O Programa Médico de Família (PMF) de Niterói, que completa 33 anos de existência, é um marco na história da saúde pública brasileira. Sua criação resultou da união entre a tradição municipalista do movimento sanitário niteroiense, que desde a década de 1970 defendia o acesso ampliado e territorializado à saúde, e a experiência cubana de medicina de família, referência mundial em Atenção Primária à Saúde.
Agora, o programa alcança um novo patamar. O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou na manhã deste sábado (15), a nova unidade do Módulo Médico de Família (MMF) Abel Santamaría, no Preventório, em Charitas. Símbolo da história do programa, a unidade foi a primeira a ser implantada na cidade, em 1992, e agora recebe uma nova estrutura.
Com instalações modernas e acessíveis, o novo espaço amplia o atendimento na região, beneficiando cerca de 8,6 mil moradores e com capacidade para atender até 10 mil usuários. O MMF Abel Santamaría reúne as equipes dos antigos Preventório I e Preventório II e está localizado na Avenida Prefeito Silvio Picanço, nº 1.753.
Médico de Família atende mais de 270 mil pessoas em Niterói
Reconhecido como uma das principais experiências de Atenção Primária à Saúde (APS) do país, o PMF consolidou Niterói como referência nacional. Seu modelo inspirou a criação de importantes políticas públicas do Ministério da Saúde, como o Programa Saúde da Família (PSF), em 1994; a Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 2006; e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), em 2008.
Implantado em 1991 em Niterói, o programa nasceu de um convênio internacional de cooperação técnica com Cuba, que possibilitou a elaboração de uma proposta pioneira, adaptada à realidade brasileira e alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e equidade.
Atualmente, o Programa Médico de Família de Niterói conta com 44 Módulos, 113 equipes de Saúde da Família, 33 equipes de Saúde Bucal, 2 equipes do Consultório na Rua e 5 equipes Multiprofissionais. Juntas, essas equipes oferecem atendimento contínuo e humanizado a 271.289 pessoas cadastradas.
Prefeito agradece a paciência dos moradores
Eu queria aqui agradecer a paciência dos moradores do Preventório. Foram 4 anos sendo atendidos em Jurujuba, mas vocês confiaram e eu cumpro o que prometo. Teremos aqui os nossos melhores agentes comunitários de saúde, auxiliares, enfermeiros, médicos e dentistas. Será o melhor Médico de Família de Niterói. Viva o Preventório, viva Niterói e viva os profissionais e a saúde de Niterói”, celebrou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows enfatiza que a entrega consolida o investimento da Prefeitura na ampliação e modernização da rede de Atenção Primária à Saúde do município.
A gente vive agora, de novo com o prefeito Rodrigo, um novo marco, uma nova era, porque a gente está dando um outro salto, num olhar do novo Médico de Família e da assistência da saúde com um todo. O prédio é lindo, mas o que tá dentro dele é melhor. A gente tem um passado lindo, mas a gente tem um futuro brilhante”, destacou a secretária.
Moradores comemoram a conquista
Dona Conceição, presidente da Associação de Moradores do Preventório, comemorou a conquista.
A comunidade precisava de um lugar que atendesse a tudo e a todos. Eu estou muito feliz, hoje eu tenho um local na comunidade para tratar até os meus dentes. A cidade de Niterói faz aniversário e o Preventório ganhou um presente. Muito obrigada”, completou.
A aposentada Célia da Paz (foto acima), de 65 anos, mora no Preventório há 38 e frequenta a unidade desde que foi inaugurada em 1992.
Eu frequento a unidade desde o início e sempre foi assim, um benefício muito grande para a minha vida e a da minha família. Somos bem assistidos, graças a Deus. Estou muito feliz com esse programa”, afirmou a aposentada.
Dona Célia estava ansiosa para a inauguração da nova unidade do Preventório. “A minha expectativa é de que melhore cada vez mais. Soube que vai ter consultas com médicos especialistas aqui ao nosso lado. A gente não vai mais precisar se locomover para outro bairro, então isso vai ser muito bacana, muito legal”, completou.
Leia mais
‘Médico de família cuida não só da doença, mas das pessoas’
Médico de família pode resolver 85% das queixas dos pacientes
Niterói reabre unidade do Médico de Família no Morro do Céu
Médico peruano atua há 25 anos no Preventório
A diretora-geral da FeSaúde, Maria Célia Vasconcellos, que participou da implantação do Médico de Família em Niterói, nos anos 1990, se emocionou e relembrou a trajetória do programa na cidade.
Essa é a história das nossas comunidades, é a implantação de um modelo revolucionário de atenção, com uma equipe de saúde da família e que hoje virou modelo para o país inteiro. Nós começamos aqui na nossa cidade heroica, no Morro do Preventório. Então isso aqui é a retomada de um território. Seremos, também, uma unidade voltada para a preparação dos médicos de família e de residentes. Seremos um polo formador”, destacou Maria Célia.
O médico peruano Edgardo Acuna Fernandez atua há 25 anos na unidade do Preventório. Ele afirma que saúde pública é a base de tudo e busca não apenas atender, mas também conscientizar seus pacientes.
Quando eu vim em 2000, não sabia muito o que significava o Programa Médico de Família, mas aos poucos eu fui me envolvendo muito porque para mim a saúde pública é primordial. Com ensinamento, educação em saúde a gente vai dando maior informação para as pessoas para elas se cuidarem melhor e para evitar doenças futuras”, enfatizou o médico.
Mais de 20 mil procedimentos realizados em 2025
Gerida pela Fundação de Saúde de Niterói (FeSaúde), a unidade contará com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e duas de saúde bucal, totalizando 7 médicos, 5 técnicos de enfermagem, 8 agentes comunitários de saúde e 4 profissionais odontológicos.
O módulo complementa o atendimento com o apoio de uma equipe multiprofissional, incluindo fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, pediatra, ginecologista, fonoaudiólogo e farmacêutico, garantindo um cuidado integral e humanizado à população.
Apenas em 2025, as unidades do Preventório I e II realizaram 11.977 atendimentos, 20.035 procedimentos, 5.271 doses de vacina e 6.414 mil visitas domiciliares, demonstrando a importância do serviço para a população local.
Formação continuada de profissionais e residência médica
A nova unidade do Preventório destaca-se pelo Centro de Educação Permanente em Saúde Calixto Garcia, focado na formação continuada de profissionais e residência médica. Essa iniciativa transforma o local em uma unidade-escola, consolidando-o como polo de ensino e inovação na Atenção Primária à Saúde (APS).
Sua infraestrutura moderna e climatizada foi projetada para total acessibilidade, contando com cinco consultórios, salas de vacina e procedimentos, dois consultórios odontológicos e um dispensário de medicamentos.
O Módulo Médico de Família Abel Santamaría funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, oferecendo atendimento integral e humanizado à população do Preventório e regiões próximas.
Com informações da Prefeitura de Niterói














