O personagem Zé Gotinha, querido ao longo de gerações pelo público infantil e adulto, não poderia faltar nas comemorações pelo Dia das Crianças na enfermaria pediátrica do Hospital Municipal Souza Aguiar. Os pacientes internados ganharam uma festa antecipada nesta terça-feira (10/10), com bolo, fotos divertidas, brincadeiras e distribuição de presentes.

Para alegrar ainda mais os pequenos, super-heróis passearam pelos corredores da unidade fazendo algazarra. No fim da tarde, o amado Zé Gotinha apareceu distribuindo simpatia. O pequeno Yohan Amaral, de 5 anos, adorou participar da comemoração. A mãe, Estefani da Silva, diz que sentiu o coração aquecer vendo a alegria do filho, que fará aniversário em poucos dias:

“Ele tirou foto com um monte de adereços, abraçou o Zé Gotinha e brincou com as outras crianças. Não tem como agradecer o que o hospital está fazendo por eles nesse momento.”

Ingrid Laryssa, de 7 anos, começou a festa meio tímida, mas acabou não resistindo e caiu na farra toda fantasiada. Fez até coraçãozinho com o Zé: “Ele é legal! Veio ver a gente e brincou. E depois a gente foi comer bolo.”

Na brinquedoteca, Jorge Henrique Vieira, de 13 anos, também recebeu o personagem, que é o embaixador da campanha de vacinação, com um sorriso no rosto enquanto brincava com os colegas: “O Zé Gotinha apareceu na porta e veio brincar com a gente. Nem sabia se ele ia conseguir sentar nas cadeirinhas do nosso lado, por causa do tamanho. Ficamos com ele até nos chamarem para comer o bolo, com nossos pais que estão aqui.”

Diretora do hospital, Paula Travassos explica que essas ações lúdicas ajudam na recuperação das crianças. “Por entender que o hospital também é espaço de promoção da saúde, bem como a alegria e o cuidado, essas ações auxiliam na recuperação da saúde. Por isso, fazemos questão de organizar uma programação bem lúdica e afetuosa, com a participação especial dos personagens mais queridos, para alegrar o dia das nossas crianças e familiares”, explica a diretora.

Leia mais

Dermatite atópica: um problema que afeta adultos e crianças
Crianças também precisam de transplante do coração
Conheça os benefícios da vacinação para a saúde das crianças

Hospital da Criança tem programação especial na Semana da Criança

Hospital Estadual da Criança recebe atividades na semana das crianças (Foto: Divulgação SES-RJ)

Já o Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, Zona Oeste do Estado do Rio de Janeiro, promoveu festa para pequenos com direito a brinquedos e palhaços na véspera do Dia das Crianças. Nesta quarta-feira (11), os palhaços da Trupi Miolo Mole visitaram os andares da unidade e arrancaram sorrisos da garotada com suas brincadeiras lúdicas. Houve também a distribuição de kits para colorir na festa programada pela unidade.

Outra atração do dia foi a apresentação da Banda do Exército, que animou o local ao tocar sucessos da Xuxa, do grupo Balão Mágico e do Trem da Alegria. Em seguida, foram distribuídos carrinhos, bonecas, brinquedos educativos e agendas. A Semana da Criança do HEC segue com programação nos dias 13, 14 e 16 de outubro com atividades recreativas, visitação de doutores palhaços e personagens, como Homem-Aranha, Wolverine e Capitão América, Ao todo, serão entregues cerca de 500 brinquedos.

O Hospital da Criança é referência no Estado do Rio de Janeiro em atendimento feito pela rede SUS a crianças e adolescentes, além de se destacar também na realização de transplantes. O HEC atende crianças, adolescentes e jovens de 0 a 19 anos, sendo a primeira unidade pública pediátrica no estado voltada para cirurgias de média e alta complexidade, além do tratamento oncológico e transplante renal e hepático.

Para a médica Heloísa Graça Aranha, diretora executiva do HEC desde a sua fundação, as atividades da Semana das Crianças contribuem na melhoria do bem-estar da criança, saúde emocional e redução do estresse provocado pela internação.

“É extremamente satisfatório completar uma década à frente da equipe desta instituição, que impactou tantas vidas por meio do trabalho de profissionais capacitados e dedicados. O Hospital Estadual da Criança marcou não somente pacientes, mas seus colaboradores inclusive, que como eu sentem orgulho por contribuir para uma história de tanto êxito. Portanto, este Dia das Crianças tem um sabor especial, em que celebramos nossos pacientes e a trajetória coletiva de serviço à saúde pública”, ressalta Heloisa Graça.

Certificado com a acreditação de Nível 3 de Excelência na segurança do paciente pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HEC, desde sua inauguração em 2013, já realizou mais de 200 mil consultas, 50 mil cirurgias e 267 transplantes (renais e hepáticos).

Outros hospitais e unidades de saúde também fazem festa

Além do Hospital da Criança, diversas unidades de saúde da Secretaria de Estado de Saúde realizaram homenagens em celebração ao Dia das Crianças, nesta quinta-feira (12/10). As ações aconteceram nos hospitais estaduais Alberto Torres, em São Gonçalo; Getúlio Vargas, UPA Penha e UPA Engenho Novo, na Zona Norte do Rio; Roberto Chabo, em Araruama; Regional Zilda Arns, em Volta Redonda; Instituto Estadual do Cérebro, no Rio de Janeiro. Fechando as atrações, na segunda-feira (18/10), pacientes da UPA Ilha do Governador, irão receber brindes e a presença de personagens vivos.
No Hospital Estadual Alberto Torres, as crianças foram surpreendidas ainda no leito pelos personagens vivos “Ursinhos Carinhosos”, “Branca de Neve” e “Bela Adormecida”. Na companhia dos pais e dos personagens, elas seguiram para a brinquedoteca da unidade. No local, as crianças dançaram, riram, brincaram, tiraram fotos e saborearam as delícias preparadas pela equipe da nutrição do hospital. Teve picolé, bolo, hambúrguer, batata frita, milk-shake, palitinho de frutas, pirulito de chocolate e sucos. A festa terminou com distribuição de brinquedos.
Lucia Helena, tia de um dos pacientes, agradeceu a homenagem e todo o acolhimento promovido. “Que surpresa boa o hospital fez às crianças internadas. Estes eventos fazem toda a diferença para elas e também para nós, que estamos exaustas. Estou muito agradecida por todo o acolhimento recebido aqui. Realmente é um hospital diferenciado”, contou.
No Hospital Regional Zilda Arns, houve entrega de presentes, apresentação de dois personagens do Bolo Fofo* e abertura da brinquedoteca da unidade junto à ala infantil. O local conta com livros de histórias, jogos, brinquedos, mesa e cadeira infantil.
Já na UPA Engenho Novo, um colaborador se prontificou em ser o Capitão América para alegrar a criançada. Todas as crianças na unidade foram acolhidas pelo super herói, proporcionando alegria, humanização e um dia diferente na vida dos pequenos.
Para a gestora da UPA Engenho Novo, Monique Bastos, a ação representa uma forma de levar bem-estar e alegria aos pacientes que procuram atendimento. “A ação mostra a humanização no atendimento que a unidade da UPA Engenho Novo tem com os seus pacientes, aliviando qualquer tipo de dor ou sofrimento e trazendo um dia diferente para essas crianças”, destacou.
No Instituto Estadual do Cérebro, no Centro do Rio, foi realizada uma manhã animada com a presença de personagens vivos da patrulha canina tirando fotos e entregando presentes, com lanches divertidos e o ambiente decorado. Todas as crianças receberam blusa personalizada e kit pintura.
Enquanto isso, no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, aconteceu uma tarde animada com a presença de personagens vivos tirando fotos e entregando presentes, com lanches divertidos e o ambiente todo decorado. As crianças também receberam blusa personalizada e kit pintura.
Ainda como parte das ações em homenagem ao Dia das Crianças, no Hospital Getúlio Vargas e na UPA Penha, profissionais de saúde estrearam o grupo de palhaçaria “Os Vargas”,  percorrendo todos os setores do hospital e da UPA, levando leito a leito um roteiro com muita música, improviso e brincadeiras. O grupo surgiu como sugestão da equipe de Humanizaçãopara transformar o ambiente das unidades, aumentar a colaboração e o relacionamento entre pacientes, familiares e acompanhantes e equipes da saúde.

Sobre o Zé Gotinha

O Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus dapoliomieliterealizada pelo Ministério da Saúde. Seu principal objetivo era tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças. O nome Zé Gotinha foi escolhido nacionalmente através de um concurso promovido pelo Ministério da Saúde com alunos de escolas de todo o Brasil.

Assim, começou a divulgação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, nos jornais, TVs e rádio. Além de conscientizar sobre a importância da vacinação desta doença, o Zé Gotinha é utilizado para alertar sobre a prevenção de outras, como, por exemplo, sarampo.

Fonte: SMS-Rio, SES-RJ e Fiocruz  (atualizado em 12/10/23)

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *