Viajar vai além do deslocamento físico de um lugar para o outro. É uma experiência incrivelmente rica, inclusive neurologicamente! Além de ser uma atividade lúdica, possibilita muitos aprendizados, trazendo grande benefício para a nossa saúde mental.

Do ponto de vista neurológico, é uma das atividades que mais estimulam nosso cérebro. Conhecer novos lugares, novas pessoas, degustar novos sabores experimentando a gastronomia local, entrar em contato com outra cultura, crenças e hábitos diferentes.

A experiência de viajar fica marcada e registrada em nossas memórias (visual, olfativa, auditiva, gustativa e cinestésica), como algo especial, fantástico e extraordinário. O cérebro gosta e precisa de novidades, e viajar para lugares diferentes é um exercício precioso.

Quando você está viajando sozinho ou acompanhado, imprevistos acontecem, e isto é muito bom, pois você vai precisar tomar decisões rápidas para continuar a viagem. Tomar decisões é uma habilidade muito importante na nossa vida, que definem as nossas escolhas e nos direciona para realizar o que precisamos.

Sair da zona de conforto e entrar em contato com a natureza

Do ponto de vista emocional, viajar também é uma escolha muito rica, pois saímos da zona de conforto, da mesmice, do tédio, e vamos desbravar novas possibilidades de vida, vivenciar novas experiências.

Viajar pode ser considerado um antídoto contra o estresse, um tônico para reabastecer as nossas energias, força e vitalidade. Melhorando o ânimo e a alegria de viver, ajuda na liberação de hormônios do prazer e da felicidade, como as dopaminas, endorfinas e serotoninas.

Viajar aumenta a possibilidade de ampliar as relações sociais e de fortalecer vínculos afetivos. Sabe-se que estar com pessoas agradáveis, trocar experiências humanas, traz momentos de felicidade! Aumenta a conexão com você, promove autoconhecimento, restabelece seu equilíbrio físico, mental, emocional, e resgata sua autoestima.

Quando a viagem é para um lugar da natureza (praia, montanha, cachoeira), aumenta a reconexão com a sua essência, restabelecendo o equilíbrio. Antes de sermos seres humanos, somos seres vivos. Para quem mora em grandes metrópoles é importante este contato com a natureza para reabastecer o nosso potencial de saúde.

O que nos impede de viajar?

Muitas pessoas argumentam que é preciso ter dinheiro para viajar. É fato. Mas quanto dinheiro gastamos comprando supérfluos, que muitas vezes dão um prazer imediato e depois viram lixo ou descarte?

Devemos refletir sobre o que nos impede, de fato, de viajar. Falta de planejamento financeiro? Medo de lidar com coisas novas? Dificuldade de enfrentar o inesperado?

Atualmente existem várias facilidades para comprar passagens e hospedagens com valores acessíveis: hostels, colônia de férias do comerciário (Sesc), Air BNB, camping, pousadas, promoções em hotéis…Viajar em baixas temporadas, para locais menos “badalados”. Comece a pesquisar e lance o desafio!

A vida é assim. Fazemos escolhas o tempo todo. Escolha e priorize viajar. Você verá como irá se sentir uma pessoa renovada, mais leve, e mais preparada para os desafios da vida.

Desejo que em 2025 você tenha ótimas viagens!

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *