Mulheres sentem aumento na percepção de mais problemas de saúde mental

69% das mulheres dos 40 anos ou mais ouvidas em pesquisa relatam perceber mais pessoas com problemas de saúde mental ao seu redor

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Criado em 2014, o Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para assuntos relacionados à saúde mental e emocional das pessoas e conscientizar que, assim como o corpo, a mente também deve ser cuidada. De suma importância, durante este mês, são feitas inúmeras campanhas de conscientização em todo o país.

E conforme constatou o Trocando Fraldas em seu mais recente estudo, 59% das brasileiras vêm percebendo um aumento nos problemas de saúde mental em seu entorno. Principalmente as mulheres dos 40 anos ou mais, com pelo menos 69% das participantes. Já entre as mais jovens, dos 18 aos 24 anos, 43% não percebem essa diferença.

Roraima é o estado em que mais mulheres tiveram esta percepção, com 75% das participantes. Em Minas Gerais e no Distrito Federal, pelo menos 63% das entrevistadas têm este conhecimento. Já no Rio de Janeiro e no Paraná, o percentual é de 61%. E o estado com o menor percentual de participantes que percebem este crescimento de problemas de saúde mental é o Amapá, com 47% da população.

Esta diferença é percebida justamente pelos altos percentuais de pessoas com algum problema de saúde mental, como depressão, ansiedade, estresse contínuo e outros. E por isso, 44% das entrevistadas tem algum parente ou amigo com problemas de saúde mental. Sobretudo as mulheres dos 50 anos ou mais, com 66% delas.

Os dados por estado demonstram que Minas Gerais é o estado em que mais mulheres conhecem alguém com algum problema, 52% delas. No Rio de Janeiro e em Santa Catarina, pelo menos 45% têm contato com parentes ou amigos que apresentam algum problema de saúde mental; e em São Paulo, 44%. Já o Acre é o estado com o menor percentual, com 32% das entrevistadas.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!