‘Minha vida estava por um fio’, diz escritora atacada por pitbulls

Ao receber alta, Roseana Murray, de 73 anos, lê poema em agradecimento a equipe de hospital público de São Gonçalo (RJ)

A escritora Roseana Murray foi aplaudida pela equipe médica e retribuiu com poema durante sua alta de hospital estadual em São Gonçalo (Foto: Divulgação SES-RJ)
Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

Foi com a leitura do poema ‘Anjos’ que a escritora Roseana Murray, de 73 anos, agradeceu nesta quinta-feira (18/4) à equipe médica do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, por sua alta depois de 13 dias internada por conta do ataque de três pitbulls. A escritora teve seu braço direito amputado, além de perder uma orelha e sofrer graves lesões no rosto e pelo corpo.

“A minha vida estava por um fio quando fui socorrida por um ultramaratonista. Vim para o melhor hospital do mundo, com uma equipe extraordinária de cirurgiões, de ortopedistas e de enfermagem. Com a leitura do poema ‘Anjos’, que retrata o fim desse episódio, dedico a todos vocês do hospital este momento”, agradeceu a escritora.

O incidente ocorreu quando Roseana caminhava em Saquarema, na Região dos Lagos, no dia 5 de abril, quando foi atacada ferozmente pelos três cães. Um homem que corria na região viu a cena e acionou o Corpo de Bombeiros. Ela foi socorrida em estado grave e encaminhada de helicóptero ao hospital de São Gonçalo, a 80 km de distância, onde passou por cirurgias. O atendimento rápido foi fundamental para salvar a vida da paciente.

O poema, escrito durante o período em que Roseana ficou internada, foi lido por ela no corredor da unidade e emocionou os profissionais de saúde. Perfilados nos corredores da unidade e vestidos com uma camisa que estampava a foto da escritora com a mensagem ‘Lute como uma poeta’, os funcionários do hospital a aplaudiram durante sua saída.

A alta aconteceu no Dia Mundial do Livro Infantil (18 de abril), data especial para a poeta, que já escreveu mais de 100 livros de poesia voltados para o público infanto-juvenil. Muito emocionada, Roseana prometeu voltar à unidade para a realização de um sarau e tarde de autógrafos para crianças com perda de membros.

Até a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, foi ‘escalada’ para homenagear a paciente ilustre.

“Roseana é uma mulher muito especial. Ela transformou uma tragédia em força, coragem e arte. Acompanhar histórias como a dela, de pessoas que superam condições inimagináveis com o auxílio do trabalho de profissionais de saúde, especializados e comprometidos, é muito gratificante. É o SUS que dá certo e salva muitas vidas todos os dias”, disse Claudia Mello.

Hospital é um dos oito premiados por baixa taxa de mortalidade

O Hospital Alberto Torres é uma das oito unidades da rede estadual premiadas recentemente pela baixa taxa de mortalidade no CTI e otimização de recursos, com alocação mais eficiente nos cuidados aos pacientes críticos. Ao todo, 41 hospitais públicos – dentre mais de 800 avaliados – foram certificados em todo o país com o Selo Top Performer, concedido pela Epimed Solutions. 

Raphael Riodades, diretor do complexo hospital que reúne HEAT e o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, destacou a importância da certificação como reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes médicas e multidisciplinares.

“Sermos contemplados com o selo Top Performer confirma a eficiência do trabalho de toda a equipe. O Alberto Torres e o Cáffaro estão entre as unidades premiadas em um universo de 800 em todo o país que foram avaliadas. Temos muito orgulho de receber este prêmio, que só consolida o nosso trabalho junto aos usuários. Temos uma das mais modernas e completas estruturas hospitalares do Brasil. Este prêmio, mais uma vez, vai para toda a equipe do hospital, sem distinção”, disse.

Os hospitais estaduais Azevedo Lima, da Mulher Heloneida Studart, Vereador Melchiades Calazans, de Traumatologia e Ortopedia Lindu, Universitário Pedro Ernesto e Regional  do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns também receberam o Selo Top Performer.

A Epimed Solutions, que atua no mercado de soluções de gestão de informações clínicas, foi fundada em 2008 por médicos intensivistas com muita experiência em estudos de risco e prognóstico. De acordo com a SES-RJ, o sistema Epimed Monitor reúne a maior base de dados clínicos e epidemiológicos da América Latina e está presente em centenas de hospitais em todo o Brasil.

Com informações da SES-RJ

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!

You may like

In the news
Leia Mais
× Fale com o ViDA!