8 dicas para atravessar a TPM sem estresse

Sinais podem aparecer como uma irritabilidade ou falta de paciência, ou mudança de comportamento repentina

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Quem nunca ouviu falar em TPM – Tensão Pré-Menstrual? Muitas mulheres têm pavor de pronunciar o nome ou lembrar que está chegando o período que antecede a menstruação. 

O transtorno é tão grande que afeta não somente a mulher, mas todos que estão a sua volta. Os sinais podem aparecer como uma irritabilidade ou falta de paciência, ou mudança de comportamento repentina, o que pode prejudicar as relações sociais.

Mas, o que de fato significa TPM?

Para algumas mulheres, este é um período de muito estresse e desconforto, por conta das alterações hormonais que são liberadas pelo cérebro, preparando o corpo da mulher para menstruar.

São mulheres em sofrimento à beira de um “ataque de nervos”, com raiva, mal humoradas, sensíveis, tensas, agressivas, apresentando cansaço e fadiga.

Descontroladas por uma condição interna, sem compreender o motivo real, elas ficam enlouquecidas por questões simples da vida, colocam uma lente de aumento e tudo se torna um grande problema. 

Mulheres e homens são afetados diariamente pela TPM. As mulheres por vivenciarem o período menstrual com muita dificuldade e os homens por conviverem com essas mulheres prontas para atacar o primeiro que vier a sua frente. 

Podemos entender a menstruação como um fenômeno natural na vida da mulher, pois menstruar é natural e saudável. Mas se houver desconforto intenso a ponto de criar um transtorno na sua vida, é importante buscar ajuda tanto de um médico quanto de um psicólogo. 

O que fazer para lidar com o período menstrual com menos estresse?

1 – Atividade física – faça atividade física no mínimo 3x por semana, pois o cérebro libera os hormônios do prazer e bem estar. Escolha uma prática que você goste para realizar com mais prazer e não se sentir obrigada.

2 – Sono – procure dormir um sono de qualidade. O que caracteriza uma boa noite de sono é quando você acorda e se sente descansada.

3 – Alimentação – alimente-se de forma saudável, evite embutidos, bebidas alcoólicas, refrigerantes e produtos industrializados.

4 – Aprenda a administrar o estresse – o período de TPM gera muito estresse. Procure criar o hábito de relaxar. Pode ser uma yoga, meditação, oração, auto-hipnose, ou alguma outra atividade que seja relaxante para você. O estado de relaxamento ativa o sistema do equilíbrio e assim, produz hormônios que são necessários para deixar o seu corpo e a mente saudáveis.

5 – Expressar o que sente – a pessoa que está com TPM muitas vezes explode e faz grosserias. É importante falar que não está bem, que a TPM deixa você transtornada, para que o outro possa compreender o seu comportamento impulsivo ou agressivo.

6 – Distração – quanto mais você pensar no período difícil, mais ele vai se transformar em um “monstro”. Se distraia com pessoas e atividades agradáveis, para você desfocar da TPM.

7 – Ajuda médica – você sabia que existe tratamentos para TPM? procure seu médico. Somente ele pode te orientar e, quando necessário, entrar com remédios.

8 – Ajuda de psicólogo – Muitas mulheres neste período podem agravar ou desencadear quadros depressivos, de ansiedade e assim, comprometer a saúde mental. Somos um sistema (corpo, mente e emoções) e a TPM afeta tanto o corpo quanto a mente. Quando perceber que está impossível lidar com a TPM todos os meses, procure ajuda de um psicólogo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!