Você sabia que quando você consome uma lata de refrigerante precisa fazer 50 minutos de atividade física para gastar as calorias ingeridas? Se você parou para ler esse texto é porque provavelmente o refrigerante ou  os sucos adoçados artificialmente fazem parte da sua vida. Profissionais de saúde afirmam que ao beber um copo de 200 ml precisa é preciso beber 32 copos de água para reequilibrar o pH do seu corpo. Uma lata de refrigerante contém 320 ml e cerca de oito colheres de chá de açúcar. Isto equivale a 11 vezes mais do que se deve consumir diariamente.

De acordo com o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, divulgado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos por adolescentes brasileiros. O alerta é de estudantes de Nutrição da Faculdade Pitágoras de Guarapari (ES), coordenados pelo professor Vítor Fernandes Bersot. Em artigo elaborado para fins acadêmicos na disciplina Educação Alimentar e Nutricional, eles alertam que refrigerante é considerado o pior líquido do mundo para consumo.

Refrigerantes de cola, os mais perigosos

Os estudantes explicam que os refrigerantes à base de cola possuem em sua composição uma substância chamada ácido fosfórico, que é utilizada para dar sabor e aumentar a vida útil da bebida, mas também pode causar envelhecimento precoce, além de reagir com o cálcio dos ossos e dentes, causando problemas derivados da deficiência deste mineral. Ele também possui outra substância, conhecida como caramelo IV, que é comprovadamente cancerígena.

Além de conter esses e outros ingredientes e substâncias tóxicas, há evidências de que pode colaborar para causar diabetes, doenças cardiovasculares, cárie, gastrite, insônia, hipertensão, infertilidade, entre outros problemas. Refrigerantes em lata contêm um agravante a mais, pois as latas de alumínio são revestidas por uma substância química chamada bisfenol, que interfere no funcionamento de hormônios humanos.

“É importante ficarmos sempre atentos, pois uma bebida que hoje é saborosa e prática, amanhã poderá ter um sabor bem amargo para o seu organismo. Substitua suas bebidas por sucos naturais, água de coco ou água mineral. Crie um hábito com potencial de salvar sua vida”, advertem.

Assinam o artigo os estudantes Amanda Frizeri; Antônio Otávio; Drielle Arpini; Erik Guerra; Guilherme Nascimento; Lavínia Reis; Lucas Ramos; Márcia Capato; Marcos Vinícius; Pâmela do Rosário; Regimeri Gaigher; Stella Braga; Suelen Betcher e Thiago Manfredi.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *