Consultas e exames na palma da mão e ao alcance de um clique. Desde agosto de 2023, os cariocas cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) não precisam mais se deslocar às suas clínicas da família para agendar a consulta com o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde. O agendamento das consultas também pode ser feito online, pelo minhasaúde.rio, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS).
Pelo portal e aplicativo minhasaude.rio, o morador do Rio de Janeiro já pode solicitar, agendar, consultar, acessar e visualizar uma série de informações e serviços de saúde, sem sair de casa. Com as ferramentas tecnológicas, os usuários têm autonomia e acesso facilitado e ampliado ao sistema de saúde e à rede de atenção.
A ferramenta minhasaude.rio foi lançada pela SMS na versão online em abril de 2021 e em outubro de 2022 passou a ser disponibilizada também em aplicativo para celular com os sistemas Android ou iOS. Pelo site ou pelo app o usuário tem acesso à sua carteira de vacinação e informações clínicas; às suas solicitações no SisReg (Sistema de Regulação) e posição na fila; às informações de seu cadastro no SUS e em sua clínica da família.
Também é possível ter o contato da equipe de saúde da família de referência, entre outros dados importantes. Com o tempo, novas funcionalidades foram sendo acrescidas, como a que possibilita que o paciente receba os laudos de exames laboratoriais e de imagem diretamente no celular ou computador, sem que precise retornar ao local onde fez o procedimento para buscar o resultado.
Leia mais
Cresce em 330% procura de nutricionistas em plataforma de teleconsulta
Comunidades cariocas terão teleconsultas e testes gratuitos de Covid-19
Telemedicina e teleconsulta dividem opiniões entre médicos
Como agendar consultas pelo aplicativo?
A opção de agendamento de consultas na Estratégia Saúde da Família é a mais nova funcionalidade do aplicativo minhasaude.rio para celular e está disponível para moradores da cidade com cadastro definitivo nas unidades de Atenção Primária. Para esses, assim que o login for feito, aparecerá no menu o botão para a seção de agendamento. Nela, aparecerão as opções de marcar a consulta, acompanhar o agendamento já feito ou visualizar o histórico de agendamentos.
Para fazer o agendamento, a pessoa escolherá por qual profissional quer ser atendido, o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde da família. Ao escolher um deles, aparecerá a agenda com os dias e horários disponíveis para o atendimento. Basta clicar em um deles e comparecer à unidade no dia e hora marcados. Caso não possa ir, é possível também desmarcar a consulta pelo botão de acompanhar o agendamento, liberando assim o horário para outra pessoa ser atendida.
Pela versão web, também é possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO) e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Depois, quando o documento for aprovado, é possível imprimi-lo ou baixar a versão digital. Já pelo aplicativo é possível agendar consulta com o médico ou o enfermeiro de sua equipe de saúde da família.
Os atendimentos presenciais acabaram?
O portal e o aplicativo minhasaude.rio foram desenvolvidos pela equipe de tecnologia da informação da Subsecretaria Geral da SMS com o propósito de ampliar e facilitar o acesso aos serviços de saúde e também de garantir a transparência de informações primordiais do sistema de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde trabalha pela desburocratização dos serviços de saúde e pela transparência. O portal e o aplicativo minhasaude.rio atendem a esses dois objetivos, disponibilizando acesso e informações importantes sem que o usuário precise sair de casa”, diz o secretário Daniel Soranz.
Ele enfatiza que as pessoas ainda poderão ir às unidades para levar suas demandas e marcar suas consultas, e que o agente comunitário continuará indo ao domicílio de seus pacientes para verificar as necessidades e fazer os agendamentos. “Esse contato próximo do usuário com sua equipe de saúde é imprescindível. Mas agora temos mais facilidades para o usuário”, destaca.
Fonte: SMS-Rio