Nesta quarta-feira (5) começa a fswk25, o maior evento de inovação, criatividade e tendências da saúde da América Latina. Durante três dias intensos, a ExpoRio Cidade Nova se transforma em um ecossistema vivo de ideias, tecnologia e colaboração. A expectativa é reunir cerca de 10 mil participantes, incluindo 2 mil executivos C-level, 700 palestrantes, representantes de 1.200 empresas e pelo menos 180 startups.
Ponto de encontro do ecossistema da saúde, construído pela Iniciativa FIS a partir da união de vários parceiros, e onde as principais lideranças e empresas estão para trocar experiências, o festival tem como propósito ampliar o acesso à saúde pública e privada. Além dos lounges de empresas e instituições do setor, o evento conta com uma ampla programação que permite o intercâmbio de conhecimentos entre os maiores expoentes do setor.
São 15 palcos simultâneos para debates, painéis e apresentações que reúnem líderes, pesquisadores, empreendedores e profissionais que estão moldando o futuro da saúde. É o espaço para profissionais que queiram aumentar sua rede de relacionamento ou conhecer as principais discussões e tendências do setor, ou para aqueles que queiram estar mais preparados para os desafios das suas carreiras e de suas empresas”, diz o CEO da Iniciativa FIS, Rodrigo Vilar, criador do evento.
VIDA E AÇÃO é media partner da Fisweek 2025 e terá um estande no evento, onde vai apresentar também o projeto Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena, promovido em parceria com o site Comida na Mesa. Acompanhe a nossa cobertura no Instagram @vidaeacao, no Youtube @vidaeacao e pelo aplicativo da RVideo 360.

Eventos paralelos reúnem gestores públicos e privados

São 15 trilhas de conteúdo, com temas que vão de bem-estar e longevidade à regulação e ética na saúde

Ao todo, são 250 painéis distribuídos em 15 Trilhas de Conteúdo, abordando temas como Bem-Estar e Longevidade; Complexo Industrial e P&D; Educação, Ética, Regulação e Direito da Saúde; e Experiência, Jornada e Engajamento na Saúde. Entre os palestrantes confirmados estão Luiz Henrique Mandetta, José Gomes Temporão, Gonzalo Vecina, Sue Ann Clemens e Alexandre Kalache.

Em paralelo à programação geral, diversos eventos vão reunir especialistas e empresários e gestores de saúde pública e privada. Além do Rio Health Fórum, presidido pelo ex-ministro da Saúde Nelson Tech, acontecem eventos como o Fórum Brasil Saúde, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médico (Abimo), e a Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

Também participam instituições como a Fiocruz, o Inca, a Academia Nacional de Medicina, o movimento Todos Juntos Contra o Câncer e sociedades médicas parceiras, entre elas a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
Abaixo, selecionamos algumas novidades que serão apresentadas durante o evento:

Leia mais

Festival de inovação na saúde: Fisweek vai reunir mais de 150 startups
Fisweek25 terá ‘dog lounge’ para adoção de cães abandonados
Fisweek 2025 vai reunir grandes nomes da saúde pública e privada

RioSaúde busca troca de experiências e inovação na saúde pública

Presente no evento, a RioSaúde – empresa pública de saúde do município do Rio de Janeiro – anunciou que espera reforçar seu papel de destaque na discussão sobre o futuro da saúde, com especial atenção à tecnologia, impacto social e gestão eficiente no setor público.
A presença da RioSaúde na FIS Week 2025 é estratégica e confirma a nossa importância no cenário da saúde pública do município. Este é o palco onde se discute o futuro da saúde na América Latina e é essencial que a gestão pública, que lida diariamente com os desafios e a escala do atendimento à população, esteja no centro deste diálogo”, disse o presidente da RioSaúde, Roberto Rangel, que vai participar do painel sobre “médicos gestores”.
A empresa também estará presente em outras mesas, por meio de seus especialistas, ao lado de grandes nomes e organizações. “Nossa participação ativa nos painéis é fundamental para que possamos não apenas absorver novas tecnologias e tendências, mas também compartilhar nossa expertise na construção de uma gestão de saúde mais eficiente e voltada para o futuro. Queremos garantir que as inovações discutidas aqui cheguem de forma prática e ágil ao cidadão do Rio de Janeiro”, afirma Rangel.

Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial discute o futuro dos diagnósticos médicos

SBPC/ML reúne especialistas, startups e líderes do setor no dia 6 durante a Fisweek

Da inteligência artificial aos novos modelos de negócio, a medicina laboratorial entra no centro das discussões sobre o futuro da saúde durante a FISWeek 2025; A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) participa do evento com a “Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial”, no dia 6, das 10h às 17h15. A programação reúne especialistas, pesquisadores e empreendedores para debater como a transformação digital vem impactando o diagnóstico médico e redefinindo o papel dos laboratórios clínicos no sistema de saúde.

A FISWeek é um espaço estratégico para mostrar como a medicina laboratorial tem se reinventado com base em tecnologia, dados e inovação. Nosso objetivo é aproximar o setor dos ecossistemas de inovação e fortalecer a integração entre o conhecimento científico e as novas soluções digitais que estão transformando o diagnóstico médico”, destaca Álvaro Pulchinelli Jr., presidente da SBPC/ML.

O encontro começa às 10h, com abertura de Álvaro Pulchinelli Jr. e do ex-presidente da SBPC/ML, Carlos Ballarati, ao lado de Rodrigo Vilar, CEO da Iniciativa FIS. Em seguida, Ballarati modera a mesa “A inovação na medicina laboratorial”, que discute as tendências tecnológicas do setor, a interação entre startups e empresas e os novos mercados que vêm surgindo com o avanço do out of pocket e do endofinance.

Vivemos um momento de grandes mudanças no diagnóstico laboratorial, impulsionado por startups e novas formas de pensar o cuidado em saúde. Essa jornada na FISWeek é uma oportunidade de conectar lideranças, empreendedores e instituições para discutir o futuro da medicina laboratorial de forma colaborativa e sustentável”, afirma Carlos Ballarati, ex-presidente da SBPC/ML.

Ao longo do dia, o público também acompanha a palestra “A inteligência artificial nos laboratórios clínicos”, com Milena Bezzera, do Hospital Emílio Ribas (Fortaleza), e a mesa “Ambientes de inovação na medicina laboratorial”, coordenada por Pulchinelli Jr., com representantes de diferentes ecossistemas de inovação.

A partir das 16h, o foco se volta para o Palco de Startups, onde cinco empresas emergentes apresentam soluções tecnológicas voltadas à medicina laboratorial, em sessão moderada por Ballarati. O encerramento está previsto para as 17h15, com a participação de Pulchinelli Jr., Ballarati e Rodrigo Vilar. Saiba mais sobre a programação da Jornada de Inovação em Medicina Laboratorial: Link

Fórum Brasil Saúde destaca SUS, saúde suplementar e acesso à inovação

Abimo reforça inovação e caminhos sustentáveis para a saúde na fisweek 2025

Durante o evento, a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médico (Abimo) realizará o Fórum Brasil Saúde, com quatro painéis exclusivos sobre inovação, sustentabilidade e desafios da saúde suplementar e do Sistema Único de Saúde (SUS):

  • 5/11 | 13h30 às 14h10 | Health Stage – A inteligência artificial na saúde pode contribuir para a redução de custos no curto, médio e longo prazo?
  • 5/11 | 14h20 às 15h | Health Stage – É possível acelerar o acesso à inovação na saúde para todos, com viabilidade financeira?
  • 6/11 | 11h20 às 12h | Fisland – Como a indústria da saúde pode contribuir para a redução das filas do SUS?
  • 7/11 | 12h40 às 13h20 | Partners’ Stage – Coparticipação na saúde suplementar é um caminho viável e necessário?

ABIMO também participará como palestrante no Rio Health Forum, que ocorrerá paralelamente ao fisweek e reunirá líderes, governos, reguladores, empresas e academia, presidido por Nelson Teich.

  • 7/11 | 10h30 às 11h30 – “Como Ajudar no Processo de Registro da Inovação no Brasil” | Sala Cooperation Anera
  • 7/11 | 15h10 às 16h10 – “Importância das Instituições de Fomento para a Nova Indústria Brasil (NIB)” | Sala Cooperation Anera

Destacam-se os painéis que a ABIMO será palestrante:

  • 06/11 | 14h20 às 15h10 – “Como a Inovação pode Gerar Acesso à Créditos na Cadeia de Suprimentos da Saúde” | Palco Ecosystem Stage
  • 06/11 | 14h30 às 15h20 – “Mapeando a Matriz de Riscos para o Setor da Saúde em 2026” | Palco Symetria Stage

A Abimo representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável no mercado nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associados e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento.  A Abimo expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.

Serviço:

fisweek 2025 – Fórum Brasil Saúde – ABIMO
Data: 5 a 7 de novembro de 2025
Local: ExpoRio Cidade Nova, Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 9h às 18h
Site: https://fis.org.br/fisweek

Com Assessorias

 

Shares:

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *