A fachada do histórico Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), ganhou iluminação especial numa coloração azulada em adesão à campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O Parlamento fluminense tem adotado essa prática de iluminar o palácio em diferentes cores como forma de apoiar campanhas institucionais que chamem a atenção do público para cuidados de prevenção, como aconteceu também no caso do Outubro Rosa.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer nesta região é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Sensível a essa questão, a Alerj tem aprovado leis para ajudar no enfrentamento à doença. Caso da Lei 6592 que autoriza o Poder Público a instituir um programa de apoio aos pacientes operados de câncer de próstata nos órgãos de saúde do estado. Outro exemplo é a Lei 5957 que trata do acesso gratuito dos portadores de hiperplasia benigna ou câncer de próstata à medicação de prescrição. A Casa aprovou, ainda, o 17 de novembro como o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Próstata.

Combate ao diabetes

Na segunda-feira (14/11) foi celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, que busca levar informações às pessoas que convivem com essa enfermidade. A iluminação do Palácio Tiradentes também alerta para a prevenção e o tratamento adequado à doença, representado por um círculo azul. E a inclusão do combate ao diabetes na campanha da Alerj teve um pedido especial do deputado Samuel Malafaia (PL).

No Rio, a Lei 5.159/07 criou a Semana Estadual de Atenção ao Diabetes, também com o objetivo de integrar o estado às campanhas mundiais estimuladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O tema da campanha do combate ao diabetes, este ano, é ´Educar Para Proteger o Futuro´. De acordo com dados da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil aparece em sexto lugar mundial no ranking da doença. Uma dieta saudável, atividades físicas regulares e evitar o uso de tabaco e de álcool podem prevenir ou retardar o surgimento do diabetes.

Fonte: Alerj

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *