Levado à frente pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) desde 2010, o movimento Outubro Rosa tem servido para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Desde então, a data é celebrada todos os anos. Sempre com o propósito de compartilhar cada vez mais informações sobre a doença, tratamentos disponíveis, a fim de ajudar sua detecção precoce, de forma a reduzir a letalidade do mal: o Inca tem 28% dos casos novos de câncer de mama a cada ano.
Por isso, a coluna Ler faz Bem desta semana vai seguir a tratar do tema. Desta vez, falando sobre um livro polêmico, que defende ser possível o fim e a cura total do câncer. A obra, lançada em agosto, chama-se “Uma vida pelo fim do câncer: o Método Kovacsik” e trata da saga vivida por Estevam Kovacsik, que estudou a doença e desenvolveu um tratamento natural e altamente eficaz ainda na década de 1940, e do seu bisneto Daniel Kovacsik, que retomou os trabalhos da terapia na década de 2000.
O livro foi a forma que encontraram de divulgar a terapia que defendem para a cura da doença de forma natural e gratuita. Com 144 páginas entre textos e fotos que ilustram a jornada, o livro, escrito pelo jornalista Vinícius Piva, em parceria com Daniel, conta sobre o método criado pelo cientista, além de revelar histórias acerca do emprego deste método em supostas curas para o mal.
A obra aborda temas polêmicos e faz um registro histórico do trabalho realizado por Estevam e sua esposa Maria Kovacsik entre as décadas de 1950 e 1980, e, principalmente, narra as aventuras vividas por Daniel na busca pela popularização da terapia natural e oferecida de forma gratuita.
O livro conta também a busca empreendida pelo cientista pela obtenção oficial da comprovação científica do método no Brasil e no exterior, além do enfrentamento de processos na justiça por curandeirismo e charlatanismo, bem como a relação da família Kovacsik com a imprensa.
A tudo isso, somam-se depoimentos de quatro pacientes que teriam se curado do câncer por meio da terapia. , além do processo de construção da AEMK – Associação Estevam e Maria Kovacsik, que começou em 2008.
Os autores afirmam que, em mais de 60 anos de atendimento a pessoas doentes, o Método Kovacsik para o câncer já curou (sem cobrar por isso) milhares pessoas tanto no Brasil, onde possui mais de 70 pontos de atendimentos, quanto no exterior. Estados Unidos, México, França e Bélgica são alguns dos países que contam hoje com a terapia.
Sobre os autores
Vinícius Piva formou-se em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo , estudou Teologia e Terapias Integrativas como Reflexoterapia e Reiki.
Daniel Kovacsik formou-se em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, e produziu e dirigiu o documentário “Da origem ao fim do câncer”, lançado em 2008.
Após o lançamento, Vinícius e Daniel fazem uma série de viagens pelo Brasil ministrando palestras e conduzindo debates sobre o livro. Estão previstos eventos em 10 cidades brasileiras em 5 estados, entre elas Curitiba, Blumenau, Fortaleza, São Paulo e Brasilia.
SERVIÇO:
Título: “Uma vida pelo fim do câncer: o Método Kovacsik”
Autores: Vinícius Piva e Daniel Kovacsik
Editora: Alfabeto
A obra também pode ser adquirida pelo site www.umavidapelofimdocancer.
Meu pai está com câncer me ajudem por misericórdia