Os brasileiros foram surpreendidos neste domingo (20/10) com a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um traumatismo craniano durante um acidente doméstico no Palácio do Alvorada, onde ele vive atualmente, em Brasília. Lula, que tem 78 anos, caiu de um banquinho no banheiro, sofreu um corte próximo da nuca e teve um sangramento na parte frontal da cabeça na noite de sábado (19).
Ele foi socorrido no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. Apesar do impacto, Lula não perdeu a consciência, de acordo com a equipe médica que o atendeu. “Ele não desmaiou, não escorregou, nem nada disso”, disse o médico pessoal do presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, que o atendeu no hospital. Dr Kalil deu detalhes sobre o ocorrido, tranquilizando a população sobre o estado de saúde do presidente.
Ele chegou ao hospital com um traumatismo craniano, causado pela batida na parte de trás da cabeça. O ferimento precisou de pontos. Fizemos tomografias e ressonâncias, que mostraram um pequeno sangramento na região temporal, na frente da cabeça. Isso ocorre porque, em quedas, o contragolpe pode lesionar a parte frontal”, explicou Kalil à CNN.
De acordo com o boletim médico divulgado pela Presidência, Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”, área localizada na parte de trás da cabeça. Esse tipo de lesão envolve tanto corte quanto contusão. “Os próximos dias serão de observação, mas ele já pode retomar suas atividades normais. Está tudo bem com o presidente”, disse o médico. Segundo ele, exames deverão ser repetidos durante a semana. “Qualquer sangramento cerebral pode aumentar nos dias subsequentes”, disse, em entrevista à GloboNews.
Recomendação para não viajar para a Rússia
Devido ao traumatismo craniano, a equipe médica recomendou que o presidente evite viagens longas nas primeiras 24 horas após o acidente. Por conta dessa orientação, Lula cancelou a viagem que faria na tarde de domingo para a Rússia, onde participaria do encontro dos Brics, grupo que reúne as principais economias emergentes do mundo.
Qualquer paciente que tem um traumatismo craniano e foi um golpe importante na região de trás da cabeça, com repercussão no cérebro ou em outra região cerebral, na temporal, por exemplo, com menos de 24 horas, o bom senso por orientação médica é que o presidente não viajasse longas distâncias. Provavelmente ele iria viajar mais de dez, quinze horas, além da pressurização e tudo mais. Então, por orientação médica, ele aceitou e cancelou a viagem”, explicou Kalil.
Inicialmente, o embarque de Lula para a Rússia estava previsto para este domingo (20), às 17h, mas o presidente participará do evento por videoconferência. Parte da equipe de apoio da Presidência da República já está na Rússia, conforme a prática usual de preparação logística, para a Cúpula dos Brics, que acontecerá em Kazan. Mesmo com a alteração de agenda, o presidente está em boas condições de saúde, conforme indicado pelo Dr. Kalil, e deve retomar suas funções de forma habitual nos próximos dias.
Nas redes sociais internautas lembraram que o acidente doméstico aconteceu alguns dias após o avião presidencial sofrer uma pane enquanto Lula voltava de uma visita oficial ao México. “É presidente, pode benzer, viu”, disse um deles. “Primeiro o avião, agora a queda. Isso tá parecendo mau olhado mesmo”, concordou outro seguidor. “Tem muita gente desejando o mal pra ele e tá dando nisso”, observou uma usuária do Instagram.
Leia a íntegra do boletim médico do Hospital Sírio-Libanês:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio.”
Com informações de agências, CNN e G1
[…] acidente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 78 anos, que teve um traumatismo craniano ao sofrer uma …, onde mora, traz à tona um problema recorrente entre pessoas idosas. De acordo com o Instituto […]
[…] Lula sofre traumatismo craniano em acidente doméstico […]