Com o avanço da vacinação em adultos no Brasil, estados e municípios já começaram a aplicar a primeira dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos. Balanço divulgado neste sábado (28) pelo Ministério da Saúde aponta que até então mais de um milhão de doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas a este público. Mas o número ainda é muito baixo num país que tem mais de 20 milhões de adolescentes.
Com número limitado de doses para distribuir a estados e municípios, a pasta orienta que a vacina para adolescentes só seja aplicada depois que for concluída a primeira dose em toda a população adulta. Outra recomendação do MS é que os municípios apliquem a vacina da Pfizer, pois esse é o único imunizante com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinar esse público.
Após dias de incerteza por conta da falta de remessa de imunizantes pelo Ministério da Saúde, na segunda-feira passada (23/8), o município do Rio de Janeiro começou a aplicar a vacina para adolescentes com deficiência e, nesta quinta-feira (26/8), ampliou para a vacina para adolescentes em geral. Nesta sexta-feira (27/8), é a vez da vacina para adolescentes de 17 anos e, no sábado (28), haverá repescagem para essa faixa etária nos pontos de vacinação, que funcionarão de 8h às 12h.
Em setembro, vai ter ‘encontro de gerações’ nos postos de vacinação da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde divulgou que, ao longo do mês, a vacinação para adolescentes cariocas será concluída, ao mesmo tempo em que também ocorrerá a vacinação da terceira dose (ou dose de reforço) dos idosos que concluíram as duas doses. Os postos e pontos de vacinação continuarão funcionando também para a segunda dose àqueles de outras faixas etárias que já se imunizaram na primeira etapa ou que ainda estão com a segunda dose pendente.
Dose de reforço para idosos em setembro
A aplicação da dose de reforço (DR) para idosos que já tenham completado a imunização vai começar com os residentes em instituições de longa permanência (ILPI) – os antigos asilos ou casas de repouso – entre os dias 1 e 10 de setembro. Em paralelo, continua a vacinação dos adolescentes com 16 a 12 anos, que será encerrada no dia 11 de setembro (sábado).
A partir da segunda-feira seguinte, dia 13 de setembro, serão vacinados com a terceira dose ou dose de reforço os idosos com 95 anos ou mais. O cronograma está previsto para alcançar, até 30 de outubro, todas as pessoas a partir de 60 anos que já concluíram seu esquema vacinal na cidade do Rio de Janeiro.
A dose de reforço estará disponível também, a partir de 15 de setembro, para imunossuprimidos em casos específicos, mediante comprovação médica, podendo ser aplicada 28 dias após a última dose do esquema vacinal básico. A repescagem também está mantida diariamente para adultos a partir de 21 anos, pessoas com deficiência a partir de 12 anos, gestantes, puérperas e lactantes, preferencialmente à tarde.
Vacina para adolescentes e idosos: confira os calendários
Com SMS-RJ, Câmara do Rio e Agência Brasil (atualizada em 29/8/21)