Transtornos de aprendizagem: quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil o tratamento

Instituto NeuroSaber realiza jornada online e gratuita, dos dias 9 a 16 de outubro, para esclarecer dúvidas de médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais

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Os transtornos de aprendizagem ainda geram muitos equívocos em pais, cuidadores, professores e demais profissionais da educação e da saúde. Muitos não sabem, por exemplo, quais são os sintomas e possíveis tratamentos. Para o neuropediatra Clay Brites, do Instituto NeuroSaber, a compreensão sobre o tema é fundamental para a vida da criança, para que não se confunda imaturidade com o transtorno.

Segundo ele, caso o entendimento do transtorno não fique claro para professores, pais e o profissional responsável pela avaliação, o problema pode não receber a devida atenção.  “É fundamental, por exemplo, saber diferenciar uma dificuldade momentânea de um transtorno. A velha frase ‘vamos esperar para ver se melhora’ pode acabar com o futuro de alguém que apresenta uma dificuldade de aprendizagem. Portanto, quanto mais cedo for o diagnóstico correto, melhor e mais rápido será o tratamento”, ressalta  o especialista.

Por outro lado, Brites diz que há pais que entram em pânico só em pensar na possibilidade dos filhos terem tais problemas. Por isso, ele ressalta que a família nunca deve ter medo caso note nas crianças alguma dificuldade na escola ou descubra que tenha algum transtorno. “Primeiro de tudo, é preciso compreender o que está acontecendo e ajudá-los no que for preciso para superar”.

Jornada Neurosaber

Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre o tema, o Instituto NeuroSaber realiza a terceira Jornada NeuroSaber entre os dias 9 e 16 de outubro. O evento será totalmente gratuito e online e as inscrições já estão abertas. A iniciativa é idealizada pela psicopedagoga Luciana Brites, especializada em Educação Especial na área de Deficiência Mental, e pelo neuropediatra Clay Brites. As inscrições podem ser feitas pelo site.

A jornada tem como objetivo discutir o funcionamento neurológico com o intuito de impactar positivamente o atendimento clínico. “Além de promover a inclusão escolar, queremos auxiliar famílias de pessoas que tenham dificuldades e distúrbios de aprendizagem a obter um conhecimento de qualidade sobre o assunto”, destaca Luciana Brites.

Voltada para médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e neuropsicopedagogos, a Jornada oferecerá aulas e materiais para promover a imersão profissional no Funcionamento Neurológico dos Transtornos de Aprendizagem de forma científica e com linguagem acessível.

Na programação, serão respondidas, por exemplo, questões referentes ao funcionamento do cérebro de uma criança com e sem problemas de aprendizagem, além de quais as áreas cognitivas são acionadas e porque este conhecimento faz toda a diferença no processo de avaliação e durante as intervenções. Outros assuntos abordados serão:

– Quais os sinais para suspeitar de transtornos de aprendizagem?

– Avaliação interdisciplinar em dificuldades de aprendizagem: como fazer?

– O funcionamento neurocognitivo do cérebro.

– Transtornos de aprendizagem: da avaliação à intervenção.

Fonte: Instituto NeuroSaber

 

 

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