Já é um fato que o ciclismo faz parte da vida do niteroiense. Além de manter o recorde de ter a ciclovia mais movimentada do Brasil, com uma média de mais de 140 mil passagens mensalmente no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, a cidade de Niterói tem ótimos motivos para celebrar a  Dia Mundial da Bicicleta, em 3 de junho, com o sucesso do programa NitBike entre a população.

Desde a inauguração em julho de 2024, o sistema gratuito de compartilhamento de bicicletas bateu a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos.  Os “nikitinhos” não ficaram para trás: foram mais de 80 mil viagens nas bikes mirins. O NitBike já ultrapassou a marca de 115 mil usuários cadastrados. A média do sistema atualmente é de 6 mil viagens por dia.

É um orgulho ver o quanto Niterói avançou e se consolidou como a cidade da bicicleta. Foi um caminho construído com muito trabalho, enfrentando resistências e contando com o apoio fundamental dos movimentos sociais e ciclo-ativistas, que nos ajudaram a mudar a cultura da mobilidade urbana”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

Mais movimentada que a Faria Lima em SP

A ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói a Icaraí, ultrapassou em maio a marca de 1,8 milhão de bicicletas que já passaram pelo local desde o início da contagem, em janeiro de 2024. Desde a inauguração, o trecho se tornou o mais movimentado do Brasil, superando a ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo. O equipamento registra uma média de 5 mil ciclistas por dia de semana e 140.900 por mês.

“O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, diz o prefeito, animado. A estimativa é de que mais de 453 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera graças à iniciativa.

O aluguel das bicicletas é feito por meio do aplicativo do programa, que está disponível para IOS e Android. As viagens são gratuitas e limitadas a uma hora, sem limites de quantidade de viagens por dia, desde que respeitado um intervalo de 15 minutos a cada uma hora de viagem. Caso o usuário exceda o limite de uma hora, será aplicada uma tarifa de R$ 8.

Oferecido pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, o projeto conta com 568 bicicletas para adultos e 32 para crianças, e 50 estações, localizadas na região mais movimentada da cidade, no Centro e nos bairros do entorno: São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Centro, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

Malha cicloviária cresceu mais de 450% em 12 anos

Nos últimos 12 anos, Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, saindo de cinco quilômetros para 86 quilômetros em 2025. Além de implantar novos trechos, a malha cicloviária do município está em processo constante de aprimoramento, baseando-se na experiência dos últimos anos para buscar soluções inovadoras.

Niterói conta com o Bicicletário Arariboia, o mais movimentado do Brasil, e continuamos investindo na ampliação constante da nossa malha cicloviária. Na última semana lançamos o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que vai conectar a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros.  Vamos também ampliar a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná, que já é a mais usada do país”, anunciou o prefeito.

Além disso, a cidade possui 11 totens com a tecnologia Contabike estrategicamente posicionados por ciclovias de Niterói. Os mecanismos integram um sistema que contabiliza as informações coletadas em tempo integral e abastecem um banco de dados para apoiar a elaboração de políticas públicas voltadas à mobilidade.

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Incentivo à ‘cultura da bicicleta’ na cidade

Para Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura, o sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos.

No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói”, afirma.

Ainda segundo ele, essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade.

O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção.

7 mil viagens de bikes compartilhadas em um único dia

A grande adesão da população ao programa é fruto de um investimento consistente do Município em promover a cultura da bicicleta. A própria Coordenadoria Niterói de Bicicleta, que já existe há 10 anos, é símbolo do empenho e do envolvimento da população com a vida em duas rodas.

Niterói tem tudo a ver com bicicleta e ter um sistema de bikes compartilhado é uma porta de entrada pra quem ainda não se apaixonou pelo ciclismo. Nossos números refletem o quanto o niteroiense já tem a prática como cultura popular: chegamos a registrar 7 mil viagens em um único dia”, afirmou o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.

Em 2025, o programa termina a primeira fase de implementação. “Já estamos animados com o sucesso que teve com a população. Estamos acompanhando de forma estratégica a expansão da malha cicloviária da cidade e caminhamos para ter uma Niterói cada vez mais interconectada. O recurso público está sendo bem aplicado e, acima de tudo, é um sistema gratuito que está à disposição de todos”, afirma.

Novo bicicletário para atender usuários de catamarãs

O Bicicletário Arariboia é outra grande conquista para o setor. Localizado estrategicamente ao lado da Estação das Barcas, no Centro, o espaço foi ampliado recentemente e agora conta com 850 vagas de bicicletas. Totalmente gratuito, o local oferece comodidade e estrutura para os ciclistas que utilizam a travessia Niterói-Rio e que circulam pelo Centro da cidade.

O bicicletário conta com dispositivos para carregamento de bicicletas elétricas, calibrador elétrico e um espaço multiuso destinado à realização de cursos, oficinas e palestras sobre a cultura da bicicleta. Além do aumento da capacidade, o bicicletário tem sistema de controle de acesso, banheiros para os ciclistas e segurança 24 horas.

Em breve, a Prefeitura de Niterói dará início ao projeto de construção de um bicicletário semelhante ao da Praça Arariboia em Charitas, para atender aos usuários do catamarã e ampliar a estrutura cicloviária da cidade.

Nova ciclovia deve ficar pronta em dois anos

E não para por aí: com obras de infraestrutura, mobilidade e urbanismo, a Prefeitura vai transformar a Alameda São Boaventura, na Zona Norte. Um dos destaques da intervenção é a construção de uma ciclovia no canteiro central da via, com três quilômetros de extensão, ligando o Hospital Municipal Getulinho ao Ponto Cem Réis.

O percurso será ininterrupto e totalmente segregado do tráfego de veículos, alternando trechos em superfície e uma plataforma sobre o canal — que não será totalmente coberto — com áreas abertas para o escoamento da água e manutenção. A estrutura contará com guarda-corpo e muretas de proteção para garantir a segurança dos ciclistas.

Além da rota da Alameda, uma nova ciclovia será implantada no trecho norte da Avenida Marquês do Paraná, entre a rua São Lourenço e a Avenida Amaral Peixoto, criando uma conexão direta entre o Fonseca, o Centro e Icaraí. Com a intervenção, as ciclovias da Marquês do Paraná, Amaral Peixoto, Rua São Lourenço e da Alameda serão integradas, contribuindo para a formação de uma malha cicloviária segura.

A obra representa um avanço no sistema cicloviário de Niterói, oferecendo à população da Zona Norte uma alternativa de deslocamento segura, acessível e sustentável. Como complemento, a cidade ainda promove outros projetos voltados para o ciclismo local.

O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução das obras será lançado nos próximos dias. A previsão é de que as intervenções durem 24 meses, a partir da assinatura do contrato e da publicação da ordem de início.

Fonte: Prefeitura de Niterói

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