ALIMENTAÇÃOEQUILÍBRIO

VegFest celebra estilo de vida vegano e proteção animal

Com estimados 30 milhões de vegetarianos no país, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) considera esse estilo de vida como uma macrotendência, e o VegFest – um dos maiores eventos veganos das Américas – tem o objetivo de disseminar essa filosofia para a população em geral. Com ênfase em atrações que abrangem todos os aspectos do movimento vegano, o VegFest 2023 será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, de 30 de novembro a 3 de dezembro.

VegFest 2023 é uma oportunidade para explorar o mundo do veganismo, aprender com especialistas, desfrutar de opções de alimentos à base de plantas e participar de atividades inspiradoras.  O evento promete ser uma celebração vibrante e educativa, reunindo organizações comprometidas em promover mudanças significativas para os animais e o planeta.

Este ano, o festival contará com a participação de organizações renomadas de proteção animal, como Animal Equality, Geração Vegana, Fórum Animal, Alianima, Santuário Vale da Rainha e Sea Shepherd Brasil, entre outras, cada uma trazendo sua perspectiva única e esforços incansáveis para promover a conscientização sobre o bem-estar animal e uma visão de vida ética.

Reconhecida por campanhas ousadas, como a oferta de US$ 1 milhão ao Papa Francisco para adotar o veganismo, a organização Geração Vegana apresenta no VegFest 2023 resultados de iniciativas educacionais, distribuição de refeições veganas durante a pandemia e colaborações com influenciadores. Seu estande oferecerá informações sobre nutrição vegana, programas de estilo de vida vegano e brindes exclusivos.

Participando pela primeira vez do VegFest, a Alianima se destaca por promover ativismo responsável, enfatizando a importância do diálogo fundamentado em argumentos científicos. Distribuindo flyers informativos como as campanhas “Peixes Sentem”, ,  “Galinhas Livres de Gaiola”, “Peixes Sentem”, “Suínos em Família” e “Frangos Sem Cortes”, a organização convida os participantes a compartilharem nas redes sociais seu envolvimento na luta pelos direitos dos animais.

Ativistas da causa vegana e muitas atrações

A Feira Vegana do VegFest é um dos principais atrativos do evento, aberta ao público e com entrada gratuita. Este ano, conta com a participação de mais de 100 marcas expositoras, que abrangem segmentos como alimentos, higiene pessoal, cosméticos, casa e decoração, moda, acessórios, vestuário e produtos para pets, oferecendo uma ampla variedade de produtos e novidades.

O evento conta com  dezenas de palestrantes nacionais e internacionais, com uma programação rica e diversificada que abraça todos os elementos do movimento vegano, desde saúde, política, tecnologia, entretenimento, direitos animais e questões ambientais. para os visitantes.

Entre os palestrantes internacionais do VegFest 2023 estão James Aspey, um apaixonado e incansável defensor dos direitos dos animais, que fez história com sua notável campanha ‘365 Dias de Silêncio’. John Oberg, um ativista dos animais dedicado a tornar o mundo um lugar mais gentil para os animais, utilizando o poder das redes sociais, também estará presente.

Confirmaram presença Ignacia Uribe, CEO da Fundation Veg, uma organização internacional que atua na América Latina para promover dietas baseadas em vegetais e reduzir o sofrimento dos animais de criação; e Dulce Ramirez, diretora executiva para o México e vice-presidente para a América Latina na Igualdad Animal, uma organização global presente em 8 países. Confira a lista completa de todos os palestrantes no site do evento

Confira outras atividades

Por meio de uma parceria com a SVB e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, o Escape Room oferecerá aos participantes a chance de aprender e refletir sobre as práticas cruéis na indústria do leite que não são reveladas aos consumidores. O VegFest 2023 também oferecerá uma extensa programação com atividades culturais, culinárias e esportivas gratuitas ao longo dos quatro dias de evento, além da aguardada Balada VegFest.  Veja outras atrações

Cozinha Show: Com a participação de chefs renomados, o evento apresentará a diversidade da culinária vegana, desde pratos simples até os mais requintados.

Mesa GreenTeam: atletas veganos campeões dentro e fora do jogo.

Meditação, Yoga e Acroyoga – práticas para fortalecer corpo e mente, promovendo equilíbrio e força.

Quadra Esportiva: Os visitantes poderão assistir e praticar diversas modalidades.

Peça de Teatro: A Hora do Boi de Vandré Silveira (inscrição gratuita pelo site do evento)

Balada VegFest: Uma noite de diversão paga no Teatro Mars, aberta a todos, mesmo aqueles não credenciados no VegFest (compre o seu ingresso através do sympla).

Leia mais

Excesso de antibiótico animal traz efeitos devastadores à saúde e meio ambiente
Veganismo: entenda os benefícios da dieta sem proteína animal
7 mitos e verdades sobre o estilo de vida vegano

Galinhas livres de gaiola, peixes que sentem, suínos em família e frangos sem cortes

A Alianima, organização sem fins lucrativos dedicada à defesa dos direitos dos animais de produção, participa pela primeira vez do VegFest. Em seu estande, a ONG promoverá um ativismo mais responsável, utilizando argumentações científicas para dialogar com os participantes sobre as condições de vida e o tratamento dado aos animais na produção industrial de alimentos.

A organização enfatiza a importância de promover mudanças positivas por meio de abordagens fundamentadas e convida os participantes do evento para participar do diálogo construtivo e se engajar em ações práticas para promover mudanças significativas na vida dos animais de produção.

Durante o evento, a Alianima distribuirá flyers informativos sobre suas campanhas para promover o bem-estar de galinhas, peixes, suínos e frangos no contexto da pecuária. Além disso, o estande terá um espaço dedicado para que os participantes possam compartilhar nas redes sociais seu envolvimento na luta pelos direitos dos animais. Brindes temáticos também serão distribuídos, incentivando a reflexão sobre as questões abordadas.

Princípios fundamentais da Alianima

Antiespecismo: A Alianima defende que todas as espécies de animais são sencientes e merecem consideração moral. A sociedade justa e compassiva reconhece os interesses desses indivíduos, não os tratando como meras ferramentas ou propriedade.

Pragmatismo efetivo: A organização privilegia ações contra as piores práticas da pecuária, buscando melhorias graduais para os animais em curto e médio prazo.

Reconhecendo a urgência da situação, a Alianima acredita que pequenos avanços fazem diferença nas vidas dos bilhões de animais em condições críticas.

Autorresponsabilidade: A Alianima destaca a importância de uma análise crítica dos hábitos e estilos de vida, buscando torná-los mais coerentes com a disponibilidade de recursos e conscientes dos impactos em outros indivíduos. A autorresponsabilidade se estende à alimentação, vestuário, entretenimento e interação com a natureza.

Justiça socioambiental: A Alianima reconhece que construir um mundo mais justo envolve enfrentar as desigualdades sociais. A organização apoia a agricultura familiar, as vertentes do ecofeminismo e o tratamento digno aos povos originários, enquanto condena o racismo ambiental e o nutricídio.

Geração Vegana propôs veganismo ao Papa Francisco

A Geração Vegana participa com um estande na VegFest 2023, após a expansão para uma nova fase em sua missão de promover o veganismo em escala global. Com uma abordagem renovada e uma visão ampliada, a organização está comprometida em catalisar mudanças significativas para criar um mundo mais sustentável, ético e compassivo.

O grupo, que é mais conhecido pela campanha que ofereceu US$ 1 milhão ao Papa Francisco para adotar o veganismo durante a Quaresma, acaba de se tornar a primeira organização vegana a ser convidada a fazer parte de Equipe de Nomeações do respeitado Prêmio Earthshot, fundado pelo Príncipe William.

Esta conquista permite que a organização busque grupos, empresas e campanhas veganas de alto impacto e nomeie aqueles que se enquadram nos critérios da premiação para concorrer ao prêmio de aproximadamente 6 milhões de reais.

Por isso, a Geração Vegana abriu uma chamada até 30 de novembro de 2023 para identificar iniciativas veganas de alto impacto em todo o mundo. As sugestões, que devem ser feitas pelo site da organização GeracaoV.org, podem ser de grupos, empresas e campanhas que trabalham por uma alimentação à base de plantas.

A Geração Vegana também foi convidada a selecionar dois especialistas para participar do Painel Consultivo de Especialistas do Earthshot para a categoria ‘Proteger e Restaurar a Natureza’ do prêmio.

A organização convidou o pesquisador da Universidade de Oxford, Joseph Poore, e a cientista do Our World in Data, Dra. Hannah Ritchie, a fazerem parte ao painel, e ambos já aceitaram assumir este importante papel de avaliar todas as nomeações e ajudar a escolher os finalistas.

Histórico da campanha

Em agosto de 2023, a Geração Vegana iniciou uma campanha pedindo para o Príncipe William, fundador do Prêmio Earthshot, incluir uma categoria para as soluções à base de plantas em seu prêmio global pelo meio ambiente. O pedido foi apoiado por estrelas internacionais como Olivia Colman, Emma Thompson e Alicia Silverstone e Sharon Osbourne, e nacionais como Luisa Mell, Rodrigo Dorado, Emiliano d’Avila, Natália Rosa, Dani Moreno e Leyllah Diva Black.

Na ocasião, a ONG ofereceu o valor de 1 milhão de libras para o prêmio inaugural na sexta categoria: “Promover um Sistema Alimentar à Base de Plantas”. A campanha ganhou as manchetes em todo o mundo e, embora a categoria não tenha sido criada, a Geração Vegana já considera o resultado alcançado é um importante avanço para o movimento vegano.

As campanhas Million Dollar Vegan são desafios de repercussão internacional direcionados a grandes líderes mundiais para que ajam em prol de um sistema alimentar sustentável à base de plantas. A organização já conduziu desafios ao Papa Francisco, ao então presidente americano Donald Trump, ao atual presidente dos EUA Joe Biden, ao primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e recentemente ao Príncipe William.

Além desse trabalho para colocar o veganismo no debate público na grande mídia, a Geração Vegana desenvolve propostas e iniciativas educacionais, colaborações com influenciadores e campanhas de conscientização sobre uma alimentação 100% vegetal. Outro importante projeto que desenvolveu durante a pandemia foi a distribuição de mais de 1 milhão de refeições veganas, em seu programa de Alimentação Solidária que continua de forma pontual em algumas regiões do mundo.

Distribuição de alimentos no Jardim Oratório, em maio de 2022 (Foto: Divulgação)

Conheça outras organizações que estão presentes na VegFest

Animal Equality Brasil: Unindo Ativismo Presencial e Tecnologia para os Animais

Renomada internacionalmente, a Animal Equality Brasil destacará suas décadas de compromisso na defesa dos direitos animais no Vegfest 2023. A vice-presidente para a América Latina, Dulce Ramírez, trará sua experiência em investigações secretas, enquanto a organização apresentará o iAnimal, uma ferramenta de realidade virtual que proporciona uma visão imersiva das condições enfrentadas pelos animais na indústria. A palestra de Dulce Ramírez, agendada para 2 de dezembro, sábado, às 12h30, abordará o compromisso global da organização na transformação do mundo para os animais.

Fórum Animal: Projeto VegMonitor e Ativismo em Diversas Frentes

O Fórum Animal trará seu Projeto VegMonitor ao VegFest 2023, destacando cinco objetivos específicos, desde educar para um mundo mais justo até incentivar a alimentação vegana como impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Com eventos presenciais, Univegan, curso online e o Dia da Consciência Animal, a organização promove conscientização e engajamento.

Santuário Vale da Rainha: Resgate e Cuidado Exemplar aos Mestres Animais

O Santuário Vale da Rainha, nascido da iniciativa de Patricia Andrade Varela Favano e Vitor Favano, apresentará suas operações em andamento, destacando o resgate dos Mestres Bezerros de Cunha e Mestras Búfalas de Brotas. O Santuário também compartilhará seu compromisso com a educação, incluindo o Centro Educacional Nova Terra, que busca promover mudanças através da conscientização e experiências educacionais.

Sea Shepherd Brasil: Proteção Apaixonada do Oceano

A Sea Shepherd Brasil, icônica na conservação marinha, marca presença pelo segundo ano consecutivo. A presidente apresentará uma palestra impactante sobre as ameaças à vida marinha, enquanto um chef voluntário ensinará receitas veganas no Cozinha Show. A organização disponibilizará o livro “Receitas (para quem ama o que é) do Mar” durante o VegFest. A organização realiza missões de ação direta, educação e conservação, focando em cinco principais campanhas, incluindo a erradicação do lixo marinho e a proteção de baleias em rotas de imigração.

Curiosidades e números do mercado

Realizado pela SVB, em parceria com a Francal Feiras, a VegFest continua a crescer e atrair um público cada vez maior, refletindo o aumento do interesse pelo veganismo no Brasil. De 2010 a 2022, as empresas de proteínas alternativas arrecadaram (no mundo) US$ 14,2 bilhões, quase dobrando os investimentos em média a cada ano, embora com alta variação de ano para ano. Este crescimento reflete a crescente demanda por alternativas à base de plantas e o aumento da conscientização sobre questões relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar animal.

Além disso, com o “Programa de incentivo à pesquisa”, a Embrapa aprovou dois projetos para o desenvolvimento de ingredientes à base de vegetais e vai receber um investimento de 20 milhões (US$ 4 milhões). Essa iniciativa ressalta o compromisso do Brasil em impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos veganos.

O mercado de substitutos vegetais para carne e frutos do mar no Brasil também está em ascensão, alcançando, em 2022, um volume de R$ 821 milhões em vendas no varejo, o que representa um crescimento de 42% comparado a 2021. Essa tendência indica que mais pessoas estão adotando uma dieta baseada em plantas e buscando alternativas mais saudáveis e sustentáveis

Com Assessorias

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *