Dez pacientes de câncer de mama entraram no gramado do Maracanã neste domingo (22) segurando uma faixa com os dizeres “O Ano Todo Rosa”, no intervalo do clássico entre Vasco e Flamengo. A faixa faz referência à campanha da Oncologia D’Or que busca conscientizar que o cuidado com a prevenção deve ser o ano inteiro.

Também no intervalo da partida, foram distribuídos balões cor de rosa, ventarolas, além de folhetos informativos sobre a doença aos torcedores. Na torcida, 40 mulheres que estão em tratamento contra o câncer de mama e integrantes de movimentos de apoio à causa, como a Amigas do Peito, participam da ação, que contou ainda com o reforço das mulheres das torcidas organizadas dos dois times.

As ações no Maracanã foram realizadas pelas Secretarias de Estado de Saúde e da Mulher, além da Superintendência de Desportos do Estado do Rio (Suderj), dentro da campanha “Outubro Rosa: prevenção é sempre o melhor remédio”, de conscientização sobre o câncer de mama.

“O público do Maracanã é mais masculino, mas é importante alertar que a conscientização é para todos. É importante levar informação não só para as mulheres, mas para toda a família”, alertou a primeira-dama Analine Castro, que acompanhava o governador Claudio Castro. Ela preside a RioSolidario, instituição parceira do GovRJ, que também apoiou a iniciativa e marcou presença no Maracanã.

Veja mais no Especial Outubro Rosa

Outubro Rosa: prevenção é sempre o melhor remédio

A secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloisa Aguiar, falou do comprometimento e a força feminina contra a violência de gênero, destacando a importância da campanha #ELAPODE no esporte e a sinergia com o movimento Outubro Rosa para promover o autocuidado entre as mulheres e a importância dos exames preventivos.

“O grande jogo que nós não podemos perder é o jogo pela vida, o jogo pela saúde. Neste Outubro Rosa, lembramos a todas as mulheres sobre a importância de fazer a mamografia. Se você tem entre 50 e 69 anos de idade, procure a unidade básica de saúde mais próxima e agende sua mamografia”, disse o coordenador da área técnica da Saúde das Mulheres, Antônio Braga.

A Secretaria de Estado de Polícia Militar participou da campanha com o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) e a Patrulha Maria da Penha, que escalaram o efetivo feminino para atuar no policiamento de campo e promover ações de conscientização no entorno do estádio.

A Polícia Civil disponibilizou uma policial da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) para atendimento exclusivo de mulheres vítimas de violência no juizado do torcedor.

Em parceria com o Flamengo, o Oncologia D’Or promoveu na sexta-feira (20) uma palestra na sede rubro-negra e um quizz educativo, com brindes especiais para os participantes e uma visita no Museu Flamengo. Entre os brindes, camisas da Braziline, que destinam 3% do valor de venda para apoiar as atividades do INCAvoluntário.

Mude 1 hábito em apoio ao Outubro Rosa

Uma revisão de 73 estudos publicada na National Library of Medicine, nos Estados Unidos, revelou que as mulheres que são fisicamente ativas têm 25% menos chances de desenvolver câncer de mama em comparação com as sedentárias. Além disso, as pessoas que incorporam a atividade física em suas vidas após o tratamento do câncer de mama têm uma redução de até 40% no risco de mortalidade.

Pensando em criar ações que incentivem a prática de atividades físicas, o Projeto Mude 1 Hábito, da Unimed-Rio, disponibiliza o ano todo, gratuitamente, aulas, de diversas modalidades, para lembrar a todos, mulheres e homens, sobre a importância da prática de exercícios.

Esta semana, de 23 a 28 de outubro, os alunos que participarem das aulas previstas no período da campanha ‘Outubro Rosa’, do Mude 1 Hábito, receberão cartões postais e terão a oportunidade de escrever mensagens de apoio.

As mensagens serão enviadas aos destinatários escolhidos pelos alunos, via Correios, ou entregues em mãos a pacientes em tratamento no Grupo Oncoclínicas e no Hospital Marcos Moraes. A ação foi inspirada no movimento desenvolvido pela ONG Girls Love Mail. Confira a grade das aulas – programação sujeita a alterações – aqui.

Com informações do Oncologia D´Or, SES-RJ e Unimed Rio

 

 

 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *