Um milhão de pessoas que trabalham com turismo no Estado do Rio de Janeiro serão testados gratuitamente nos próximos 90 dias para diagnóstico da Covid-19. A testagem em massa faz parte do projeto ‘Cidades Monitoradas’, que vai ajudar no retorno gradual da economia fluminense, com foco no turismo. A expectativa é a que a cidade possa estar preparada para receber grandes eventos, como Carnaval e Réveillon.

Em ação piloto, os 600 primeiros testados foram motoristas de 25 cooperativas de táxi do Aeroporto Santos Dumont e do Bangu Shopping, além de funcionários das redes do Brewteco. A testagem é realizada pela Veus Saúde, parceira da MedLevensohn na iniciativa, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Antônio Rodrigues, diretor administrativo da cooperativa AerosDumont e primeiro taxista a aderir ao monitoramento, aprovou a iniciativa. “É bom que o turista saiba que os serviços na cidade são seguros. Neste momento delicado que estamos passando, a iniciativa traz mais segurança para os motoristas e passa maior credibilidade aos passageiros, que podem embarcar com mais confiança”, completa. 

Entenda testagem em massa

Em parceria com o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (HotéisRIO), a iniciativa também está em negociação para começar, em breve, com garçons e profissionais da hotelaria e pousadas da cidade. Eles receberão testes para detectar o vírus e medir o status imunológico – IgG e IgM, Antígeno e Anticorpo Anti-Proteína. A testagem é capaz de identificar indivíduos que já tiveram a doença e quem já desenvolveu anticorpos, além de detectar as mutações sofridas pelo coronavírus.

Todos os profissionais testados recebem um QR Code personalizado que permite o acompanhamento do profissional quanto a sua participação na realização dos seus exames. Nos funcionários de estabelecimentos de alimentação e hotelaria, o código estará disponível em bottons que serão afixados em seus uniformes. Já nos táxis, o QR Code ficará acessível dentro e fora do veículo.

Todas as testagens negativas ficam disponíveis para conhecimento da população através de QR Code. Nos casos de resultado positivo para presença do vírus da Covid-19 após realização do MedTest AG (teste de antígeno que identifica se a pessoa está infectada no momento), apenas o funcionário é informado sobre o resultado. As empresas esclarecem que não têm nenhum poder de impedir o profissional de continuar exercendo o trabalho dele.

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *