Celebrado no dia 1º de novembro, o Dia Mundial do Veganismo foi criado em 1994 por Louise Wallis, presidente da Vegan Society da Inglaterra, em 1994, nos 50 anos da primeira instituição vegana do mundo, com o propósito de conscientizar sobre as formas de consumo, exploração e crueldade com os animais, tanto para a alimentação, quanto na utilização de produtos de beleza e vestuário.
Os números que giram em torno do veganismo só aumentam. Previsões econômicas estimam que o mercado de alimentos veganos chegará a US$ 74,2 bilhões até 2027. O último levantamento do Ibope Inteligência, em 2018, apontou que cerca de 29 milhões de brasileiros não comem carne, o que representa 14% da população.
Ainda, o Censo do Mapa Veg, que é constantemente atualizado e mapeia o crescimento do Vegetarianismo e Veganismo no Brasil, mostra que, hoje, 31 milhões de pessoas se enquadram na categoria vegetariana, vegana e simpatizantes, correspondendo a 19.051 milhões, 9.400 milhões e 2.549 milhões, respectivamente.
São inúmeros os motivos que levam uma pessoa se tornar vegana, pois diferentemente do vegetarianismo, o veganismo ultrapassa a questão alimentar. Este público não consome qualquer produto que coloque os animais em sofrimento, seja roupas, cosméticos e até mesmo alimentação.
Os adeptos desse estilo de vida, não ingerem nem fazem uso de nenhum tipo de alimento ou produto que tenham origem animal, como carnes, ovos, leite, couro, entre outros. Em termos de alimentação, a dieta vegana é considerada altamente saudável, já que pode incluir uma grande variedade de vegetais, legumes, verduras, grãos e frutas, que são consumidos, em sua maioria, na versão integral.
De acordo com a nutricionista Aline Maldonado Franzini de Alcântara, os benefícios dessa alimentação podem ser sentidos ao longo do tempo, entretanto, é importante que seja seguida uma dieta balanceada, que conte com a presença de todos os grupos alimentares.
“Os alimentos de origem animal são ricos em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para nossa saúde. Ao adotar um estilo de vida vegano, é preciso ter consciência de inserir outros alimentos, ainda que de origem vegetal, que possam suprir essa carência nutricional. Contar com ajuda profissional durante esse processo, pode evitar que a pessoa apresente baixos índices de consumo proteicos, assim como das vitaminas B12 e D, e de minerais como ferro, zinco, cálcio e ômega3”, esclarece a especialista.
Entre os alimentos de origem vegetal que apresentam um bom valor nutricional para as dietas veganas, Dra. Aline destaca o consumo de hortaliças verdes escuras, leites vegetais, castanhas, leguminosas como o grão de bico, lentilha e feijões, e alguns tipos de arrozes.
“São alimentos importantíssimos para a saúde de todas as pessoas, mas tornam-se essenciais em dietas que restringem o consumo de alimentos de origem animal. O arroz negro, o vermelho e o selvagem, por exemplo, apresentam grandes quantidades de fibras e proteínas, além de vitaminas A, B1, B2, B6, B12, cálcio, magnésio, zinco e ferro”, complementa.
Receitas com arroz
O mercado dispõe hoje de uma grande variedade de arroz, que vão desde o tradicional arroz branco, integral e parboilizado até as variedades mundiais, como o vermelho (cozinha francesa), o preto (cozinha chinesa) e o selvagem (cozinha canadense). Para contribuir com dicas de consumo aos adeptos da dieta vegana, a marca Tio João preparou algumas receitas exclusivas com alguns tipos de arroz:
Arroz Preto com Peras Assadas
Ingredientes
1 xícara (chá) de arroz preto
1 colher (chá) de sal
1 pera madura em fatias grossas
5 colheres (sopa) de azeite
2 talos de alho-poró cortados em fatias
½ xícara (chá) de damascos picados
2 ramos de tomilho
2 ramos de salsinha picadas
5 folhas de sálvia picadas
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
½ xícara (chá) de nozes picadas
Raspas de casca de laranja
Modo de Preparo
Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água fria (600ml) junto com o Arroz Preto e o sal. Deixe ferver, abaixe bem o fogo e mantenha a panela tampada por cerca de 35 minutos, ou até secar.
Enquanto isso, regue as fatias de pera com 2 colheres (sopa) de azeite e asse em forno médio (200°C) por cerca 20 minutos.
Aqueça o restante do azeite em uma panela média. Refogue o alho-poró, os damascos, e tempere com as ervas, o sal e a pimenta. Misture o arroz já cozido, as nozes e retire do fogo. Polvilhe as fatias de pera com as raspas de laranja e sirva junto com o arroz.
Arroz Vermelho com Coco Refogado
Ingredientes
Arroz:
3 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas roxas picadas (300 g)
1 xícara (chá) de Arroz Vermelho
Sal e pimenta-do-reino
Coco Refogado:
3 colheres (sopa) de azeite
1 coco seco descascado e cortado em cubos (350 g)
3 colheres (sopa) de shoyu
½ colher (sopa) de açúcar
Pimenta-do-reino
Modo de Preparo
Arroz:
Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo baixo, adicione a cebola e refogue, mexendo por cerca de 15 minutos ou até que ela esteja bem dourada. Junte o arroz e 2 xícaras (chá) de água, tempere com sal, pimenta e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe com a panela semitapada por 35 minutos ou até que a água seque.
Coco refogado:
Enquanto a arroz cozinha, leve ao fogo médio uma frigideira com o azeite e doure os cubinhos de coco. Desligue o fogo, acrescente o shoyu e o açúcar e tempere com um pouco de pimenta. Misture-o ao arroz cozido e sirva em seguida.
Arroz com Vegetais e Chia
Ingredientes
1 litro de água
1 colher (chá) de sal
1 pacote de Arroz Integral + Vegetais
½ maço de espinafre higienizado e picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
¼ de cebola picada
1 dente de alho pequeno picado
2 colheres (sopa) de chia
Modo de Preparo
Prepare uma bacia com água gelada e, em uma panela, ferva 2 litros de água. Adicione as folhas de espinafre à água fervente, deixe por 30 segundos e, com ajuda de uma escumadeira, mergulhe-o na água gelada. Escorra as folhas e pique-as bem fininho. Reserve.
Em uma panela, adicione a água e o sal e espere ferver. Coloque o pacote de Arroz Integral + Vegetais, diminua o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada, em fogo baixo, por 30 minutos. Retire-o com ajuda de um garfo e deixe escorrer toda a água.
Enquanto isso, em uma frigideira adicione o azeite, refogue a cebola e o alho. Adicione o espinafre, uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, mexendo.
Coloque o arroz cozido na frigideira do espinafre, adicione a chia e misture. Sirva em seguida com azeite.
Arroz Selvagem + Arroz Parboilizado com Amêndoas
Ingredientes
1 xícara (chá) de Arroz Selvagem
1 xícara (chá) de Arroz Parboilizado
200 g de amêndoas em lascas
4 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de Preparo
Cozinhe o Arroz Selvagem conforme o modo de preparo indicado na embalagem. Enquanto isso, em outra panela, faça o mesmo com o Arroz Parboilizado.
Em uma frigideira, toste as amêndoas com duas colheres de azeite. Depois, misture a elas o arroz selvagem, o arroz parboilizado e o restante do azeite. Tempere com sal e a pimenta e sirva.