Acompanhado da Mamãe Noel e seus duendes, o Papai Noel percorreu também os corredores das enfermarias e do CTI, contagiando os adultos com o espírito natalino. “Foi um momento maravilhoso, trouxe um grande conforto para o meu coração”, relatou emocionada Maria de Lourdes, manauense que, como presente, recebeu a alta médica e poderá passar o Natal com sua família.”

Iniciativas para humanizar a hospitalização

A ação no Into foi uma iniciativa da Área de Voluntariado em parceria com a Área de Humanização do Instituto, que se uniram para tornar o Natal mais especial para os pacientes. Os presentes foram arrecadados por meio de doações dos próprios funcionários e voluntários das áreas envolvidas.

A ideia foi reduzir o estresse causado pela internação e proporcionar momentos de descontração, ampliando o bem-estar desses pacientes para além da assistência médica”, concluiu a enfermeira da Área de Política Nacional de Humanização do INTO, Viviane Carius.

Para a diretora geral do Complexo Hospitalar Souza Aguiar, Paula Travassos, eventos dessa natureza podem mudar o dia de um paciente, especialmente quando falamos em pediatria.

“Ações como essa conseguem impactar positivamente a vida de uma pessoa, seja paciente ou funcionário. Todos são envolvidos pelo espírito do Natal, voltam a ser crianças e querem fazer fotos com o Papai Noel. Mas para as crianças é ainda mais especial, o brilho no olhar, o sorriso e a alegria de cada uma delas não tem preço! Sem dúvida, um evento como esse torna a rotina da internação e o ambiente hospitalar muito mais leve”, disse a diretora.

O diretor do Hospital Miguel Couto, Cristiano Chame, acompanhou cada minuto da visita e a entrega dos presentes para os pacientes. “A gente tem um Papai Noel que vem da Secretaria Municipal de Saúde para amenizar a dor com doses de alegria para as crianças internadas neste período. É sempre um prazer proporcionar este momento único que traz tantos benefícios para os nossos pacientes”, disse o diretor.

Com Assessorias
Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *