Medicamento é coisa séria! Na área da saúde, o farmacêutico é o profissional indicado para orientar pacientes quanto ao uso correto, racional e adequado dos remédios, sobre os riscos das interações medicamentosas e possíveis efeitos colaterais, além de prevenir a automedicação e fornecer informações sobre saúde e bem-estar. No Dia Nacional do Farmacêutico (20 de janeiro) é importante destacar o trabalho desses profissionais que contribuem para a melhoria da condição de vida e bem-estar da população.

A farmacêutica Giselle Mendes, de 40 anos, iniciou na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há 17 anos, atuando na região de Santa Cruz. Hoje a profissional atua na Gerência de Assistência Farmacêutica da SMS realizando processos de aquisição de medicamentos, monitoramento de estoques, distribuição para as unidades e também assessorando os profissionais de saúde. Para ela, o trabalho primordial do farmacêutico é prover não só o acesso aos medicamentos mas, principalmente, o acesso às informações sobre o uso correto.

Eu entendo que o medicamento e o acesso a ele como uma das formas de acesso ao cuidado em saúde. É isso que procuro, buscar a melhor informação possível para poder orientar os usuários e, no meu caso, também os profissionais da Atenção Primária. Estamos conseguindo modificar a imagem do farmacêutico de apenas um entregador de medicamentos para um profissional provedor de cuidados em saúde e isso se deve muito a inserção dos serviços farmacêuticos na Atenção Primária, que ainda é recente. Mas já conseguimos avançar muito na organização das farmácias e na ampliação do acesso das pessoas aos medicamentos”, explica.

As principais orientações da farmacêutica são relacionadas à forma de armazenamento dos medicamentos, que deve ser feita em local fresco e arejado, longe de crianças e animais domésticos. Se o medicamento for armazenado em geladeira, nunca deixe na porta, pois as variações de temperatura podem afetar a estabilidade. O usuário deve atentar para a validade dos remédios, pois, segundo Giselle, não há garantias de eficácia quando utilizados fora do prazo.

A farmacêutica orienta também que seguir a prescrição médica indicada, sem prolongar ou encurtar o tempo, contribui para um tratamento mais eficaz. E, principalmente, não se automedicar e sempre seguir as indicações dos profissionais de saúde. Em caso de dúvidas na administração de medicamentos, a população pode procurar a farmácia da sua unidade de Atenção Primária de referência para as devidas orientações.

Além das unidades de Atenção Primária, esses profissionais atuam também dentro de grandes hospitais auxiliando nas orientações para prescrição e administração de medicamentos para os pacientes internados. O farmacêutico tem uma vasta área de conhecimento e atuação para além das farmácias, atuando também em laboratórios de análises clínicas, na docência e em pesquisas científicas.

Após a pandemia de covid-19, esses profissionais tiveram seu trabalho ainda mais destacado devido a importante atuação nas pesquisas de desenvolvimento das vacinas, na realização de testes rápidos e também nas orientações aos pacientes, principalmente durante um cenário pandêmico em que a população ainda tinha muitas dúvidas sobre os medicamentos.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *