A Síndrome de FORTO (Fear of returning to the Office), tema bastante em alta no exterior, e embora não seja classificada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como crítica tem sido uma preocupação eminente das empresas na volta da pandemia. Ela será o tema central da palestra intitulada “Como avaliar a saúde mental dos colaboradores”, que será proferida no primeiro dia da Sleep Well Expo Brasil  por Claudia Cardillo, especialista em mentoria de carreira, de negócios, escrita literária e comunicação corporativa. A palestra neste evento, com entrada gratuita, acontece no dia 6 de outubro às 13h15 na Arena Bem Estar do Parque Anhembi, em São Paulo.

“Além de muito atual, vários profissionais não se acostumaram com o fim do home office e começaram a desenvolver medos, estresse, ansiedade, depressão que afetam a saúde mental e qualidade de vida ao terem que voltar aos escritórios, enfrentar trânsito, se relacionarem com as pessoas para retornar ao trabalho presencial”, comenta Claudia.

Outro fator importante, de acordo com a palestrante, é que os gestores e empresários devem estar abertos para ouvir os  seus colaboradores. É por isso que várias empresas, inclusive multinacionais e transnacionais,  estão implantando modelos híbridos de trabalho ou até mesmo dando a continuidade do home office.

Ela também vai abordar quais são os outros valores na hora de contratar novas pessoas e como ajudar os gestores a repensarem o processo seletivo das empresas. “Será que é só a experiência profissional que é o fator decisivo para contratar? Quais são as outras competências interpessoais que realmente podem fazer a diferença?”, questiona a especialista em Marketing de Empreendedorismo e Comunicação Corporativa e Branding.

A mentora de carreira e negócios tem formação em Musicoterapia, Mestre em Reiki nos sistemas Usui, Tibetano e Kahuna Reiki, Cristaloterapia, Apometria, Cromoterapia, Neurociências e Mindfulness. Seus livros publicados são como curadora de conteúdo e coordenadora editorial – Bem viva de corpo e alma: uma abordagem com medicina e terapias integrativas (2022) e Radiofrequência na Cirurgia Vascular – Um Manual Técnico de Radiofrequência na Doença Venosa (2022). Em coautoria –  O Grande Livro do Amor & Sexo (2018) todos publicados pela Editora Literare Books, além de prefaciar vários outros livros e e-books como convidada.

Escuta empática no Parque Buenos Aires, em São Paulo

O Instituto Bem do Estar vai promover no Parque Buenos Aires, na região central de São Paulo, uma manhã de escuta empática. Na prática, um grupo de voluntários da organização – psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e especialistas em Comunicação Não Violenta (CNV) – ficará à disposição de pessoas que queiram ser ouvidas em um espaço seguro, acolhedor e sem julgamento. À frente do profissional voluntário, uma cadeira estará livre para a escuta.

O projeto Estar na Escuta contará, ainda, com uma prática corporal composta de alongamento guiado e meditação conduzida por Pôla Neves – associada do Instituto Bem do Estar – e Carol Rahal, diretora de criatividade e associada do Instituto Bem do Estar. A ação, alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, acontece em 9 de outubro, das 8h30 às 13h. O Parque Buenos Aires fica na Avenida Angélica, 1.500.

De acordo com os organizadores do projeto Estar na Escuta, não se trata de uma sessão de psicoterapia, tampouco aconselhamento; a proposta é criar um momento de sensibilização individual para a importância de pensar e agir em prol da saúde da mente.  Segundo Isabel Marçal, cofundadora do Instituto Bem do Estar, sabe-se que o processo de falar diante de uma escuta empática favorece o alívio de sentimentos disfuncionais, promove a organização dos pensamentos, o autoconhecimento e aumenta a sensação de bem-estar.

“Um dos objetivos é desmistificar supostas certezas acerca da saúde mental. Embora o tema tenha se tornado frequente após a experiência da pandemia, ele ainda é cercado de preconceitos. Levar a escuta para o parque, tornando-a acessível a todos, é uma das formas de desconstruir esses tabus e mostrar que cuidar do mental é tão importante quanto os cuidados com a saúde física”, defende, acrescentando que a proposta central é desafiar as pessoas a mudar o próprio comportamento em relação à saúde da mente. “Queremos colaborar para a prevenção de doenças psicológicas e contribuir para criarmos uma sociedade mais consciente e saudável”, finaliza.

Para o psicólogo clínico Ricardo Milito, diretor científico do Instituto Bem do Estar e que será um dos voluntários da escuta empáticaescutar é construir pontes. “Falar cura e transforma. Na escuta empática a pessoa recebe acolhimento, que a ajudará a perceber os próprios sentimentos e compreender suas necessidades. Escutar é estar com a outra pessoa onde ela está, acompanhando-a na experiência que ela tem naquele momento. Assim, ela passa a ressignificar e ter uma nova compreensão de suas memórias e vivências”, afirma.

“Embora seja óbvio que os sentimentos influenciam o movimento, não é tão óbvio que o movimento possa impactar os sentimentos. Por exemplo, quando uma pessoa está cansada ou triste, ela se move devagar; quando está ansiosa, o andar é mais rápido ou, em alguns casos, o indivíduo fica paralisado. Estudos têm mostrado que a conexão entre o cérebro e o corpo é uma via de mão dupla. A leitura disso é que o movimento pode mudar o nosso cérebro. É isso que queremos exercitar nessa dinâmica no Parque Buenos Aires”, detalha Carol.

‘Todo jardim é possível’: evento gratuito para quem ama paisagismo e jardinagem 

Para levar ao seu público todo conhecimento possível sobre plantas, paisagismo e jardinagem, o Horto das Acácias apresenta o evento: “Todo jardim é possível”. O evento começa com a celebração do Dia do Paisagista, 4 de outubro, e se estenderá por uma semana com 15 palestras, cinco oficinas e três workshops, todos gratuitos.

Dicas de paisagismo e jardinagem, cultivos de cactos e suculentas, horta caseira, jardim vertical e kokedama, são alguns dos assuntos que serão abordados nos cursos e palestras. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (21) 99011-9562. 

As palestras serão ministradas por profissionais renomados do mercado, como Flavia Nunes, Gina Fiuza, Cris Neves, Lucas Oliveira, Rayra Lira, e importantes influenciadores na área como Güydo Horta (@guydohorta) e Samuel Gonçalves (@umbotaniconoapartamento). 

Localizado no Camorim, a 5 minutos do Riocentro e do Projac, o Horto oferece, além das plantas, vasos e acessórios de jardinagem, um restaurante para café da manhã, almoço e drinks. O estacionamento é privativo e gratuito.

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *