Na ausência de vacina ou tratamento medicamentoso, é urgente a mudança de comportamentos coletivos. Pensando nisso, o próximo webinar promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), discutirá o comportamento baseado em valores sobre a Covid-19. O evento é motivado pela ampla polarização entre conformidade e rejeição das diretrizes emitidas por autoridades de saúde e governamentais para prevenir a disseminação do vírus.

A live acontece nesta quarta-feira, dia 4 de novembro, das 10h às 12h, e terá a participação do professor Paulo Boggio, coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentre outros especialistas em ciências sociais e comportamentais, que descreverão como a sociedade tem lidado com esse ambiente ameaçador e discutirão os fatores que influenciam a mudança de comportamento e as perspectivas para a saúde pública global.

O que você precisa saber sobre a pandemia da Covid

Na quinta-feira, às 18h, o Instituto de Medicina e Cidadania (IMC) realiza uma live sobre o tema “O que você precisa saber sobre a pandemia da Covid”, com a participação da psicóloga Nara Matos, coordenadora de psicologia do IMC, e o sanitarista Luiz Henrique Claro.

O objetivo é debater pontos importantes sobre a pandemia, como segunda onda da Covid,  uso da máscara, estágio atual das vacinas e volta às aulas, entre outras. Para assistir, basta acessar o perfil no Instagram imc_instituto.

Mitos e verdades sobre radiação UV-C e coronavírus – Ainda sobre a pandemia, acontece nesta quinta (5), às 19h, a live ‘Os efeitos da radiação UV-C sobre o coronavírus e a saúde – mitos e verdades“, com uma bióloga especialista em virologia e um engenheiro elétrico.

Evento sobre diabetes em tempos de coronavírus

Em virtude da pandemia do coronavírus, a edição deste ano do evento Diabetes On, nos dias 7 e 8 de novembro, será 100% digital, mas continuará cumprindo seu papel, apresentando uma programação rica e repleta de experiências, muito conteúdo, espaços para novas amizades, mas em um ambiente seguro e preservando a vida e a saúde de todos os participantes. Para mais informações, acesse o site: http://www.diabeteson.com.br/ .

Durante o evento, a Associação Viva e Deixe Viver marca presença no evento com quatro oficinas online de contação de histórias abordando a Diabetes e a Hipertensão. Além das narrativas, estão programadas brincadeiras com o jogo Eu Conto, que possibilita a criação de histórias, sempre recheadas de emoção e aventura. As atividades estão programadas das 14h às 14h30, e das 16h30 às 17h, no sábado (7/11); e das 8h15 às 8h45, e das 10h45 às 11h15, no domingo (8/11).

EVENTOS TÉCNICOS

Como fica a atenção à saúde mental na pandemia?

A atual pandemia de Covid-19 tem sido estressante para boa parte da população e as sensações de medo e ansiedade podem ser ainda piores para quem está em isolamento. Mas afinal, como cuidar da saúde mental de cada indivíduo após meses de afastamento social, medos e perdas? Quais são os efeitos já identificados na esfera mental e do comportamento das pessoas provocados pela pandemia? E no futuro?

Esse é o tema do webinar “Além da mente – Atenção e cuidado com a saúde mental durante e pós-pandemia”, realizado pelo Instituto de Estudo de Saúde Suplementar (IESS), que acontece nesta quinta-feira (5), às 16h, ao vivo no canal do YouTube, no portal e nas redes sociais da entidade.

O anúncio da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que estávamos diante de uma pandemia do novo coronavírus gerou uma série de mudanças no funcionamento da sociedade: pessoas em quarentena, preocupados por não poderem ficar em casa, funcionários trabalhando em home office, escolas, universidades e comércios fechados. O encontro irá abordar de que maneira pessoas, empresas e a saúde suplementar devem considerar a saúde mental dentro de uma estratégia de cuidados coordenados de saúde.

Para tanto, o IESS reúne Geórgia Antony, consultora do SESI/CNI, Katia Weber, Gerente de Gestão de Saúde Populacional da SulAmérica, e Eduardo Tancredi, CMO da eCare Group. A mediação é de José Cechin, superintendente executivo do Instituto.

A série de eventos aborda importantes temas para o desenvolvimento do setor de saúde suplementar nacional com transmissão ao vivo. Os interessados podem ver mais detalhes no site da entidade. Todos os webinars anteriores estão disponíveis no canal do IESS no YouTube.

Reflexões e aprendizados da pandemia no Brasil

A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) levará ao Omnia Health Live Americas (OHLA) um debate sobre “Um novo olhar para os sistemas de saúde no mundo: Reflexões e aprendizados de uma pandemia sem precedentes”. O debate da Anahp no OHLA acontecerá no dia 4 de novembro, às 18h. O evento é gratuito e para participar é necessário realizar a inscrição pelo link: live.omnia-health.com/ americas

Para a discussão, a associação convidou o vice-diretor-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Jarbas Barbosa; o professor da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP), Gonzalo Vecina; o presidente do Comitê Associativo da Anahp, Evandro Tinoco; e, para a moderação, o economista social e da saúde e consultor internacional, André Medici.

Mais live sobre câncer de mama

O Vera Cruz Hospital realiza, nesta quinta-feira (5), às 17h, uma live entre a oncologista Fernanda Proa e a rede Campinas com Crianças. A iniciativa das mães Juliana Franco e Natália Piassentini promove conversas diárias com 22,9 mil pais, numa troca constante de informações sobre o universo infantil.

Em outubro, a série de entrevistas “Vamos conversar sobre o Câncer de Mama” foi divulgada nas redes sociais do grupo, que nasceu 2012, com o objetivo de compartilhar informações com pais de Campinas e região. A live pode ser acompanhada pelo perfil no Instagram.

Lições éticas e bioéticas da pandemia

Nos dias 6 e 7 de novembro, o Comitê de Bioética do Hospital Alemão Oswaldo Cruz promove o VII Simpósio de Bioética Hospitalar. Esta edição do evento abordará as lições éticas e bioéticas deixadas pela pandemia da Covid-19. O evento é voltado para profissionais da área da saúde, estudantes e demais interessados e será realizado de forma online pela plataforma Webex.

A programação do primeiro dia será das 19 às 22 horas com palestras envolvendo temas sobre Covid-19 e a saúde no Brasil: o legado deixado no sistema de saúde no país, alocação de recursos e telemedicina. A abertura terá a participação da presidente do Comitê, Janice Caron Nazareth, do diretor-executivo de Inovação, Pesquisa e Educação, Kenneth Almeida, do diretor-executivo médico, Antonio da Silva Bastos Neto, e do diretor clínico, Marcelo Oliveira.

Já no dia 7 de novembro, as palestras dos especialistas serão sobre conflitos, sofrimento e luto no contexto da pandemia. O início está previsto para às 8h30 com a mesa redonda ‘Medos e ansiedades como consequência do coronavírus’. Em seguida, às 10h30, será provocada uma discussão sobre  ‘Desafios do cuidado paliativo’.

Para encerrar, será apresentado um vídeo de depoimentos de profissionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz sobre a pandemia e uma live de duas músicas compostas e editadas por colaboradores do Hospital, baseadas nas experiências pessoais e profissionais durante a Covid-19.

Os interessados em participar, podem se inscrever gratuitamente pelo site.

Racismo estrutural é tema de série de lives em novembro

Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019, divulgada de 2020 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano passado, 3,6% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas; entre pessoas de cor preta ou parda, a taxa foi de 8,9%, ou seja, o analfabetismo entre negros é quase três vezes maior do que o percentual observado entre brancos.

O abandono escolar também é maior, na faixa etária de 14 a 29 anos, dos que não completaram o ensino médio, 71,7% são pretos ou pardos. Destes, 38,7% citaram como motivo para o abandono a necessidade de trabalhar e 29,1% disseram não ter interesse em estudar.

Reconhecendo o racismo estrutural existente na sociedade brasileira e ciente de seu compromisso com a educação, a Mind Lab, edtech de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, utilizará o espaço de suas lives durante o mês de novembro para discutir o assunto. Dando voz a representantes do movimento negro na educação, o objetivo é mostrar como é possível trabalhar as diversas nuances do racismo em atividades com crianças e adolescentes.

O primeiro encontro, nessa semana, terá como mediadora a educadora Miriam Sales, que falará sobre como a abordagem da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas auxilia no autoconhecimento e aceitação da identidade de jovens e crianças negras. Miriam desenvolverá o tema e esclarecerá como ele pode ser abordado em casa e nas escolas. Nas próximas edições serão abordadas a afetividade com as crianças negras na escola e a representatividade negra no mercado de trabalho.

31º Encontro Mind Lab em Família em tempos de quarentena – Racismo: Precisamos falar sobre isso?’ acontece nesta quinta-feira, dia 5, às 17h no Youtube da Mind Lab.

Obesidade infantil em pauta

Nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, será realizado o segundo bloco do webinar “Obesidade Infantil: Uma Abordagem Prática e Transdisciplinar”. A transmissão, realizada pela Força-Tarefa Nutrição da Criança, tem coordenação dos médicos Tulio Konstantyner (Unifesp) e Juliana Maldonado (RB). Neste bloco, as convidadas são Adriana Ronchetti (Psicóloga), Daniela Forlin (Dentista) e Fernanda Ceragioli (Pediatra Nutróloga). Inscrições neste link.

Com Assessorias

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *