Para muitas pessoas, a raiva é uma emoção indesejada e controlá-la é uma missão impossível.  No filme Divertida Mente, sucesso de bilheteria cuja sequência está em cartaz nos cinemas brasileiros, a raiva é uma emoção caracterizada por um personagem que perde a paciência com facilidade e desconta sua fúria em todos os que estão por perto.

A representação lúdica da animação da Pixar permite visualizar o sentimento, considerado um dos mais básicos da psicologia humana, que pode aparecer em momentos inoportunos e causar consequências negativas, conforme o Instituto de Psiquiatria do Paraná (IPPr). 

Entretanto, algumas áreas do saber trazem fundamentos e métodos que podem ajudar a lidar melhor com ela. Segundo o IPPr, no campo da psicologia e da psiquiatria, pessoas que apresentam problemas mais intensos com a raiva podem procurar ajuda com um terapeuta cognitivo-comportamental.

Os profissionais podem ajudar a identificar os pensamentos automáticos e as distrações que fazem com que a pessoa sinta raiva cotidianamente.  Após a identificação, o terapeuta pode ajudar o paciente a reestruturar os pensamentos, fazendo com que ele interprete as situações de forma mais realista.

Do ponto de vista da hipnose, uma das formas de controlar a raiva é utilizando a respiração. De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH), respirar é uma forma de acalmar a mente e o corpo em situações diversas, inclusive em momentos tomados por tensão e irritabilidade.

A SBH afirma que também é possível identificar os gatilhos e utilizar a distração, o relaxamento muscular, o pensamento crítico ou a comunicação assertiva para diminuir a tensão do corpo e da mente. Além disso, técnicas específicas de hipnose podem ajudar a acessar os gatilhos e aliviar o sentimento de raiva.

Leia mais

Divertida Mente 2: como aceitar as emoções e incertezas da vida
Divertida Mente 2: ansiedade, se não equilibrada, vira transtorno
Divertida Mente 2: ‘Não existe vida sem frustração, nojo e medo’
Divertida Mente 2: como lidar com os humores dos adolescentes?
Divertida Mente 2: como pais podem entender os filhos adolescentes?
Além da ansiedade: por que ‘Divertida Mente 2’ também é filme para adultos?

Interação com objetos

Pesquisa realizada por uma equipe da Universidade de Nagoya, no Japão, mostrou que a interação com objetos físicos também pode ajudar a controlar o humor de uma pessoa, inclusive o sentimento de raiva. Para a realização do estudo, foram recrutados participantes que deveriam escrever um artigo. Em seguida, eles foram avaliados de forma negativa e insultuosa, o que gerou tensão e estresse.

Depois dessa etapa, os pesquisadores convidaram os participantes a escrever os pensamentos negativos em um pedaço de papel, instruindo um grupo a descartar o papel na lixeira e outro a manter na mesa. Após a instrução, foi observado que as pessoas que jogaram fora o papel com os pensamentos escritos retornaram mais rapidamente ao estado inicial de calma.

Vermelho de Raiva: o personagem raivoso é sucesso em Divertida Mente 2 (Foto: Pixar Divulgação)

O que a Astrologia ensina sobre a raiva

A astrologia é um campo de estudo que utiliza a posição dos astros no céu para obter informações sobre diferentes assuntos da vida humana, sendo assim, por meio dos planetas e demais elementos, é possível compreender mais sobre o trabalho, a vida afetiva, os laços familiares, entre outros temas.  Além desses assuntos, os astros também podem ajudar a entender questões do campo emocional.

De acordo com a Astrologia, há elementos do mapa astral que ajudam a entender como cada indivíduo lida com as próprias emoções, sendo uma espécie de guia para as situações em que a raiva se torna presente. O documento apresenta a posição dos astros no céu, no momento do nascimento. Tais informações auxiliam na compreensão aprofundada sobre a personalidade.

Segundo Cláudia Lisboa, professora do curso “Astrologia Luz e Sombra”, a raiva é um sentimento que, quando alimentado, gera um buraco interno que causa mal a quem sente. Além disso, as reações explosivas e agressivas podem machucar pessoas do convívio próximo.

A astróloga afirma ser importante ter soluções que auxiliem na compreensão e no controle desse sentimento. Na Astrologia, a raiva está associada à posição de Marte no mapa astral, por isso, uma análise mais aprofundada pode ajudar no processo.  Segundo Cláudia Lisboa, Marte rege Áries, que é do elemento fogo, conhecido por ter muita intensidade e atitude. Segundo ela, o que traz o equilíbrio é a racionalidade, o pensar com a cabeça e não somente com o coração.

É você ter os dois lados, deixar emergir um sentimento irracional e, ao mesmo tempo, parar dois minutos para respirar, caminhar e racionalizar. Vale a pena entrar no conflito ou vale a pena pensar em soluções diplomáticas para lidar com ele? Não é deixar de lado, porque a raiva ficará acumulada e gerará ressentimento pernicioso para a saúde física, emocional e espiritual”, orienta Cláudia.

A profissional explica que, ao olhar o posicionamento de Marte no mapa, é possível entender como cada pessoa lida com a raiva e, assim, compreender o que deve ser feito para controlá-la. Um exemplo usado por Cláudia é o de seu próprio mapa, que tem Touro posicionado nesse astro.

A configuração, segundo ela, aponta que a pessoa tende a acumular a raiva para não desagradar os outros e evitar o conflito. No entanto, em algum momento, esse sentimento aparece. Quando isso acontece, gera mais caos. No caso desse posicionamento, a astróloga aponta que a solução para lidar com a raiva é dar energia para o corpo, fazer uma atividade física e aprender a conversar antes que o sentimento apareça destrutivamente.

Com Assessorias

 

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *