Outubro Rosa está chegando ao fim e para marcar a última semana do mês nacionalmente reconhecido pela conscientização da população à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, ViDA & Ação preparou um roteiro especial caprichado. Confira!

‘Mulheres Amigas’ tem mamografia gratuita em SP

A Américas Amigas, uma Organização da Sociedade Civil e Entidade Promotora dos Direitos Humanos (Oscip) voltada ao atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, está promovendo, com patrocínio de várias empresas, a ação “Mulheres Amigas”, no âmbito do Programa de Doação de Exames de Detecção e Diagnóstico de Câncer de Mama.

A expectativa é de que a ação – que leva mamografia e outros exames gratuitos às mulheres – beneficie 10 mil mulheres nos meses de outubro, novembro e dezembro. As informações e pré-cadastro estão disponíveis neste link.

Em razão da queda de exames de mamografia durante a pandemia do Covid-19, a Cyrela, no dia 24 de outubro levou a Carreta de Mamografia até a Avenida Paulista, como forma de chamar a atenção para a campanha “Mamografia 40+” e a importância do diagnóstico precoce.

Esse é o terceiro ano que a Cyrela apoia a entidade. Em 2019, a companhia doou R$ 500 para cada apartamento da Vivaz, marca voltada para o segmento econômico, comercializado no mês de outubro. Em 2020, a mesma ação se estendeu também para as marcas Cyrela e Living, de alto e médio padrão, respectivamente.

Além de conscientizar e informar sobre o câncer de mama, câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, a Cyrela apoia o programa com o propósito de disseminar mensagens de apoio a pacientes diagnosticadas.

Marca promove lives e doa parte das vendas

Assim como nos demais países, a Estée Lauder Companies abraçou a campanha Outubro Rosa também no Brasil e firmou parceria com a ONG Américas Amigas, que promove ações de combate e prevenção à doença voltadas para a população de baixa renda. Neste ano parte do lucro obtido com a venda de produtos será revertida em doação para a Oscip, com sede em São Paulo.

Durante o mês de outubro a marca apresenta lives semanais com especialistas em saúde para compartilhar informações sobre o câncer de mama. No dia 21, o tema foi “Câncer de Mama, Auto Cuidado e Bem Estar Emocional” e no dia 28, “Alimentação e Câncer, últimos estudos sobre o assunto”. A transmissão tem início às 18h no Instagram da Estée Lauder Brasil e Clinique Brasil.

A Estée Lauder Companies atua no combate ao câncer de mama desde que Evelyn H. Lauder co-criou a Pink Ribbon e iniciou a campanha, em 1992. O movimento atualmente apoia mais de 60 organizações em todo o mundo e já arrecadou mais de US$ 99 milhões em fundos para educar, apoiar e contribuir para a erradicação da doença.

Papo Rosa tem lançamento de livro sobre o tema

Nosso Papo Rosa reúne Maria Julia Calas e Sabrina Chagas, autoras de livro sobre câncer de mama (Foto: Wagner Assis / Divulgação)

Neste sábado (30/10), às 10h, acontece o ‘Nosso Papo Rosa’, um evento gratuito e online com diversos especialistas da área da saúde para esclarecer mitos e dúvidas das pessoas sobre o câncer de mama. Também será lançado o livro de mesmo nome do evento, de autoria das médicas Sabrina Chagas e Maria Júlia Calas, que tem o intuito de mudar este cenário. O evento será transmitido pelo canal Nosso Papo Rosa, no Youtube.

A obra nasceu como um projeto que visava levar ao público em geral a conscientização do câncer de mama, para que aqueles que estivessem passando por este “momento de travessia” não se perdessem em informações equivocadas e pudessem navegar conscientes de todo o percalço. O objetivo do projeto, afirmam as médicas, é “trazer acolhimento e esclarecimento, amparar de forma amorosa aqueles que passam por obstáculos e dificuldades e enfrentam a doença”.

Em 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de oito mil casos tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. Isso representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do Inca.

Live sobre câncer de mama em idosas acima de 80 anos

O câncer de mama é a doença a que mais acomete mulheres brasileiras. Atualmente, a enfermidade atinge mais de 60 mil mulheres por ano no país, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer) e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de tumores diagnosticados no país. Ao contrário do que se pensa, a doença acomete principalmente mulheres após a menopausa, podendo se estender até os 80 anos ou mais.

Com foco no público feminino 80+, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) realiza uma na terça-feira (26/10), às 19h30, no Instagram da entidade, sobre a Campanha Outubro Rosa. Serão abordadas “Perguntas e Respostas sobre Câncer de Mama em idosas 80+”. Participarão da live as médicas Christiane Machado, diretora científica da SBGG e Theodora Karnakis, da Comissão de Oncogeriatria da sociedade médica.

Com Assessorias (atualizado em 30/10/21)

 

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *