Uma dieta equilibrada, à base de alimentos que ajudam a limpar o organismo, é eficiente para reduzir calorias
Uma dieta equilibrada, à base de alimentos que ajudam a limpar o organismo, é eficiente para reduzir calorias

Hoje é dia de ficar mais, digamos, experiente. E devo confessar que, já na casa dos 40, ando precisando “requalificar” minha alimentação, eliminando o que me faz mal e acrescentando mais itens ao cardápio que podem me fazer bem. Então, começo a partir de hoje (ou melhor, segunda-feira, que é o dia internacional da dieta), meu novo ciclo de vida. E para isso, nada melhor que uma dieta detox para expulsar tudo aquilo que contamina o organismo e permitir a entrada de alimentos mais leves e saudáveis.

Experimentei há cerca de oito meses e recomendo.  Considerada tratamento de choque por uns e medida necessária por outros, a detox, de fato, surte efeito imediato e ajuda a limpar o organismo para reequilibrar a alimentação. Os ganhos de uma nutrição mais adequada, garantem os especialistas, são visíveis: melhora da concentração e memória, sono de mais qualidade, cabelos e unhas mais bonitas e, o principal, maior eficiência na perda de peso.

Para ajudar você a apostar nos alimentos com poder antioxidantes para eliminar as toxinas, deixando o corpo mais saudável e equilibrado, o Blog Vida & Ação ouviu especialistas e traz uma lista de alimentos que auxiliam na desintoxicação do organismo e os grandes vilões.

Para Camila Rodrigues, nutricionista da Acqua Brasil Spa, muitas pessoas tentam melhorar a alimentação, mas não eliminam alimentos que pode acabar com tanto esforço como a farinha de tripo e derivados, café, leite, entre outros. Por outro lado, existem alimentos que são grandes aliados em uma dieta desintoxicante e que nem sempre são lembrados.  “O consumo de água durante a detox é imprescindível, sendo recomendada a ingestão de dois a três litros por dia”, afirma

Isabella Vorccaro, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa, também recomenda: “Eu gosto de começar o dia com algum tipo de estratégia nutricional antioxidante tipo gotas de própolis, limão, aloe vera, pólen de abelha ou suco verde. Para o pós-treino eu gosto de indicar o café com óleo de coco e manteiga Ghee”.

Outra dica também é investir nos chás, de hibisco, verde, cavalinha, suchás e suco de melancia. “São coisas que nunca saem de moda e fáceis de fazer! O mais importante é beber bastante água, sempre, praticar atividade física regular, fazer drenagem linfática, e investir em gorduras boas, como abacate e óleo de coco”, recomenda.

Helton Finocchio, nutricionista esportivo da Clínica Andrea Santa Rosa, também divide suas dicas valiosas:  “Começar o dia com chá: pode ser chá verde, hibiscos ou gengibre, uma xícara (pode ser quente ou frio) e uma boa fonte de proteína de alto valor biológico (pode ser ovos). Reduza o consumo de pães, biscoitos farináceos alimentos refinados em geral, que podem ser substituídos por tubérculos (batata doce, inhame, cará, aipim). Não pule nenhuma refeição, evite o consumo de refrigerantes, faça atividade física regularmente, tenha uma boa noite de sono reparador”.

Alimentos benéficos para a desintoxicação:

Brócolis

Você provavelmente está cansada de ver o brócolis aparecer em todo lugar sempre que alimentos saudáveis são mencionados. Mas isso é porque ele é muito nutritivo. Por que ele deve estar na sua lista de alimentos da sua dieta detox? Ele trabalha especificamente com as enzimas do seu fígado para transformar as toxinas em algo que seu corpo possa eliminar facilmente. Se você quer formas de fazer o brócolis ter um sabor melhor, tente mudar a forma como você o cozinha ou considere comê-lo cru. Mas não o coloque no micro-ondas ou ele não terá as mesmas propriedades.

Repolho

Como a maioria das coisas que viram moda, essa dieta tem alguns fatos verdadeiros, mas você não precisa ir a extremos. O repolho ajuda seu fígado com o subproduto sendo um colesterol mais baixo, então há mais de uma razão para incluir esse vegetal. Além de limpar seu fígado, o repolho irá ajudar a fazer seu intestino funcionar, o que te ajuda a expelir toxinas.

Alho

Muitas dietas detox listam o alho como uma peça crucial. A razão é que o alho melhora o sistema imune e ajuda o fígado. Uma coisa boa sobre o alho é que você pode aumentar sua ingestão sem se preocupar se seu corpo vai se acostumar e criar resistência. Outro aspecto positivo é que ele pode ajudar a dar sabor a alimentos sem gosto que você irá comer ao escolher alimentos para dieta detox. Mas se você não gosta do sabor do alho, você ainda pode ter seus benefícios na forma de suplemento.

Gengibre

Essa é uma raiz cujo valor medicinal data das civilizações chinesas antigas, e ainda se acredita que ela pode oferecer muitos benefícios. Frequentemente usada em um chá ou outra bebida, você também pode colocá-la em alimentos. Ela ajuda a função do fígado e tem propriedades adstringentes. Algumas dietas detox pedem que se mastigue o gengibre. Você também pode descobrir que adicioná-la à água quente faz a água ter um sabor melhor. Basicamente, qualquer forma que você possa pensar de colocá-la em seu sistema será benéfica, especialmente se você sofre de gordura no fígado causada por muito álcool ou alimentos gordurosos.

Chá Verde

O chá verde frequentemente é uma ótima adição a qualquer programa detox por causa de seu valor antioxidante. Antioxidantes são úteis porque eles ajudam a procurar e matar radicais livres antes que eles possam causar danos. Essa é uma ótima bebida apenas por isso. Ter um bom estado mental é uma questão de saber que você está fazendo o melhor pelo seu corpo. Isso pode ser uma coisa tão simples quanto substituir refrigerantes e sucos por chá verde, assim você pode beneficiar seu corpo ao invés de machucá-lo.

Couve

Incluir a couve em sua limpeza de 48 horas e colocá-la em vitaminas. De qualquer forma que você a coloque no seu corpo, os benefícios são que ela contém muitos nutrientes e também age como uma forma de ajudar a limpar os rins, órgãos que devem ser limpos em qualquer detox. Esse vegetal é tão bom para você que ele é frequentemente recomendado a pacientes que seguem uma dieta recomendada por médicos quando estão combatendo doenças nos rins. Ela é rica em muitos antioxidantes e tem propriedades anti-inflamatórias, sem mencionar as vitaminas e minerais que ela contém.

Limão

É uma simples questão de adicionar suco de limão à água e beber. Isso supostamente elimina toxinas do corpo. Algumas pessoas adicionam pimenta caiena e adoçam com açúcar, mas o açúcar não é recomendado se você quer o efeito de desintoxicação. Ele ajuda com a digestão e você pode beber uma xícara de água quente com limão para preparar seu sistema digestivo para o dia.

Alguns alimentos devem ser eliminados:

– Todos os produtos de origem animal: leite e derivados, ovos, todos os tipos de carne (boi, frango, peixes, peru, porco, frutos do mar, rã, etc);

– Farinha de trigo e derivados;

– Aveia e derivados;

– Nozes e castanhas;

– Feijões e grãos como lentilha, grão de bico, ervilha, milho e soja;

– Açúcares e sobremesas;

– Bebidas alcoólicas;

– Café e cafeína, como mate, guaraná, chá preto;

– Temperos como vinagre e molho shoyu;

– Alimentos que causam intolerância individual, detectados em exames específicos.

 

Abaixo Camila e Isabellam divide duas de suas receitas favoritas:

Receita do suco detox

1 folha de couve + 200ml de água de coco + ½ maçã + 1 ramo do salsão ou salsinha + 1 lasca de gengibre + 1 col de sobremesa de semente de chia.

Bater todos os ingredientes no liquidificador

 

Shot de Aloe vera

Ajuda a acelerar o metabolismo, desintoxicar, alcalinizar e faz com que o organismo funcione mais rápido, dá um restart no metabolismo

Ingredientes: – 50 ml de gel de Aloe – 1 colher de chá rasa de curcuma em pó – 1 pitada de pimenta caiena – 1/2 limão espremido – 1 fio de mel  

 

Chá de hibisco com aroma indiano

Ingredientes 500 ml de água 1 colher de sopa de folhas desidratadas de hibisco 3 unidades de sementes de cardamomo ou 1 fatia de gengibre com casca ou 1 unidade de anis estrelado ou 1 canela em pau ou 3 unidades de cravo; pode-se utilizar um pouco de todos, se preferir

Preparo Ferva a água com as folhas de hibisco e as especiarias escolhidas por 5 a 10 minutos. Coe e sirva quente ou gelado.

Dicas Você pode variar esta receita batendo no liquidificador 6 unidades de morango ou qualquer tipo de fruta vermelha, ou mesmo servir com gelo e cubos de frutas da estação.

 

Receita do café manhã termogênico e antioxidante

Chá verde: 1 colher sopa de chá verde yamamotoyama ou 1 sachê: Deixar em fusão por cerca de 8 min e retirar e adicionar o suco de 2 colheres de sopa de romã leve a geladeira por 30 min ou consumo no momento. Ovos cozidos, 2 unidades (cozinhar por cerca de 11 min) e adicionar uma pitada de orégano ou sal rosa. Batata doce cozida grelhada no óleo de coco com 1 pitada de pimenta calabresa e sal rosa ( a batata doce já cozida, grelhada com 1 colher de sobremesa de óleo de coco + pitada de pimenta calabresa e sal rosa ).    

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *