Os Bancos de Sangue Serum, na Lapa, e Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, ‘pegam carona’ no Outubro Rosa para tentar sensibilizar para uma causa também muito importante: a necessidade de manter os bancos de sangue abastecidos o ano inteiro. Os primeiros doadores de sangue que comparecerem entre 14 e 25 de outubro serão presenteados com uma camiseta exclusiva da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Em Petrópolis, a camiseta oficial é alusiva à caminhada Outubro Rosa, que acontece no dia 26, sábado, na cidade.

Com o tema “Um tom a mais de vermelho para um Outubro Rosa mais forte”, a ação também tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue, em um momento em que os estoques sanguíneos encontram-se abaixo da média esperada. Atualmente o déficit dos estoques está 65% abaixo do normal no Banco Serum e 50% abaixo da média no Banco Santa Teresa.

Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação dos Bancos de Sangue, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 70 coletas diárias. “No período chuvoso, a necessidade de doação de sangue aumenta, pois a cidade fica mais suscetível a acidentes. Por outro lado, os doadores encontram mais dificuldades de se locomoverem. Por isso, campanhas de conscientização como essas são importantes”, explica.

Veja como é fácil doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Sobre o Banco de Sangue Serum

Banco de Sangue Serum atua há 30 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro, atendendo aos hospitais públicos e privados da região, e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes de mais de 40 hospitais públicos e privados localizados nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense.

Para doar, basta comparecer ao Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro — próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h. Telefone: (21) 3233-5950. Estacionamento conveniado durante a doação — Landeiras Park, Avenida Gomes Freire, 769 — Lapa

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso 477, Bingen – Petrópolis. Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *