Com o tema Uma vez doador, sempre doador, os torcedores do Flamengo entram em campo para marcar um golaço em doação de sangue, na Campanha Raça, Amor e Sangue, realizada pelo Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis (RJ), entre 16 e 28 de setembro. Tradicional na região do Estado carioca, a ação que, neste ano, chega na sua 15ª edição, em Petrópolis, já mobilizou mais de 500 doadores. A expectativa em 2019 é receber mais de 600 participantes. Nesta edição, os primeiros doadores receberão uma camiseta exclusiva da campanha.

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso 477, Bingen. Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital.

Mobilidade em pauta muito além da sala de aula

De acordo com o último levantamento feito pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), atingimos a marca de 6,908 bilhões de habitantes. Este ano, estima-se que já somos mais de 7 bilhões de pessoas. Cerca de 70% dos brasileiros estão concentrados em 10% do território nacional. Aproximadamente 55% da população vive em apenas 455 dos 5.579 municípios, o que representa 8% do total.

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil aponta mais de 200 milhões de deslocamentos motorizados em todo o país todos os dias. Número atrelado a desperdício de tempo, custo, poluição, acidentes e que dificulta a expansão do sistema viário, deixando usuários descontentes com o transporte urbano. Em decorrência deste quadro, temos um aumento do transporte individual, má distribuição da rede viária, elevado nível de estresse e o aumento do risco de acidentes.   

Uma das questões mais discutidas em todo o mundo, a mobilidade é o tema da 7ª Semana de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, que a Estácio realiza de 23 a 28 de setembro nas mais de 90 unidades e em diversos polos de EaD da instituição em todo o País, com objetivo de impactar e conscientizar seus mais de 550 mil alunos e 13 mil colaboradores. Haverá reflexões e debates como, por exemplo, “Como transportar diariamente um grande número de pessoas de forma segura, acessível e no menor tempo possível?” e “Como podemos pensar na mobilidade das pessoas de forma sustentável, contribuindo para a qualidade de vida?”.   

No Irajá, campus Estácio Via Brasil, serão promovidas duas palestras: a primeira sobre Mobilidade Urbana com Foco na Otimização dos Transportes de Carga e a segunda sobre A Lei de Inclusão.  Já na Estácio Ilha do Governador ocorrerá o Dia da Carona Solidária, em 26 de setembro. Segundo os especialistas da unidade, o ato de dar carona ajuda a reduzir o número de carros nas ruas e, consequentemente, a minimização de emissão de poluição atmosférica. Na unidade Estácio Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, as pessoas poderão assistir palestra sobre Alimentação e Qualidade de Vida.

Com o objetivo de conscientizar o uso do transporte alternativo, a Estácio Angra dos Reis criará e instalará um bicicletário com pneus de carro, enquanto o campus Estácio Macaé montará uma tenda para ensinar o reaproveitamento integral de alimentos com receitas e orientações a respeito do uso total dos alimentos sem desperdício e sem geração de resíduos orgânicos. No mesmo local, serão comercializados sabões ecológicos produzidos pela oficina dos alunos da Escola Ancyra Pimentel. 

OUTRAS AÇÕES

Em Del Castilho, no campus Estácio Nova América, serão promovidos dois debates: um sobre os Direitos das Mulheres e o outro sobre Depressão e Ansiedade. Na unidade do Rio Comprido, Estácio João Uchôa, o tema O Uso dos Absorventes Descartáveis e o Impacto no Meio Ambiente será discutido.

Na Estácio Norte Shopping, acontecerá palestra sobre a Importância do Reflorestamento e também será instalado um posto de coleta para arrecadar tampinhas plásticas.

O campus da Praça XI, Estácio Centro II, realizará um workshop com dicas para os empreendedores e donas de casa que querem aprender a reaproveitar seus alimentos, além da palestra “Você Não Está Sozinho, Como Vai Você?”, uma campanha de prevenção ao suicídio. 

Em Copacabana, no campus Estácio Dorival Caymmi, serão oferecidos aos moradores das comunidades da Zona Sul atendimentos jurídicos gratuitos e exibição do vídeo “Mundo Verde”.     

Pacotes para a Lua, Marte e Saturno

A agência de viagens Hurb – Hotel Urbano encontrou um jeito diferente de realizar a tradicional ação de incentivar o plantio de mudas como forma de celebrar o Dia da Árvore ( 21 de setembro). Lançou a campanha “Sair da Terra custa caro, cuidar dela não”, para conscientizar os viajantes sobre a responsabilidade de preservar e recuperar a natureza. A ação oferece três pacotes meramente ilustrativos no site da empresa com viagens à Lua, Saturno e Marte, sendo o mais barato R$ 1.999.999.

Na mesma página, os clientes podem adquirir o pacote “Plante uma Árvore” por apenas R$ 48. A compra dará direito a uma mudinha e todo o dinheiro arrecadado será repassado para a Ecooar Biodiversidade, parceira na iniciativa, para o plantio de árvores em uma área de preservação permanente em Garça, São Paulo, demarcada para o Hurb.

A agência de viagens também irá enviar para a Ecooar informações como e-mail, nome e quantidade de mudas de cada pessoa. Assim, a empresa de reflorestamento entrará em contato com os viajantes que compraram o “pacote” para contar a espécie de árvore que será plantada e, após 90 dias, encaminhará um certificado de participação e localização exata do plantio. Já no caso de algum cliente adquirir um dos pacotes fictícios para fora do planeta, o valor será revertido em crédito para ser usado no site do Hurb.

A Ecooar Biodiversidade já plantou mais de 10 mil árvores, retendo, com isso, 1.300.000 Kg de CO² da atmosfera, o que resulta na captura de Gases de Efeito Estufa (GEE) e regeneração do meio ambiente. Ademais, desempenha diversas atividades voltadas à educação ambiental, como aulas temáticas, palestras e ações sustentáveis de conscientização da importância da preservação da natureza.

Da Redação, com Assessorias

 

 

 

  

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *