Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 862 milhões de pessoas, acima dos 15 anos, se voluntariam em todo o mundo por mês. No Brasil, o número de voluntários ativos é de 57 milhões, o que representa 34% da população adulta, de acordo com uma pesquisa Doação Brasil 2022, realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha. 

voluntariado é uma das ações mais importantes para o Terceiro Setor.  Neste dia 5 de dezembro, em que se comemora o Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela ONU em 1985 para fomentar e reconhecer a importância do voluntariado em todas as suas formas. No Brasil, ações voluntárias são reconhecidas por pelo menos 84% dos brasileiros que afirmam já ter feito algum tipo de doação, segundo dados do Idis.

Conheça algumas iniciativas

Doar seu tempo para fazer o bem na tela ou na terra é opção para os brasileiros

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do trabalho voluntário para impulsionar ações de impacto social, o Dia Internacional do Voluntário é celebrado por aqueles que foram tocados pela missão de dedicar parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades. A data é dedicada ao espírito de solidariedade e comprometimento que impulsiona a transformação social.

Atualmente, seja por meio da tela do computador ou indo ao campo, é possível encontrar soluções para se voluntariar e fazer o bem de onde estiver.  A data destaca a importância das iniciativas voluntárias para a promoção de impacto social, uma atividade que pode ser exercida de diversas formas, sejam elas remotas ou presenciais e que promovem efeitos positivos tanto para os beneficiários, quanto para os voluntários.

O trabalho voluntário está no DNA da SAS Brasil, uma instituição do terceiro setor que desenvolve e implementa soluções de acesso à saúde. Desde 2013, a startup social atua de forma itinerante em cidades carentes de acesso a médicos especialistas, resolvendo os problemas de saúde de ponta a ponta, impactando diretamente as filas de espera do SUS. Com a missão de levar saúde e alegria para quem mais precisa, a SAS Brasil criou soluções inovadoras e premiadas, nacional e internacionalmente.

Camila Perez, estudante de medicina voluntária da SAS Brasil desde a época que fazia cursinho para a faculdade, atua tanto no remoto, quanto no presencial. Já Anna Beatriz Leite, coordenadora médica da SAS Brasil, foi voluntária durante a graduação de medicina e agora formada é responsável pela parte médica das ações presenciais. Eloisa Suñé Leite, gerente de Impacto da SAS Brasil, foi voluntária e posteriormente contratada para desenvolver e potencializar o Programa de Voluntariado

Hospital Alemão Oswaldo Cruz recebe novos voluntários

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz reconhece a importância e o valor de ser solidário e convida para seu Programa de Voluntariado, que está com inscrições abertas para novos integrantes. O objetivo é oferecer aos pacientes, familiares e visitantes do Hospital, um atendimento humanizado, acolhedor e afetuoso, por meio de atividades lúdicas e recreativas. Os voluntários do Hospital atuam em diversas áreas, como hemodiálise, oncologia, recepções, internação, entre outras, levando alegria e conforto aos que mais precisam.

Hoje, o programa recebe o apoio de mais de 80 pessoas, que doam parte de seu tempo para fazer a diferença na vida do próximo. Um exemplo é a jornalista Julia Barroso, de 42 anos, que superou a escoliose após ser operada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz e, desde abril, dedica seu tempo como voluntária. Ela conta que se sente muito feliz em poder ajudar os pacientes, e que aprende muito com eles.

“Ser voluntária no hospital é uma forma de retribuir o cuidado que recebi quando operei na Instituição. É muito gratificante poder oferecer apoio e conforto aos pacientes da ortopedia, que enfrentam desafios semelhantes aos que eu vivi. A cada visita, eu aprendo mais sobre a vida, a resiliência e a esperança. É uma troca de amor e inspiração”, afirma Julia.

Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de pelo menos seis horas semanais. A inscrição deve ser feita pelo site do hospital (Link), e depois disso uma entrevista individual será agendada com os responsáveis pelo programa.

Após a seleção, os novos voluntários passarão por um treinamento de oito horas, divididos em dois dias, que é presencial e obrigatório. Durante a capacitação os candidatos terão acesso à introdução ao voluntariado, regime jurídico do voluntariado, normas e rotinas, protocolos e história da Instituição. Ao longo desse período também será possível conhecer o escopo do trabalho a ser desenvolvido e, ainda, ouvir relatos de experiência de voluntários de outros programas.

Liga Solidária completa 100 anos reunindo mais de 1.500 voluntários

A Liga Solidária, organização social paulistana que completou 100 anos em 2023, nasceu de uma atividade voluntária de um grupo de mulheres e até hoje tem o voluntariado como parte importante: são mais de 1.500 voluntários que dedicam seu tempo aos projetos sociais e também aos negócios filantrópicos da organização.

A organização centenária da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos, foi fundada em 1923, com o nome de Liga das Senhoras Católicas de São Paulo. Atualmente, oferece programas socioeducativos que beneficiam, direta e indiretamente, mais de 24 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade na capital paulista.

A organização tem um perfil diversificado de voluntários, de todas as faixas etárias, o que inclui voluntários individuais, corporativos (vinculados a empresas) e educacionais (com jovens universitários). E também vem buscando criar atividades online para alguns voluntários, solicitação que veio após a pandemia. Futuramente deverão ser implementadas mentorias online para pequenos empreendedores periféricos atendidos pelo Programa Empreendedorismo da Liga Solidária.

Neste dia 5, pela manhã e à tarde, haverá diversas atividades nos programas sociais (que atendem crianças, adultos e idosos) e também no Bazar da Liga. As ações ocorrem no Educandário Dom Duarte (Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 5985 – Jardim Esmeralda/Distrito Raposo Tavares).

Voluntários apoiam e fazem parte das atividades da Fundação Dorina há 77 anos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, oferece oportunidades dentro de seu programa voluntário, para transformar habilidades em iniciativas que impactam positivamente a comunidade.  O trabalho acontece desde 1945, quando Dorina de Gouvêa Nowill contava com o apoio de amigas da Escola Caetano de Campos para iniciar o trabalho pioneiro de transcrição de livros para o formato Braille.

Ao longo de 77 anos, a Fundação mobilizou milhares de pessoas para contribuir como voluntário, gerando impacto positivo na sociedade. Neste ano, a instituição contou com o apoio ativo de cerca de 200 voluntários, com o comprometimento e a paixão fundamentais para a continuidade dessa nobre missão.

Uma das atividades realizadas foi a ‘Transformação pelo esporte com a Achilles International Brazil’, visando transformar a vida das pessoas com deficiência por meio de programas esportivos e conexão social. A ONG levou um grupo de voluntários atletas para uma palestra na Fundação Dorina, apresentando aos clientes (pessoas cegas e com baixa visão) as ações realizadas para iniciação à corrida e à prática esportiva.

O que é preciso para ser um voluntário

voluntariado é mais do que uma contribuição de tempo, é um investimento generoso de talento e trabalho em causas de interesse social e comunitário. Além disso, fazer parte do projeto é uma experiência enriquecedora, que traz a oportunidade de contribuir para uma causa importante, além da possibilidade de aprendizado e do desenvolvimento de habilidades.

Para ser um voluntário, não há idade mínima. Menores de 18 anos são bem-vindos para participar de atividades pontuais, desde que acompanhados por um responsável. Os voluntários precisam dedicar um mínimo de 4 horas por semana, contribuindo para atividades que vão desde a transcrição de livros até projetos inovadores voltados à inclusão de pessoas com deficiência visual. Ao término de suas atividades, os voluntários recebem um certificado que detalha as horas dedicadas e as atividades específicas realizadas.

Aos interessados a se unirem a essa transformação de realidades, contribuindo com seu propósito por meio de trabalho voluntário agregador, ético e qualificado, as inscrições podem ser feitas por meio do telefone WhatsApp (11) 99226-4686 ou e-mail voluntariado@fundacaodorina.org.br

‘Fábrica de Produção de Currículos’ vai à população em situação de rua

De acordo com o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Brasil possui 215.965 pessoas em situação de rua, com o estado de São Paulo liderando o ranking com 89.293 pessoas.

Nesta terça-feira (5), a Nexti, empresa de soluções tecnológicas para RH e a Arcah (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade), que promove o resgate à dignidade e cidadania da população em situação de rua, organizam o evento “Fábrica de Produção de Currículos”.

O evento, que acontece no Dia Internacional do Voluntariado, conta com apresentações, montagem de currículos e rodas de empregabilidade para auxiliar as pessoas em situação de rua na busca por oportunidades e ascensão social por meio da realocação no mercado de trabalho.

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *