No Brasil, cerca de 2,5 milhões de pessoas podem ser afetadas pelo glaucoma, uma doença ocular que pode levar à perda completa da visão. Por isso, é preocupante que quase metade delas desconheça sua condição devido à natureza silenciosa e assintomática do glaucoma em estágios iniciais.

A boa notícia é que o tratamento pode ser feito integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)mostrou que 1,3 milhão de pessoas foram salvas da cegueira graças ao atendimento gratuito no SUS.

A rede pública de saúde garante aos pacientes acesso gratuito a consultas, exames, medicamentos e cirurgias. Entre os serviços e produtos oferecidos pelo SUS estão colírios antiglaucomatosos de diversas classes terapêuticas e procedimentos a laser e cirurgias incisionais, com ou sem implantes.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem esse direito garantido desde 2008, têm dificuldades para acessar o tratamento pelo SUS ou, simplesmente, não aderem ao tratamento, conforme alertou o CBO durante o Maio Verde, mês dedicado à conscientização sobre o glaucoma.

Leia mais

Glaucoma: longas filas no SUS podem agravar os casos
Glaucoma: SUS já livrou 1,3 milhão de pessoas da cegueira
Glaucoma: doença silenciosa que pode levar à cegueira irreversível

Como funciona o Centro Carioca do Olho

No município do Rio de Janeiro, o Centro Carioca do Olho (CCO), localizado em Benfica, na Zona Norte, é referência para tratamento do glaucoma. Desde a inauguração, em fevereiro de 2023, a unidade já realizou mais de 11 mil consultas na especialidade de glaucoma e 600 procedimentos cirúrgicos para a doença.

O diretor da unidade, Rodrigo Pegado, afirma que o CCO conta com a maior equipe de oftalmologistas da rede com equipamentos de última geração, para auxiliar nos diagnósticos mais precisos e nos tratamentos. “Inclusive, o CCO foi o primeiro hospital público a adquirir a cirurgia 3D no Estado do Rio de Janeiro”, destaca Pegado.

O CCO recebe pacientes das 238 clínicas da família e centros municipais de saúde de toda a cidade, encaminhados exclusivamente pelo Sisreg (Sistema de Regulação), de forma integrada, eficiente e sem burocracia, com data e hora marcadas. O conta com equipamentos de grande precisão e tem capacidade para realizar consultas, exames, tratamentos ou cirurgias, como catarata, córnea, estrabismo, glaucoma, retina e oftalmopediatria. 

Outro serviço disponível na unidade e fundamental para a população é a Ótica SUS, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes. São 50 modelos de armação disponíveis e capacidade para fornecer 24 mil óculos por ano. O CCO está ainda se habilitando e preparando a operacionalização para que possa começar a realizar transplantes de córnea.

Leia ainda

Glaucoma: como age esse ‘ladrão silencioso da visão’?
Por que as mulheres são as principais vítimas do glaucoma?
Gordura corporal em excesso pode levar ao glaucoma

Procedimento diminui a pressão ocular sem uso de colírios

Problema caracterizado pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode causar lesões no nervo óptico e levar à cegueira. Identificar a tempo o surgimento dos primeiros sinais, como redução da visão, dor no entorno dos olhos ou na cabeça e até ficar atento ao histórico familiar é fundamental para evitar a evolução dessa enfermidade.

Um dos procedimentos modernos utilizados pelo CCO para diminuir a pressão intraocular é a trabeculoplastia seletiva a laser, ou SLT. O diretor da unidade, Rodrigo Pegado, explica que a aplicação é realizada quando colírios antiglaucomatosos não estão diminuindo a pressão ocular suficientemente ou estão causando efeitos colaterais significativos. O Centro Carioca do Olho se destaca na oferta desse procedimento.

“Hoje, somos o serviço que mais realiza SLT laser para o glaucoma na rede, um tratamento inovador e que melhora o custo efetividade para os pacientes portadores da doença. O método diminui a necessidade do uso de colírios e, em muitos dos casos, resulta na dispensa desse medicamento”, conta o diretor.

Leia ainda

Entenda o glaucoma, a doença de Marquinhos da Flauta
Maio Verde: 5 dicas para evitar e identificar o glaucoma
Há muito de belo para se ver: cuidado com o glaucoma

Agenda Positiva

Medição da pressão da vista e palestras no CCO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, aproximadamente 285 milhões de pessoas têm a visão prejudicada, e uma parcela significativa desses casos está relacionada ao glaucoma. Estima-se que entre 60% e 80% dos casos poderiam ser prevenidos ou tratados adequadamente.

O mês de maio traz com ele uma lembrança importante para a sociedade brasileira: o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma, celebrado em 26 de maio. Este é um momento de reflexão sobre a importância da saúde ocular e da conscientização sobre essa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, que pode levar à perda da visão.

Para celebrar a data, o Centro Carioca do Olho vai realizar ações de conscientização para reforçar o combate e a prevenção da doença ocular para os usuários e profissionais da unidade nos dias 27, 28 e 29, no horário das 8h às 17h.

Será realizada uma palestra no auditório do CCO, no segundo andar da unidade, e uma tenda será montada no hall do primeiro andar, ao lado da Ótica SUS, para medir a pressão da vista.

Com Assessorias CBO e SMS-Rio

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes!
Shares:

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *